Page 12 - Revista EAA - Edição 94
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          SAE 4MOBILITYY
































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         Qual o real


         sentido da [bio]                                           aumento indiscriminado da emissão de CO  por
                                                                                                          2
         eletrificação                                       O vai prejudicar a própria humanidade com o su-
                                                                    atividades humanas para além dos níveis atuais
         dos transportes?                                    peraquecimento global. Isto é, teremos mais catástrofes
                                                             climáticas  como  tempestades  geradas  por  temperaturas
                                                             mais altas e mais baixas que as atuais, provocando geadas
         Para mitigar a emissão de CO2 das                   mais frequentes, muitas chuvas ou secas prolongadas. Esse
                                                             desequilíbrio afetará cada vez mais a nossa capacidade de
         atividades humanas, é preciso considerar            produzir alimentos. Logo, é importante que todos assu-
         peculiaridades regionais ao redor do globo.         mam o compromisso de reduzir as emissões de CO .
         É importante analisar a composição da                  Isso acontecerá de forma ainda mais viável se utilizar-
                                                                                                        2
         matriz elétrica e energética e os recursos          mos a melhor tecnologia que pudermos desenvolver. Al-
         naturais disponíveis                                gumas tecnologias, como a do veículo elétrico, apresentam

                                                             elevada eficiência do motor (≈ 95%) e um apelo comer-
         Hudson Zanin e Fabio Antunes*
                                                             cial incrível. Entretanto, essa tecnologia pode emitir 70% a
                                                             mais de CO  do que os veículos a combustão abastecidos
                                                                        2
                                                             por etanol quando submetidos a uma análise do ciclo de
                                                             vida do berço ao túmulo de seus componentes, tais como
                                                             as baterias ou o tipo de energia utilizada para carregar as
                                                             baterias desse veículo elétrico. 1
                                                                Embora não emitam CO em uso, os veículos elétricos,
                                                                                      2
                                                             como nos são apresentados hoje, só direcionam a emissão do
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