Page 19 - Revista EAA - Edição 97
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FOTOS DIVULGAÇÃO
Eduardo Michelini, que já conta com 19 anos de
atividade como bajeiro – cinco como competidor
e o restante como voluntário – , segue
acontecendo. Portanto o principal aspecto é este. Eu poder
contribuindo para a longevidade do evento
continuar garantindo que outras pessoas tenham acesso a
este mesmo benefício que eu tive na minha época.
Encerramento
É lógico que o Baja tem outros aspectos, é divertido par-
ticipar, é uma emoção, eu vou lá também por causa disso. O projeto Baja, quando foi idealizado para simplesmen-
É trabalho, é estresse, mas é divertido e prazeroso estar te desenvolver a cultura de engenharia da mobilidade e
ali. Estar numa comunidade, estar entre amigos, estar esportes a motor nos alunos participantes, foi humilde
confraternizando, após um dia de muita ralação, às vezes em sua ambição. Após estas décadas de existência, estas
em situação próxima a dos alunos, cheio de problema para histórias aqui contadas, que na verdade são somente fra-
resolver, garantir a segurança do evento, e no fim do dia ções de tudo que acontece nas equipes e nas competições,
poder ir a um barzinho, comer uma pizza com pessoas pode-se afirmar com segurança que, além de promover
com as quais você se relaciona somente uma vez por ano e oportunidade para a formação dos melhores engenheiros
ainda assim são grandes amigos. Esse aspecto da diversão do planeta, concernente aos aspectos técnicos, o projeto
é também relevante para o voluntário. também forma pessoas que compreendem a importância
do respeito, do trabalho em equipe, da responsabilidade
E por último há outro aspecto que me motiva: o gosto por com os recursos, do comprometimento com o prazo e
compartilhar conhecimento. Gosto de conversar e sempre que ainda conseguem tempo para conhecer aliados para
gostei muito de estar ali com os alunos, colaborando, ins- a vida e que continuarão ao seu lado espalhando a “pala-
truindo, dando dicas, dando informações sobre como podem vra do Baja”. n
progredir, melhorar, como podem fazer para evoluir, inclu-
sive dando feedbacks de carreira, de crescimento e coisas
pessoais. Uma vez uma equipe não conseguiu ser aprovada
em ICTS e, portanto, a competição para ela acabaria antes * Roberto da Silva Gonçalves é diretor-geral do Comite Técnico Baja
da hora, ouvi suas lamentações e frustração, porém apro- Nacional, mestre em Engenharia Aeronáutica (ITA), bacharel em
veitei para pontuar todos esses ganhos que falei aqui nesta Engenharia Mecânica (UFMG) e Stress Analysis Engineer KC 390 Wing
entrevista, tudo que eles ganharam ao longo do processo. Team Leader (Embraer).
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