Page 13 - Revista EAA - Edição 94
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Figura1: Conceito de veículo híbrido com apenas um motor elétrico.
                                                       Nesse exemplo temos um veículo (bio)eletrificado com powertrain
                                                       inovativo composto por reformador, stack de SOFCs para alimentar
                                                       o motor elétrico e carregar um pack menor de baterias. O banco de
                                                       supercapacitores é usado para demandas de elevada potência como
                                                       reabsorção de energia na frenagem regenerativa do motor e em
                                                       momentos que requerem energia extra em ultrapassagens ou arranques.





































           CO  para outro ponto da cadeia, mas o ar não respeita fron-  nossa matriz elétrica é proveniente de energias renováveis,
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           teiras territoriais e se movimenta por corrente de convecção   característica que o torna um exemplo de país gerador de
           por todo o planeta. Logo, a mudança de alimentação não   energia elétrica limpa.  Temos uma ampla produção de
           atenua o problema da emissão de CO , mas, pelo contrário, o   energia elétrica por fontes eólicas e hidrelétricas. Temos
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           agrava. Temos que abrir os olhos e não simplesmente endos-  o etanol, que é um biocombustível rico em hidrogênio
           sar uma tecnologia específica, produtos de empresas ou mes-  verde e infraestrutura já estabelecida para produção e dis-
           mo certas questões geopolíticas que não cabe aqui discutir.   tribuição. Já somos protagonistas tecnológicos em energia
             Em outras palavras, para realmente mitigar a emissão   limpa. Contudo, não produzimos baterias para veículos
           de CO  das atividades humanas, devemos considerar pe-  elétricos e esse é um passo a darmos ainda, junto com a
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           culiaridades regionais ao redor do globo. Por exemplo, é   consolidação de 100% da matriz elétrica proveniente de
           importante olhar para cada localidade e analisar a compo-  energia renovável.
           sição da matriz elétrica e energética, produção ou não de   Assim, estratégias que priorizem o uso de veículos ele-
           biocombustíveis, recursos naturais disponíveis e a cadeia   trificados ou híbridos que associam a eficiência do motor
           de suprimentos de setores estratégicos e tecnológicos. No   elétrico à possibilidade de uso do etanol podem ser bem
           caso do Brasil, acreditamos que o etanol é um grande di-  mais interessantes para o mercado regional. As vantagens
           ferencial e deve participar de sistemas de geração e ar-  são muitas. Por exemplo, o tempo de abastecimento seria
           mazenamento de energia estacionário e de mobilidade, a   semelhante ao atual e ainda faz uso de etanol hidratado
           fim de tornar essa transição energética mais suave e viável   (50% etanol e 50% água) utilizando a infraestrutura de dis-
           economicamente. A história brasileira nos ensina que não   tribuição de combustível já existente e sem a necessidade de
           lidamos bem com rupturas e não fazemos bem tarefas sem   investimento em postos de recarga  e ampliar a geração de
           viabilidade econômica.                              energia elétrica. Na Figura 1 é apresentada a concepção do
             O Brasil tem características incríveis. Cerca de 80% da   sistema powertrain para esse veículo eletrificado.

           abril/maio/junho                                                                                 13
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