Page 35 - Revista EAA - Edição 95
P. 35

Figura 9 - Viaduto com faixa exclusiva para BRT     Figura 10- Estação BRT Cidadela


           te afetado durante e após a pandemia, mas também por   de transição, interrompendo de forma abrupta a oferta da
           outros fatores internos e externos ao país. Segundo o   mobilidade como serviço em várias cidades, pode ter com-
           “Boletim Desigualdade nas Metrópoles,” publicado pelo   prometido todo o trabalho realizado junto ao poder públi-
           Observatório das Metrópoles, em 2021, a maior queda na   co, aos usuários e parceiros, trazendo ceticismo em relação
           renda domiciliar per capita, apurada no período de 2019   a futuros provedores do serviço.
           e 2020 (além de ser a maior desde 2012), ocorreu na Re-  A despeito disso, permanece a necessidade de se avaliar,
           gião Metropolitana de Salvador, sendo de -20,8%. Esse   com pragmatismo e a participação de especialistas das áreas
           quadro não deve se reverter no curto prazo, uma vez que   do conhecimento pertinentes, o conceito de MaaS e suas
           as projeções de inflação no país, para 2022, têm tido au-  possíveis contribuições aos cidadãos, às cidades e ao meio
           mentos consecutivos.                                ambiente. Acredita-se que a apresentação do estudo de
             Nesse contexto, a aquisição de  smartphones e planos   caso de MaaS em Salvador tenha fornecido uma visão geral
           de consumo de dados por celular passam a impactar ain-  da realidade brasileira no que concerne aos vários aspectos
           da mais o orçamento familiar, deixando de ser prioritários.   essenciais à implementação bem-sucedida dessa solução
           Endereçar as questões relativas às barreiras tecnológicas e   no país, permitindo que se façam as referidas avaliações no
           econômicas, fortemente observadas nos países em desen-  contexto específico dos cidadãos e das cidades brasileiras. n
           volvimento, é fundamental para que as plataformas MaaS
           possam atender as necessidades de deslocamento de todos
           os cidadãos, sem distinção, trazendo maiores contribuições   1  Doutora em Engenharia de Computação pela Escola Politécnica da
           para a mobilidade urbana e para a sociedade como um todo.  Universidade de São Paulo (Poli-USP), pesquisadora e docente do Núcleo
             Resumem-se a seguir cinco pontos considerados es-   de Apoio à Pesquisa (NAP) do USP Cidades. Tel. +55 11 97204 3150, São
           senciais para o atingimento de um modelo MaaS nível 4                  Paulo, SP, Brasil. E-mail: renata.mare@usp.br.
           em Salvador, a serem endereçados pelo poder púbico local,   2  Mestre em Ciência da Informação, atua na Companhia de Governança
           operadores de transportes e iniciativa privada:        Eletrônica do Salvador (Cogel). Coordenadora de Fomento à Inovação da
            •   TITULARIDADE DOS DADOS.                           Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia. Tel. +55 71 99179 3539,
                                                                       Salvador, BA, Brasil. E-mail: magda.maria@salvador.ba.gov.br.
            •   INFRAESTRUTURA DE ABERTURA DE DADOS.               3  Especialista em Engenharia de Telecomunicações, atua na Companhia
            •   CONTRATAÇÃO DO SISTEMA DE BILHETAGEM, DE FORMA     de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel) como diretor técnico e de
               INDEPENDENTE DA OPERAÇÃO DO TRANSPORTE.             infraestrutura. Tel. +55 71 99611 8689, Salvador, BA, Brasil. E-mail:
            •   INCENTIVOS À QUALIFICAÇÃO E À INOVAÇÃO NOS SISTEMAS                       claudio.maltez@salvador.ba.gov.br.
               DE TRANSPORTE.                                     4  Mestre em Planejamento Urbano e Transportes pela University College
            •   MEDIDAS DE SUPORTE À ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO AOS                  London. E-mail: luisafgpeixoto@gmail.com.

               SERVIÇOS MAAS, QUEBRANDO BARREIRAS DIGITAIS, ECONÔMICAS,   5  Mestrando em Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São
               DE INFRAESTRUTURAS ARQUITETÔNICA E DE TELECOMUNICAÇÕES.                  Paulo. E-mail: rafael.amorim@usp.br.
                                                                    6 Doutor em Administração de Empresas e Sistemas da Informação pela
             Por fim, a surpreendente saída da MaaS Global do Bra-  Fundação Getulio Vargas. Docente da Universidade de São Paulo, São Paulo,
           sil e retirada do app Quicko do ar, sem qualquer medida                          SP, Brasil. E-mail: vaz@usp.br.

           julho/agosto/setembro                                                                            37
   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40