Page 6 - Revista EAA - Edição 96
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ELETROMOBILIDADE
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Perspectivas
da evolução á cerca de 10 anos havia dúvidas sobre como su- • Plano de metas das cidades inteligentes – Inclui a tro- cicletas, motos elétricas, automóveis, ônibus urbanos e
rodoviários, caminhões leves para entregas urbanas —
ca da produção de motores a combustão fóssil e maior
plantar desafios na fabricação de ônibus elétricos à
da frota Hbateria: ênfase na descarbonização a fim de implantar um dos VUCs — e caminhões pesados, dentre outros).
parâmetros para tornar as cidades inteligentes, levando
de ônibus • Inexistência de subsídios governamentais; em consideração os conceitos de Environment, Social • Maior oportunidade de negócios na infraestrutura para
• Melhorias na performance das baterias;
and Governance (ESG) a que as empresas devem se
os sistemas de ônibus elétricos – A infraestrutura é consi-
elétricos • Implantação da infraestrutura necessária; qualificar gradualmente. derada atualmente como uma grande oportunidade para
concessionárias de energia, empresas de energia (petróleo,
• Redirecionamento da cadeia produtiva dos suprimentos
no mundo de peças e equipamentos. • Redução do preço final dos veículos – O foco passou pela etanol), produtores de energia alternativa (solar e eólica)
redução do preço final dos veículos, em especial o das ba-
e fabricantes de equipamentos: redes, baterias, recarrega-
A evolução dos ônibus elétricos caminhou a passos lar- terias, que representam cerca de 50% do valor do veículo. dores e toda a cadeia da indústria de materiais elétricos.
O Brasil tem uma grande gos, pois os aspectos acima citados foram gradativamente Atualmente utilizam-se íons de lítio, porém há pesquisas Pode-se incluir neste item a implantação de empresas de
oportunidade de negócios em sendo resolvidos e, atualmente, há outros aspectos impor- com cobalto, grafeno e níquel, entre outros materiais. reciclagem de baterias e armazenamento de energia.
tantes a ser analisados, tais como:
ônibus elétricos, com possibilidades • Maior autonomia dos EVs – A evolução da tecnologia • Maior demanda mundial por ônibus elétrico – As frotas
em toda a sua cadeia produtiva e • Ampliação de políticas públicas – As políticas públicas aumentou a autonomia dos ônibus elétricos em até 250 mundiais de ônibus elétricos estão evoluindo exponen-
potencial fabril para responder à disponíveis devem ser ampliadas, criando-se um marco km (média diária de circulação de cada veículo da frota), cialmente nestes últimos anos, como detalhado a seguir.
nossa demanda de mercado. Basta regulatório para um Plano Nacional de Inserção da Ele- utilizando-se do recarregamento em oportunidades ao
saber aproveitá-los tromobilidade, em nível federal, estadual e municipal, e longo do trecho. Hoje o mercado global conta com 112.041 unidades de
assim racionalizar e planejar a introdução dos veículos ônibus elétricos e há uma previsão de que em 2027 se tenham
Roberto Berkes*
elétricos na estratégia nacional de desenvolvimento. • Menor tempo de recarregamento das baterias – As tec- 671.285 unidades, considerando os modelos de 9 m a 14 m.
nologias empregadas visam reduzir o tempo de recarre- Nos Estados Unidos e no Canadá houve um crescimen-
• Menor pressão sobre o sistema de saúde – Estudos mos- gamento das baterias para que não haja sobrecarga nas to no período devido às políticas públicas estabelecidas pe-
tram que se a frota de cidade de São Paulo fosse total- garagens durante o período noturno. los governos federais. Em Washington, com a isenção de
mente elétrica haveria reduções significativas de inter- impostos, houve um acréscimo de 1.000 ônibus elétricos
nações e consequentemente economia financeira para o • Ampliação dos tipos de veículos elétricos – Houve uma escolares em 2022. Nova York, por sua vez, almeja tornar
sistema de saúde da cidade (ANDRÉ et al., 2017). ampliação na gama de veículos elétricos (patinetes, bi- sua frota de ônibus totalmente elétrica até 2040.
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