Page 13 - Revista EAA - Edição 94
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Figura1: Conceito de veículo híbrido com apenas um motor elétrico.
Nesse exemplo temos um veículo (bio)eletrificado com powertrain
inovativo composto por reformador, stack de SOFCs para alimentar
o motor elétrico e carregar um pack menor de baterias. O banco de
supercapacitores é usado para demandas de elevada potência como
reabsorção de energia na frenagem regenerativa do motor e em
momentos que requerem energia extra em ultrapassagens ou arranques.
CO para outro ponto da cadeia, mas o ar não respeita fron- nossa matriz elétrica é proveniente de energias renováveis,
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teiras territoriais e se movimenta por corrente de convecção característica que o torna um exemplo de país gerador de
por todo o planeta. Logo, a mudança de alimentação não energia elétrica limpa. Temos uma ampla produção de
atenua o problema da emissão de CO , mas, pelo contrário, o energia elétrica por fontes eólicas e hidrelétricas. Temos
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agrava. Temos que abrir os olhos e não simplesmente endos- o etanol, que é um biocombustível rico em hidrogênio
sar uma tecnologia específica, produtos de empresas ou mes- verde e infraestrutura já estabelecida para produção e dis-
mo certas questões geopolíticas que não cabe aqui discutir. tribuição. Já somos protagonistas tecnológicos em energia
Em outras palavras, para realmente mitigar a emissão limpa. Contudo, não produzimos baterias para veículos
de CO das atividades humanas, devemos considerar pe- elétricos e esse é um passo a darmos ainda, junto com a
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culiaridades regionais ao redor do globo. Por exemplo, é consolidação de 100% da matriz elétrica proveniente de
importante olhar para cada localidade e analisar a compo- energia renovável.
sição da matriz elétrica e energética, produção ou não de Assim, estratégias que priorizem o uso de veículos ele-
biocombustíveis, recursos naturais disponíveis e a cadeia trificados ou híbridos que associam a eficiência do motor
de suprimentos de setores estratégicos e tecnológicos. No elétrico à possibilidade de uso do etanol podem ser bem
caso do Brasil, acreditamos que o etanol é um grande di- mais interessantes para o mercado regional. As vantagens
ferencial e deve participar de sistemas de geração e ar- são muitas. Por exemplo, o tempo de abastecimento seria
mazenamento de energia estacionário e de mobilidade, a semelhante ao atual e ainda faz uso de etanol hidratado
fim de tornar essa transição energética mais suave e viável (50% etanol e 50% água) utilizando a infraestrutura de dis-
economicamente. A história brasileira nos ensina que não tribuição de combustível já existente e sem a necessidade de
lidamos bem com rupturas e não fazemos bem tarefas sem investimento em postos de recarga e ampliar a geração de
viabilidade econômica. energia elétrica. Na Figura 1 é apresentada a concepção do
O Brasil tem características incríveis. Cerca de 80% da sistema powertrain para esse veículo eletrificado.
abril/maio/junho 13