Page 22 - Revista EAA - Edição 97
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PROGRAMAS ESTUDANTIS
s equipes se preparam o ano todo para quatro dias de criação própria, até sua produção. Não menos im-
de competição que consistem em propor desafios portante, a gestão do conhecimento é um dos maiores
Aestáticos nos dois primeiros dias e desafios dinâ- desafios das equipes e também das empresas para poten-
micos nos últimos dois dias. cializar seus resultados e melhorar constantemente seus
processos, por exemplo”, diz Edvar Leite, engenheiro de
EVENTOS ESTÁTICOS, onde a teoria aplicada ao R&D no campo de provas da GM em Indaiatuba e di-
projeto é o alvo, são provas em que os alunos devem pro- retor técnico da prova de design do Fórmula SAE BRA-
var os porquês de o planejamento ter sido feito da manei- SIL (FSAEB).
ra como o foi. Esses fundamentos são muito interessantes
pois testam muito além da competência técnica do aluno, A PROVA DE BUSINESS cobra dos alunos a apresen-
mas também a sua capacidade de síntese e apresentação. tação de um plano de negócios completo ‒ e sua variação
em torno de um mercado proposto ‒ como cenário de
NA PROVA DE PROJETOS os alunos apresentam um aumento de produção superior ao crescimento do
suas propostas por subcategorias, como powertrain, mercado ou mesmo a redução abrupta causada por uma
chassis, suspensão etc., e são avaliados por profissionais pandemia. Segundo Anna Vale, CEO da startup Flows,
da indústria que trabalham diariamente com os subsis- diretora técnica da prova de Business e juíza do FSAEB
temas apresentados e têm plena capacidade de avaliar o desde 2013: “A cada competição me impressiono muito
que está sendo apresentado de maneira objetiva e com a positivamente com o quanto o pessoal tem pensado ‘fora
maior riqueza de detalhes e conteúdo. “A prova de pro- da caixa’, trazendo novas tecnologias, novos materiais,
jetos, também conhecida como prova de design, permite novas ideias e até novos modelos de negócio. Para mim,
que as equipes possam exercitar e demonstrar conheci- esta é a parte mais linda, pois são coisas que não apren-
mentos no desenvolvimento de um veículo, através das demos na graduação tradicional em Engenharia, mas são
diversas formas de metodologia de projeto existentes ou essenciais para o profissional do futuro – que já é agora!”
22 janeiro/fevereiro/março