Page 37 - Revista EAA - Edição 95
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Infraestrutura precisa evoluir: o carro precisa
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           Vias exclusivas para carros autônomos: autônomos                 Comboios serão formados
           e não autônomos andarão lado a lado                              nas faixas exclusivas

             Trata-se de uma malha de vias exclusivas para carros  MIT também estuda
           autônomos, orquestrada virtualmente por um sistema aber- as digital rails
           to de dados. Essa plataforma coordena os veículos e semá-  Em uma nova etapa para entender a implementação desse
           foros inteligentes e permite que autônomos e não autôno-  conceito, pesquisadores do Massachusetts Institute of Te-
           mos possam andar lado a lado.                       chnology (MIT) se uniram aos da USP para validar ainda
             A partir do modelo criado pela empresa, pesquisado-  mais as descobertas da etapa anterior, além de simular novos
           res do Instituto de Matemática e Estatística da Universi-  cenários para a implementação das digital rails.
           dade de São Paulo (IME-USP) estudaram a viabilidade   Eles concluíram que a transformação mais significa-
           para a implementação desse conceito. Eles concluíram   tiva que essa ideia propõe é a redução no trânsito, cau-
           que, com as digital rails, o tempo para percorrer a Ave-  sada justamente pela formação de comboios. Segundo
           nida Paulista de um lado até outro diminuiria drastica-  os pesquisadores, a criação de um sistema de dados que
           mente, chegando a quase um terço do tempo atual. O   organize o tráfego de comboios pela faixa exclusiva pode
           que é mais impressionante: se todos os veículos fossem   ser a principal peça que falta para uma melhora efetiva
           autônomos, apenas uma faixa exclusiva na Paulista daria   no trânsito.
           conta de todo o fluxo de carros no horário de pico.   É importante lembrar que, com o avanço da imple-
             A principal novidade desse conceito está nos com-  mentação dos carros autônomos, é preciso projetar solu-
           boios que se formam nas faixas exclusivas. O sistema cal-  ções que permitam que tecnologias novas e antigas pos-
           cula a rota mais rápida e determina o tempo e a velocidade   sam coexistir. A proposta das digital rails oferece uma
           certos para que os carros se “acoplem” ao comboio, o que   solução de trânsito eficiente, segura e confortável.
           permite uma grande otimização de espaço na faixa.     Dessa forma, já é possível imaginar um futuro mais
             O sócio-diretor da Questtonó Manyone Barão Di     próximo  em  que,  com  a  redução  do  trânsito  nas  vias,
           Sarno explica o funcionamento do comboio: “Podemos   todo o valioso espaço liberado nas cidades possa ser de-
           definir uma velocidade constante para que o carro se   dicado a torná-las mais agradáveis e humanas. n
           desloque dentro do tempo entre os sinais ficarem ver-
           melhos ou verdes. Assim criamos comboios que não pa-
           ram nunca. É como se fosse uma união entre transporte                       *Lucas Alves é estrategista de conteúdo
           público e individual.”                                                               da Questtonó Manyone

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