Page 14 - Revista EAA - Edição 94
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SAE 4MOBILITY








































          Figura 2: Esboço em CAD para prova de conceito da arquitetura de um reformador externo
          de etanol que está sendo construído na Unicamp


                                                             um pack menor de baterias que alimenta o motor elétrico
                                                             como em um veículo elétrico tal como o conhecemos. Nas
                                                             Figuras 2 e 3 são apresentados esboços do projeto CAD
                                                             do reformador externo de etanol e uma célula SOFC de
                                                             segunda geração suportada pelo anodo para geração de
                                                             energia estacionária entre 800 e 1000 ºC.
                                                                Esse sistema powertrain, como ilustrado na Figura 4, tem
                                                             atraído a atenção do setor de mobilidade porque permite o uso
                                                             de biocombustíveis para geração de energia elétrica dentro de
                                                             veículos inovadores como alternativa aos sistemas de células
                                                             a combustível que somente utilizam o H  puro. A questão de
                                                                                              2
                                                             segurança é séria para veículos que utilizam H .  Além disso,
                                                                                                   2
          Figura 3: Esboço em CAD de uma célula SOFC de 2ª geração   o alto custo do processo de crioliquefação de H  e os tanques
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          alimentada com H  para geração de energia estacionária  de armazenamento de alta pressão, assim como o transporte
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                                                             seguro, tornam sua logística de distribuição complexa e cara. Já
            No caso dos veículos elétricos híbridos com motor flex,   os biocombustíveis armazenam hidrogênio na forma líquida
                                                                                      -1
          há ainda mais vantagens. Uma molécula de etanol possui   como C H OH (ca. 18,4 MJL , enquanto H  é cerca de 0,01
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                                                                 -1
          seis átomos de hidrogênio, ou seja, é uma forma simples,   MJL  em STP) e a logística é muito mais simples e bara-
          barata e elegante de carregar o hidrogênio combustível.   ta. O bioetanol é um combustível consolidado com postos de
          Nesse veículo, a reforma do etanol e água em H  alimen-  abastecimento espalhados no Brasil, EUA, Tailândia, Índia e
                                                   2
          ta uma célula a combustível de óxido sólido (SOFC). As   alguns países do continente africano.
          SOFCs  são  dispositivos  eletroquímicos  que  convertem   As SOFCs de terceira geração (MS-SOFCs: células a
          diretamente a energia química do combustível em energia   combustível de óxido sólido suportadas por metal) torna-
          elétrica com 70% de eficiência (não são limitadas pelos ci-  ram-se mais competitivas com a redução da temperatura
          clos de Carnot). Essa energia elétrica é usada para abastecer   de operação para  ≈  650°C. As MS-SOFCs são compostas
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