Page 32 - Revista EAA - Edição 95
P. 32

CIDADES SUSTENTÁVEIS

























         Figura 5 - Bicicletas Compartilhadas                Figura 6 - Ciclovias, Ciclofaixas e Ciclorrotas
                                                             somam cerca de 310 km (base agosto2022)


          Sampo Hietanen, foram “os momentos desafiadores da   rem superados, que começam pela titularidade, padronização e
                         1
          economia global”.                                  abertura de dados. Atualmente, a titularidade dos dados não é
            A despeito dessa surpreendente reviravolta, que inter-  da PMS e eles não seguem a tipologia padrão para comparti-
          rompeu de forma abrupta a oferta de mobilidade como   lhamento de dados em formato aberto e em tempo real – Ge-
          serviço em várias cidades do país, a apresentação do estudo   neral Transit Feed Specification Realtime (GTFS-RT). Além
          de caso de MaaS em Salvador tem sua relevância, por forne-  disso, a municipalidade ainda não tem a infraestrutura técnica
          cer ao leitor subsídios para compreender e discutir a realidade   condizente para transmitir os dados por feed, em tempo real,
          brasileira, no que concerne aos vários aspectos essenciais à im-  aos usuários. Essas condições impedem, por exemplo, que os
          plementação bem-sucedida dessa solução no país.    usuários saibam os horários, em tempo real, de cada linha de
                                                             ônibus, tendo à disposição apenas horários previstos.
          A mobilidade como serviço                             No entanto, os operadores locais de compartilhamento
          em Salvador                                        de bicicletas  (figura5) e aplicativos de ride-hailing (ambos
          O cliente da plataforma era o usuário dos transportes, que   privados) disponibilizavam, em tempo real, as informações
          pagava pelo uso dos seus serviços. Parte desse valor era repas-  dinâmicas de preço, além da disponibilidade de bicicletas
          sado pela MaaS Global – Quicko aos operadores de trans-  e vagas para estacioná-las nas estações. Essas informações
          portes ou ao poder público, dependendo do contexto de cada   estavam integradas à plataforma MaaS Global ‒ Quicko
          localidade. Isso também abria, em maior ou menor escala, o   em Salvador, sendo ofertadas aos usuários nas sugestões de
          leque de oportunidades de serviços a serem ofertados pela   rotas, juntamente com o sistema de transporte público.
          plataforma, em cada local, como assinatura mensal de paco-  O app viabilizava recargas do celular pré-pago e do car-
          tes de serviços, informações em tempo real sobre os vários   tão de transporte Metrô Bahia. Essa última conveniência foi
          modos de transporte, roteirização, desbloqueio de catracas,   possível devido à parceria com o operador desse cartão, o
          liberação de veículos, recarga de bilhetes de transporte e ce-  Grupo CCR. Como ocorre em muitas cidades brasileiras, a
          lular, opções de primeira e última milhas, entre outros.  gestão da bilhetagem e do transporte correspondente são de
            A fim de que as oportunidades oferecidas pelo nexo   responsabilidade de um mesmo operador e, portanto, para
          MaaS-transporte-cidade inteligente possam ser alcançadas   que haja inovação e qualificação dos serviços, é necessária
          no contexto de uma transição sociotécnica em Salvador, a   a colaboração desse agente. Nesse caso, foi possibilitado à
          MaaS precisa ser encarada como política pública de mobili-  MaaS Global ‒ Quicko oferecer: o acompanhamento da lo-
          dade. Como isso ainda não ocorre, há inúmeros desafios a se-  calização exata, em tempo real, de cada vagão do metrô, bem
                                                             como sua lotação; o pagamento dos créditos por cartão, bole-
                                                             to bancário ou PIX; a possibilidade do usuário realizar a ges-
             1
                    DEL CARMEN, Gabriela. EXCLUSIVO: Quicko/Maas   tão de seus gastos, consultando o saldo do cartão e o extrato
            Global fecham operações no Brasil [internet]. In: Startups. Disponível   das viagens; o cadastro, bloqueio e desbloqueio do cartão.
             em: https://startups.com.br/noticias/exclusivo-quicko-maas-global-  Paralelamente, em 2016 foi criada a Câmara de Com-
                         fecham-operacoes-no-brasil/. Acesso em: set. 2022.  pensação Tarifária (CCT) em Salvador, um organismo de
          34                                                                                julho/agosto/setembro
   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37