Page 14 - Revista EAA - Edição 94
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SAE 4MOBILITY
Figura 2: Esboço em CAD para prova de conceito da arquitetura de um reformador externo
de etanol que está sendo construído na Unicamp
um pack menor de baterias que alimenta o motor elétrico
como em um veículo elétrico tal como o conhecemos. Nas
Figuras 2 e 3 são apresentados esboços do projeto CAD
do reformador externo de etanol e uma célula SOFC de
segunda geração suportada pelo anodo para geração de
energia estacionária entre 800 e 1000 ºC.
Esse sistema powertrain, como ilustrado na Figura 4, tem
atraído a atenção do setor de mobilidade porque permite o uso
de biocombustíveis para geração de energia elétrica dentro de
veículos inovadores como alternativa aos sistemas de células
a combustível que somente utilizam o H puro. A questão de
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segurança é séria para veículos que utilizam H . Além disso,
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Figura 3: Esboço em CAD de uma célula SOFC de 2ª geração o alto custo do processo de crioliquefação de H e os tanques
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alimentada com H para geração de energia estacionária de armazenamento de alta pressão, assim como o transporte
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seguro, tornam sua logística de distribuição complexa e cara. Já
No caso dos veículos elétricos híbridos com motor flex, os biocombustíveis armazenam hidrogênio na forma líquida
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há ainda mais vantagens. Uma molécula de etanol possui como C H OH (ca. 18,4 MJL , enquanto H é cerca de 0,01
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seis átomos de hidrogênio, ou seja, é uma forma simples, MJL em STP) e a logística é muito mais simples e bara-
barata e elegante de carregar o hidrogênio combustível. ta. O bioetanol é um combustível consolidado com postos de
Nesse veículo, a reforma do etanol e água em H alimen- abastecimento espalhados no Brasil, EUA, Tailândia, Índia e
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ta uma célula a combustível de óxido sólido (SOFC). As alguns países do continente africano.
SOFCs são dispositivos eletroquímicos que convertem As SOFCs de terceira geração (MS-SOFCs: células a
diretamente a energia química do combustível em energia combustível de óxido sólido suportadas por metal) torna-
elétrica com 70% de eficiência (não são limitadas pelos ci- ram-se mais competitivas com a redução da temperatura
clos de Carnot). Essa energia elétrica é usada para abastecer de operação para ≈ 650°C. As MS-SOFCs são compostas
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