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Figura 9 - Viaduto com faixa exclusiva para BRT Figura 10- Estação BRT Cidadela
te afetado durante e após a pandemia, mas também por de transição, interrompendo de forma abrupta a oferta da
outros fatores internos e externos ao país. Segundo o mobilidade como serviço em várias cidades, pode ter com-
“Boletim Desigualdade nas Metrópoles,” publicado pelo prometido todo o trabalho realizado junto ao poder públi-
Observatório das Metrópoles, em 2021, a maior queda na co, aos usuários e parceiros, trazendo ceticismo em relação
renda domiciliar per capita, apurada no período de 2019 a futuros provedores do serviço.
e 2020 (além de ser a maior desde 2012), ocorreu na Re- A despeito disso, permanece a necessidade de se avaliar,
gião Metropolitana de Salvador, sendo de -20,8%. Esse com pragmatismo e a participação de especialistas das áreas
quadro não deve se reverter no curto prazo, uma vez que do conhecimento pertinentes, o conceito de MaaS e suas
as projeções de inflação no país, para 2022, têm tido au- possíveis contribuições aos cidadãos, às cidades e ao meio
mentos consecutivos. ambiente. Acredita-se que a apresentação do estudo de
Nesse contexto, a aquisição de smartphones e planos caso de MaaS em Salvador tenha fornecido uma visão geral
de consumo de dados por celular passam a impactar ain- da realidade brasileira no que concerne aos vários aspectos
da mais o orçamento familiar, deixando de ser prioritários. essenciais à implementação bem-sucedida dessa solução
Endereçar as questões relativas às barreiras tecnológicas e no país, permitindo que se façam as referidas avaliações no
econômicas, fortemente observadas nos países em desen- contexto específico dos cidadãos e das cidades brasileiras. n
volvimento, é fundamental para que as plataformas MaaS
possam atender as necessidades de deslocamento de todos
os cidadãos, sem distinção, trazendo maiores contribuições 1 Doutora em Engenharia de Computação pela Escola Politécnica da
para a mobilidade urbana e para a sociedade como um todo. Universidade de São Paulo (Poli-USP), pesquisadora e docente do Núcleo
Resumem-se a seguir cinco pontos considerados es- de Apoio à Pesquisa (NAP) do USP Cidades. Tel. +55 11 97204 3150, São
senciais para o atingimento de um modelo MaaS nível 4 Paulo, SP, Brasil. E-mail: renata.mare@usp.br.
em Salvador, a serem endereçados pelo poder púbico local, 2 Mestre em Ciência da Informação, atua na Companhia de Governança
operadores de transportes e iniciativa privada: Eletrônica do Salvador (Cogel). Coordenadora de Fomento à Inovação da
• TITULARIDADE DOS DADOS. Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia. Tel. +55 71 99179 3539,
Salvador, BA, Brasil. E-mail: magda.maria@salvador.ba.gov.br.
• INFRAESTRUTURA DE ABERTURA DE DADOS. 3 Especialista em Engenharia de Telecomunicações, atua na Companhia
• CONTRATAÇÃO DO SISTEMA DE BILHETAGEM, DE FORMA de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel) como diretor técnico e de
INDEPENDENTE DA OPERAÇÃO DO TRANSPORTE. infraestrutura. Tel. +55 71 99611 8689, Salvador, BA, Brasil. E-mail:
• INCENTIVOS À QUALIFICAÇÃO E À INOVAÇÃO NOS SISTEMAS claudio.maltez@salvador.ba.gov.br.
DE TRANSPORTE. 4 Mestre em Planejamento Urbano e Transportes pela University College
• MEDIDAS DE SUPORTE À ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO AOS London. E-mail: luisafgpeixoto@gmail.com.
SERVIÇOS MAAS, QUEBRANDO BARREIRAS DIGITAIS, ECONÔMICAS, 5 Mestrando em Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São
DE INFRAESTRUTURAS ARQUITETÔNICA E DE TELECOMUNICAÇÕES. Paulo. E-mail: rafael.amorim@usp.br.
6 Doutor em Administração de Empresas e Sistemas da Informação pela
Por fim, a surpreendente saída da MaaS Global do Bra- Fundação Getulio Vargas. Docente da Universidade de São Paulo, São Paulo,
sil e retirada do app Quicko do ar, sem qualquer medida SP, Brasil. E-mail: vaz@usp.br.
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