Page 37 - Revista EAA - Edição 95
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Infraestrutura precisa evoluir: o carro precisa
“conversar” com o seu entorno
Vias exclusivas para carros autônomos: autônomos Comboios serão formados
e não autônomos andarão lado a lado nas faixas exclusivas
Trata-se de uma malha de vias exclusivas para carros MIT também estuda
autônomos, orquestrada virtualmente por um sistema aber- as digital rails
to de dados. Essa plataforma coordena os veículos e semá- Em uma nova etapa para entender a implementação desse
foros inteligentes e permite que autônomos e não autôno- conceito, pesquisadores do Massachusetts Institute of Te-
mos possam andar lado a lado. chnology (MIT) se uniram aos da USP para validar ainda
A partir do modelo criado pela empresa, pesquisado- mais as descobertas da etapa anterior, além de simular novos
res do Instituto de Matemática e Estatística da Universi- cenários para a implementação das digital rails.
dade de São Paulo (IME-USP) estudaram a viabilidade Eles concluíram que a transformação mais significa-
para a implementação desse conceito. Eles concluíram tiva que essa ideia propõe é a redução no trânsito, cau-
que, com as digital rails, o tempo para percorrer a Ave- sada justamente pela formação de comboios. Segundo
nida Paulista de um lado até outro diminuiria drastica- os pesquisadores, a criação de um sistema de dados que
mente, chegando a quase um terço do tempo atual. O organize o tráfego de comboios pela faixa exclusiva pode
que é mais impressionante: se todos os veículos fossem ser a principal peça que falta para uma melhora efetiva
autônomos, apenas uma faixa exclusiva na Paulista daria no trânsito.
conta de todo o fluxo de carros no horário de pico. É importante lembrar que, com o avanço da imple-
A principal novidade desse conceito está nos com- mentação dos carros autônomos, é preciso projetar solu-
boios que se formam nas faixas exclusivas. O sistema cal- ções que permitam que tecnologias novas e antigas pos-
cula a rota mais rápida e determina o tempo e a velocidade sam coexistir. A proposta das digital rails oferece uma
certos para que os carros se “acoplem” ao comboio, o que solução de trânsito eficiente, segura e confortável.
permite uma grande otimização de espaço na faixa. Dessa forma, já é possível imaginar um futuro mais
O sócio-diretor da Questtonó Manyone Barão Di próximo em que, com a redução do trânsito nas vias,
Sarno explica o funcionamento do comboio: “Podemos todo o valioso espaço liberado nas cidades possa ser de-
definir uma velocidade constante para que o carro se dicado a torná-las mais agradáveis e humanas. n
desloque dentro do tempo entre os sinais ficarem ver-
melhos ou verdes. Assim criamos comboios que não pa-
ram nunca. É como se fosse uma união entre transporte *Lucas Alves é estrategista de conteúdo
público e individual.” da Questtonó Manyone
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