Page 7 - Revista EAA - Edição 96
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ELETROMOBILIDADE
































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 Perspectivas

 da evolução   á cerca de 10 anos havia dúvidas sobre como su-  •  Plano de metas das cidades inteligentes – Inclui a tro-  cicletas, motos elétricas, automóveis, ônibus urbanos e
                                                                 rodoviários, caminhões leves para entregas urbanas —
             ca da produção de motores a combustão fóssil e maior
 plantar desafios na fabricação de ônibus elétricos à
 da frota   Hbateria:  ênfase na descarbonização a fim de implantar um dos   VUCs — e caminhões pesados, dentre outros).
             parâmetros para tornar as cidades inteligentes, levando
 de ônibus   •  Inexistência de subsídios governamentais;   em consideração os conceitos de Environment, Social   •  Maior oportunidade de negócios na infraestrutura para
 •  Melhorias na performance das baterias;
             and Governance (ESG) a que as empresas devem se
                                                                 os sistemas de ônibus elétricos – A infraestrutura é consi-
 elétricos    •  Implantação da infraestrutura necessária;  qualificar gradualmente.  derada atualmente como uma grande oportunidade para
                                                                 concessionárias de energia, empresas de energia (petróleo,
 •  Redirecionamento da cadeia produtiva dos suprimentos
 no mundo  de peças e equipamentos.   •  Redução do preço final dos veículos – O foco passou pela   etanol), produtores de energia alternativa (solar e eólica)
             redução do preço final dos veículos, em especial o das ba-
                                                                 e fabricantes de equipamentos: redes, baterias, recarrega-
 A evolução dos ônibus elétricos caminhou a passos lar-  terias, que representam cerca de 50% do valor do veículo.   dores e toda a cadeia da indústria de materiais elétricos.
 O Brasil tem uma grande   gos, pois os aspectos acima citados foram gradativamente   Atualmente utilizam-se íons de lítio, porém há pesquisas   Pode-se incluir neste item a implantação de empresas de
 oportunidade de negócios em   sendo resolvidos e, atualmente, há outros aspectos impor-  com cobalto, grafeno e níquel, entre outros materiais.   reciclagem de baterias e armazenamento de energia.
 tantes a ser analisados, tais como:
 ônibus elétricos, com possibilidades   •  Maior autonomia dos EVs – A evolução da tecnologia   •  Maior demanda mundial por ônibus elétrico – As frotas
 em toda a sua cadeia produtiva e   •  Ampliação de políticas públicas – As políticas públicas   aumentou a autonomia dos ônibus elétricos em até 250   mundiais de ônibus elétricos estão evoluindo exponen-
 potencial fabril para responder à   disponíveis devem ser ampliadas, criando-se um marco   km (média diária de circulação de cada veículo da frota),   cialmente nestes últimos anos, como detalhado a seguir.
 nossa demanda de mercado. Basta   regulatório para um Plano Nacional de Inserção da Ele-  utilizando-se do recarregamento em oportunidades ao
 saber aproveitá-los  tromobilidade, em nível federal, estadual e municipal, e   longo do trecho.  Hoje o mercado global conta com 112.041 unidades de
 assim racionalizar e planejar a introdução dos veículos       ônibus elétricos e há uma previsão de que em 2027 se tenham
 Roberto Berkes*
 elétricos na estratégia nacional de desenvolvimento.  •  Menor tempo de recarregamento das baterias – As tec-  671.285 unidades, considerando os modelos de 9 m a 14 m.
             nologias empregadas visam reduzir o tempo de recarre-  Nos Estados Unidos e no Canadá houve um crescimen-
 •  Menor pressão sobre o sistema de saúde – Estudos mos-  gamento das baterias para que não haja sobrecarga nas   to no período devido às políticas públicas estabelecidas pe-
 tram que se a frota de cidade de São Paulo fosse total-  garagens durante o período noturno.  los governos federais.  Em Washington, com a isenção de
 mente elétrica haveria reduções significativas de inter-      impostos, houve um acréscimo de 1.000 ônibus elétricos
 nações e consequentemente economia financeira para o   •  Ampliação dos tipos de veículos elétricos – Houve uma   escolares em 2022. Nova York, por sua vez, almeja tornar
 sistema de saúde da cidade (ANDRÉ et al., 2017).  ampliação na gama de veículos elétricos (patinetes, bi-  sua frota de ônibus totalmente elétrica até 2040.
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