Page 11 - Revista EAA - Edição 94
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EM MILHÕES DE REAIS
RECURSOS RECURSOS EXECUTADOS
PROGRAMA
CAPTADOS¹ CAPTADOS % CONTRAPARTIDA ALAVANCAGEM TOTAL
Alavancagem de alianças
para o setor automotivo 177,00 52,40 41% 2,20 17,20 71,9
(Senai)
P&D para mobilidade e
logística (Embrapii) 112,00 17,20 42% 8,10 21,50 46,8
Finep 2030 (Finep) 100,00 93,40 117% 23,80 - 117,2
Ferramentarias Brasileiras
mais Competitivas (Fundep) 108,00 61,70 57% - - 61,7
Desenvolvimento
de tecnologias em
biocombustíveis, segurança 166,00 72,00 43% - - 72,0
veicular e propulsão
alternativa (Fundep)
TOTAL 663,00 296,80 56% 34,10 38,70 369,7
Fonte: Ministério da Economia, 2022.
Obs.: o programa Estímulo à Produção de Tecnologias Relacionadas à
Conectividade Veicular foi credenciado apenas em 2022.
A análise dos valores indica uma evolução satisfatória NOTAS
da execução orçamentária. Chama a atenção os valores ala- 1 Brasil. Ministério da Economia. Rota 2030 - Mobilidade
vancados, indicando o interesse das instituições coordena- e Logística [on-line]. Brasília, 25 jun. 2020. Atualizado
em: 16 mar. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/
doras e das empresas envolvidas.
produtividade-e-comercio-exterior/pt-br/assuntos/
O desafio é promover o desenvolvimento da cadeia au-
competitividade-industrial/setor-automotivo/rota-2030-
tomotiva conectando os ICTs e as empresas usando as me-
mobilidade-e-logistica. Acesso em: jun. 2022. Além disso,
lhores práticas e atualizando-as a cada cinco anos a própria lei que instituiu o Rota 2030 (Lei nº 13.755/18 e
Decreto nº 9.557/18) criou um observatório para monitorar o
programa e os seus impactos junto ao setor e à sociedade.
Considerações finais
Os Programas Prioritários e o modelo de governança de- 2 Lei nº 13.755, de 10 de dezembro de 2018.
senvolvido emergem como um novo paradigma para polí-
3 Decreto nº 9.557, de 08 de novembro de 2018.
ticas públicas para o desenvolvimento industrial e tecnoló-
gico do setor automotivo no país.
4 Portaria nº 86, de 12 de março de 2019.
Trata-se de uma nova geração de políticas públicas
que utiliza de mecanismos “de privados para privados”
para a formulação e a implementação da política, cabendo *Margarete Maria Gandini é Mestre em Desenvolvimento e Co-
ao governo o papel de articulador e facilitador. A gover- mércio Internacional pela Universidade de Brasília, Mestre em Admi-
nança público-privada garante o envolvimento dos tra- nistração de Empresas – Concentração em Organizações e Competitivi-
balhadores, das empresas, da academia e do governo. É dade pela Universidade do Vale do Rio do Sinos, Especialista em Políticas
um modelo passível de replicação para outras iniciativas e Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia – ME e
políticas públicas. n responsável pela gestão do Rota 2030 Mobilidade e Logística
abril/maio/junho 11