Page 23 - Revista EAA - Edição 97
P. 23

FOTOS FELIPE FANTELLI











































           A PROVA DE CUSTOS E MANUFATURA avalia a             a competição. A solução que foi encontrada foi soldar a mor-
           coerência entre valores declarados e produtos apresentados,   sa na estrutura do carro. O episódio entrou para a história, e
           entendendo o nível de conhecimento do aluno e sua linha   até hoje a equipe a combustão da Unicamp usa como símbo-
           de raciocínio na tomada de decisão. Lembrando que o ob-  lo o adesivo com a imagem de uma morsa fixada no carro.”
           jeto dessa avaliação é o custo de manufatura do veículo.
           A PROVA DE SEGURANÇA faz a transição entre even- Eventos dinâmicos

           tos estáticos e dinâmicos e é a validação da conformidade   É chegado o momento que todos mais esperam, as avalia-
           entre o veículo construído e o regulamento proposto. Um   ções dinâmicas. O conjunto de provas que representa 60%
           destaque especial para a tilt table, que verifica estabilidade   dos pontos da competição é o que atrai maior público. Pais,
           lateral do veículo inclinado a 60° com piloto dentro. Uma   alunos, professores e amigos vibram com a entrada de cada
           lembrança especial trazida pelo engenheiro Daniel Bueno,   carro nas pistas, torcem e gritam, é o ápice da competi-
           chief engineer na Embraer, foi uma situação em que um carro   ção durante dois dias. As pistas, delimitadas por cones, são
           não conseguia ser aprovado nessa prova: “O aluno me per-  montadas visando a maior segurança possível para alunos
           guntava desesperado o que podia fazer para o carro receber   e juízes. Para Érico Fernandes, diretor técnico das provas
           a validação. Eu disse que ele tinha um centro de gravidade   dinâmicas há mais de cinco anos e engenheiro de Motors-
           (CG) alto e assimétrico e que só um peso maior na parte de   ports na categoria Superbike, “é o momento que traz mais
           baixo de um dos lados poderia resolver. Eles correram para   emoção para a competição. Não basta apenas ser bonito e
           o box e procuraram o maior peso que tinham lá que pudesse   parecer rápido, os fórmulas precisam cumprir as provas no
           ser colocado no carro. Voltaram com uma morsa presa com   menor tempo e derrubando o menor número de cones, já
           um sargento de um dos lados, fizeram o teste e passaram.   que isso se reverte em penalidade por tempo. A pontuação
           Quando aprovei disse que estava correto, mas que eles ti-  é atribuída em relação às melhores marcas de tempo do
           nham que garantir que a morsa não sairia de lá durante toda   final de semana”.

           janeiro/fevereiro/março                                                                          23


                    FOTOS FELIPE FANTELLI
   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28