Page 10 - Revista EAA - Edição 97
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ELETROMOBILIDADEOGRAMAS ESTUDANTIS
PR
O Projeto Fórmula SAE foi criado no Brasil em 2004. Em 2012 chegou a segunda versão da competição, o Fórmula SAE Elétrico
“A Embraer teve participação expressiva na construção de fazer o primeiro voo, mas fizeram. Ano a ano a compe-
da SAE BRASIL. A realização do primeiro Baja, em 1995, tição crescia e reunia mais equipes e participantes. Até que
causou um movimento, certa sensação de euforia no setor foi transferida para o pátio de estacionamento e a pista de
de mobilidade. Pouco tempo depois começou a articulação táxi do aeroporto de São José dos Campos. Área plana e
para o AeroDesign, que também era um programa estu- muito ampla, beneficiando o fluxo de operações e a segu-
dantil conduzido pela SAE Internacional. Em 1998, um de rança, mas que exigiu regras mais rígidas para não com-
nossos companheiros, Carlos Roberto Fernandes, de Curi- prometer a operação aérea regular ao longo da competição.
tiba, resolveu realizar uma primeira competição de caráter “Em 2014 tivemos de limitar o número de equipes con-
experimental, bem-sucedida e mais um passo na direção correntes, uma vez que as dimensões do empreendimento
desejada, por sinal”, lembra Forjaz. cresceram muito e colocavam em risco a segurança, mesmo
Na realidade, o que Fernandes fez não era uma compe- no novo layout do aeroporto. Nós tivemos naquele ano 105
tição. Ele conseguiu que duas ou três equipes construíssem equipes participantes e mais de 1.500 pessoas. E tinha gente
aeronaves segundo a regra AeroDesign americana e, ali em querendo participar. Então fizemos como no futebol, série
Curitiba mesmo, usando uma pista de aeromodelos impro- A e série B. Todo ano caem equipes ‒ da ordem de qua-
visada, fizeram alguns voos. “Foi importante porque serviu tro, usualmente ‒ e sobem outras tantas. O acesso ocorre por
como impulso para a primeira competição que viria em meio de um torneio à parte, à base de relatórios de projetos.
agosto de 1999. Ou seja, naquele momento se demonstrou É legal, todo mundo aceitou. Quem ganha o torneio de aces-
que os aviões AeroDesign podiam voar, que era possível so sente-se reconhecido e privilegiado”, relembra.
organizar equipes. Tudo demonstrado por esse primeiro O AeroDesign é dividido em três categorias. Uma delas é
exercício em 1998”, recorda Forjaz. a classe regular, focada nos princípios da aeronáutica com um
Segundo Forjaz, para o lançamento da primeira compe- avião monomotor. Há variações nas dimensões e caracterís-
tição se juntaram algumas pessoas, com destaque especial ticas geométricas ditadas pelo regulamento. Essa competição
para Ana Laura Ferreira Rebelo. Ana Laura, à época aluna é a primeira, criada em 1998 e iniciada em 1999. Em 2003
da Escola de Engenharia de São Carlos, da USP, trabalhou foi introduzida a categoria Advanced. Como o próprio nome
bastante para que o evento se tornasse realidade e é muito diz, é mais ousada tecnologicamente. Não existe limitação de
reconhecida por toda sua contribuição. peso nem de motores. Existe limitação na cilindrada máxi-
A primeira edição aconteceu na Associação Joseense de ma. Carregam pesos e cargas maiores e têm número menor
Aeromodelismo. Havia cinco equipes e cerca de 50 estu- de competidores, cerca de dez. Em 2009 foi introduzida a
dantes. Era a primeira vez e os aviões tiveram dificuldade categoria Micro, composta por aviões bem pequenos.
10 janeiro/fevereiro/março