Page 9 - Revista EAA - Edição 96
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ELETROMOBILIDADE
FOTOS DIVULGAÇÃO https://www. Ônibus Mercedes
mobilize.org.br/
com equipamentos
da Eletra que vão
noticias/13050/
londres-adquire-
rodar no BRT ABC
novos-onibus-
São Bernardo do
100-eletricos-de- entre São Paulo e
dois-andares. Campo
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A Europa, no primeiro semestre de 2022, ampliou sua temperatura, botões de alarme, sistema de videovigilância.
frota em 1.768 veículos, com 27% de acréscimo em rela- Nesse caso específico, o fabricante assumiu por 15 anos a
ção ao período anterior. A frota total são cerca de 3.000 manutenção técnica do veículo.
unidades, sendo a previsão alcançar 17.000 ônibus elétricos A China lidera o ranking mundial de ônibus elétricos
em 2030. A União Internacional de Transportes Públicos com a maior frota do total. A cidade de Shenzhen, na
(UITP) projetou para 2030 uma participação de mercado China, eletrificou toda a sua frota de ônibus, com um
de 50% de ônibus elétricos na Europa, projeção que está total de 16.359 veículos, e estendeu a frota de táxis para
bem próxima de ser alcançada, considerando-se o grande 100% elétricos.
crescimento observado recentemente. Na América Latina e no Caribe, a frota de ônibus
A Inglaterra possui hoje a maior frota de ônibus elé- elétricos também cresce substancialmente, atualmente
tricos da Europa Ocidental, sendo que a empresa holan- com 3.701 veículos, assim distribuída: Colômbia com
desa VDL Groep comercializou no mercado 13,7% do 1.589, Chile com 849, México com 556 (ônibus elé-
Ônibus elétrico BYD operado pela Metbus em Santiago, no total adquirido; o consórcio inglês BYD/Alexandre Den- tricos/trólebus), Brasil 371 (ônibus elétrico/trólebus),
Corredor Grécia nis, 12,5%; a chinesa Yutong, 12,3%; e a Mercedes-Benz, Equador 106 (ônibus elétricos/trólebus), Uruguai 36,
11,6%; ainda com menor participação, há o consórcio Barbados 49, Venezuela 45.
BYD/Yutong/CAF (Solaris) e a AB Volvo. De acordo com
o World Economic Forum, Londres planeja ter todos os O modelo de sucesso da América Latina implantado no
seus ônibus de um andar livres de emissões até 2030. Re- Chile pode servir de benchmark para o Brasil, inclusive
centemente adquiriu 29 ônibus clássicos de dois andares no nível municipal.
elétrico da empresa BYD. Trata-se da experiência que merece destaque do caso do
Corroborando o crescimento ultra-acelerado visto re- operador Metbus em Santiago. O modelo estratégico
centemente, somente a Rússia substituiu sua frota de die- implantado pelo governo chileno (federal e municipal)
sel por elétricos com 1.000 veículos para 79 linhas, trans- revelou-se muito bem-sucedido, pois constituiu-se uma
portando 400 mil passageiros/dia, sendo 85 passageiros Parceria Público-Privada (PPP) entre as três principais
em cada veículo. A Prefeitura de Moscou prevê uma nova partes interessadas no projeto: o fabricante do veículo, a
compra entre 2023/2024 de 1.000 a 1.300 veículos adi- concessionária de energia e o operador da frota. Houve
cionais. Estes veículos de fabricação russa Kamaz (Gru- também um grande apoio financeiro dos bancos de fo-
po Gaz) possuem piso baixo, USB, sistema de controle mento como o BID e foram realizadas alterações na le-
Ônibus Mercedes com equipamentos da Eletra que vão rodar climático e telas de mídia. A segurança é controlada por gislação para adaptar as políticas públicas, facilitando a
no BRT ABC entre São Paulo e São Bernardo do Campo sistema de informações automáticas, sensores de fumaça e implantação desse projeto. Ônibus BZL Volvo (imagem cedida pela Volvo)
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