Page 32 - Revista EAA - Edição 95
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CIDADES SUSTENTÁVEIS
Figura 5 - Bicicletas Compartilhadas Figura 6 - Ciclovias, Ciclofaixas e Ciclorrotas
somam cerca de 310 km (base agosto2022)
Sampo Hietanen, foram “os momentos desafiadores da rem superados, que começam pela titularidade, padronização e
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economia global”. abertura de dados. Atualmente, a titularidade dos dados não é
A despeito dessa surpreendente reviravolta, que inter- da PMS e eles não seguem a tipologia padrão para comparti-
rompeu de forma abrupta a oferta de mobilidade como lhamento de dados em formato aberto e em tempo real – Ge-
serviço em várias cidades do país, a apresentação do estudo neral Transit Feed Specification Realtime (GTFS-RT). Além
de caso de MaaS em Salvador tem sua relevância, por forne- disso, a municipalidade ainda não tem a infraestrutura técnica
cer ao leitor subsídios para compreender e discutir a realidade condizente para transmitir os dados por feed, em tempo real,
brasileira, no que concerne aos vários aspectos essenciais à im- aos usuários. Essas condições impedem, por exemplo, que os
plementação bem-sucedida dessa solução no país. usuários saibam os horários, em tempo real, de cada linha de
ônibus, tendo à disposição apenas horários previstos.
A mobilidade como serviço No entanto, os operadores locais de compartilhamento
em Salvador de bicicletas (figura5) e aplicativos de ride-hailing (ambos
O cliente da plataforma era o usuário dos transportes, que privados) disponibilizavam, em tempo real, as informações
pagava pelo uso dos seus serviços. Parte desse valor era repas- dinâmicas de preço, além da disponibilidade de bicicletas
sado pela MaaS Global – Quicko aos operadores de trans- e vagas para estacioná-las nas estações. Essas informações
portes ou ao poder público, dependendo do contexto de cada estavam integradas à plataforma MaaS Global ‒ Quicko
localidade. Isso também abria, em maior ou menor escala, o em Salvador, sendo ofertadas aos usuários nas sugestões de
leque de oportunidades de serviços a serem ofertados pela rotas, juntamente com o sistema de transporte público.
plataforma, em cada local, como assinatura mensal de paco- O app viabilizava recargas do celular pré-pago e do car-
tes de serviços, informações em tempo real sobre os vários tão de transporte Metrô Bahia. Essa última conveniência foi
modos de transporte, roteirização, desbloqueio de catracas, possível devido à parceria com o operador desse cartão, o
liberação de veículos, recarga de bilhetes de transporte e ce- Grupo CCR. Como ocorre em muitas cidades brasileiras, a
lular, opções de primeira e última milhas, entre outros. gestão da bilhetagem e do transporte correspondente são de
A fim de que as oportunidades oferecidas pelo nexo responsabilidade de um mesmo operador e, portanto, para
MaaS-transporte-cidade inteligente possam ser alcançadas que haja inovação e qualificação dos serviços, é necessária
no contexto de uma transição sociotécnica em Salvador, a a colaboração desse agente. Nesse caso, foi possibilitado à
MaaS precisa ser encarada como política pública de mobili- MaaS Global ‒ Quicko oferecer: o acompanhamento da lo-
dade. Como isso ainda não ocorre, há inúmeros desafios a se- calização exata, em tempo real, de cada vagão do metrô, bem
como sua lotação; o pagamento dos créditos por cartão, bole-
to bancário ou PIX; a possibilidade do usuário realizar a ges-
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DEL CARMEN, Gabriela. EXCLUSIVO: Quicko/Maas tão de seus gastos, consultando o saldo do cartão e o extrato
Global fecham operações no Brasil [internet]. In: Startups. Disponível das viagens; o cadastro, bloqueio e desbloqueio do cartão.
em: https://startups.com.br/noticias/exclusivo-quicko-maas-global- Paralelamente, em 2016 foi criada a Câmara de Com-
fecham-operacoes-no-brasil/. Acesso em: set. 2022. pensação Tarifária (CCT) em Salvador, um organismo de
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