Page 34 - Revista EAA - Edição 95
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CIDADES SUSTENTÁVEIS





      FOTOS DIVULGAÇÃO  Conclusão                              FOTOS DIVULGAÇÃO
          Embora as iniciativas e a cooperação do setor privado pos-
          sam acelerar a implementação de inovações na mobilidade,
          é necessário que esteja claro o papel do setor público em
          toda essa cadeia, especialmente no que concerne à titula-
          ridade, à padronização e ao compartilhamento dos dados.
          Por isso, é importante que o debate a respeito da atuali-
          zação dos contratos de concessão do transporte público
          (figuras 9 e 10) aborde questões relacionadas à titularidade
          dos dados de transporte, assim como a segregação entre a
          operação do transporte e a gestão dos sistemas de bilheta-
          gem. Atualmente, a tomada de decisão sobre a abertura de   Figura 8 - Elevador Lacerda
          dados e a integração com parceiros de comercialização de
          créditos de transporte recaem quase que inteiramente sobre   po real, tem forte impacto na estruturação de soluções que
          os operadores do serviço. Como atores privados, eles não   podem atender às necessidades de informação da população.
          deveriam deter a tomada de decisão sobre serviços públicos   Com relação à gestão da bilhetagem, é recomendado que
          que afetam toda a sociedade.                       o operador responsável não seja o mesmo do sistema de trans-
            Sobre a abertura de dados, é necessário deixar claro que a   portes, para evitar conflitos de interesse e a falta de fiscalização.
          autoridade pública de transporte deve possuir a titularidade   O estado e o município do Rio de Janeiro estão pas-
          desses dados para que possa definir e gerir, com autonomia, a   sando por processos de elaboração de editais de licitação,
          maneira como essas informações serão divulgadas. De acor-  visando à concessão da bilhetagem, com o objetivo de evitar
          do com a Lei de Acesso à Informação (Brasil, 2011), qual-  a chamada “caixa preta do transporte”, em que as informa-
          quer dado público deve ser disponibilizado no Brasil e, pela   ções permanecem sob responsabilidade de agentes privados,
          experiência em Salvador, a autoridade pública entende que   sem divulgação. Para mitigar esse problema, a Prefeitura do
          a abertura dos dados de transportes é benéfica à sociedade   Rio de Janeiro abriu, especificamente, um edital de licita-
          como um todo. Padrões definidos nacional e internacional-  ção do sistema de bilhetagem para a cidade, prevendo que
          mente devem ser incorporados para facilitar e atrair novos   o operador da bilhetagem seja, obrigatoriamente, diferen-
          atores, tendo como consequência o surgimento de novas so-  te do operador de transporte, ainda que o edital apresente
          luções em mobilidade, como aquelas propostas pela Open   algumas limitações referentes à interoperabilidade com os
          Mobility Foundation (OMF), fundação que reúne diversas   meios de transporte metropolitanos. Além de viabilizar a
          cidades ao redor do mundo que compartilham suas expe-  transparência do sistema, a operação segregada do serviço
          riências de inovação em mobilidade e abertura de dados.  de bilhetagem incentiva constantes inovações e atualiza-
            Paralelamente, é necessário que haja investimentos na   ções tecnológicas e operacionais no sistema, por meio da
          infraestrutura técnica e capacitação para a abertura dos   exigência de requisitos mínimos para a sua operação.
          dados, para que tais informações estejam ampla e cons-  Cabe ressaltar que outros fatores, tanto de ordem técnica
          tantemente disponíveis, de maneira semelhante ao que foi   como econômica, podem contribuir (ou não) para a ex-
          observado em São Paulo com a iniciativa Olho Vivo. Nela,   pansão da carteira de usuários de MaaS e, portanto, para a
          o operador de ônibus SPTrans reestruturou o sistema de   sustentabilidade do negócio. A ampliação da infraestrutura
          monitoramento dos ônibus da cidade, disponibilizando aos   de telecomunicações em Salvador seria bastante desejável,
          usuários, pela internet, informações relativas ao tempo de   uma vez que, conforme apurado pelo estudo da Associação
          viagem, à velocidade média nos principais corredores e vias   Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrin-
          da cidade, ao local onde os ônibus de cada linha estão e   tel) “Infraestrutura para Telecomunicações no Município
          quando passarão por determinada parada de ônibus.  de Salvador,” de 2021, a cidade possui uma das piores co-
            Além disso, a SPTrans disponibiliza a Application Pro-  berturas de celular entre as 27 capitais brasileiras, com uma
          gram Interface (API) aos desenvolvedores de  aplicativos   média de 2,5 mil habitantes por estação, em relação à reco-
          móveis, para acesso aos dados. Como se observa em diver-  mendação internacional de até mil habitantes por estação.
          sas cidades brasileiras, a falta de iniciativas como esta ou até   Além disso, as piores coberturas se encontram nas re-
          mesmo um servidor capaz de disponibilizar os dados do sis-  giões mais pobres da cidade. Outro fator fundamental é
          tema de transporte público, em formato aberto e em tem-  o poder de compra do cidadão brasileiro, extremamen-
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