Page 23 - Revista EAA - Edição 97
P. 23
FOTOS FELIPE FANTELLI
A PROVA DE CUSTOS E MANUFATURA avalia a a competição. A solução que foi encontrada foi soldar a mor-
coerência entre valores declarados e produtos apresentados, sa na estrutura do carro. O episódio entrou para a história, e
entendendo o nível de conhecimento do aluno e sua linha até hoje a equipe a combustão da Unicamp usa como símbo-
de raciocínio na tomada de decisão. Lembrando que o ob- lo o adesivo com a imagem de uma morsa fixada no carro.”
jeto dessa avaliação é o custo de manufatura do veículo.
A PROVA DE SEGURANÇA faz a transição entre even- Eventos dinâmicos
tos estáticos e dinâmicos e é a validação da conformidade É chegado o momento que todos mais esperam, as avalia-
entre o veículo construído e o regulamento proposto. Um ções dinâmicas. O conjunto de provas que representa 60%
destaque especial para a tilt table, que verifica estabilidade dos pontos da competição é o que atrai maior público. Pais,
lateral do veículo inclinado a 60° com piloto dentro. Uma alunos, professores e amigos vibram com a entrada de cada
lembrança especial trazida pelo engenheiro Daniel Bueno, carro nas pistas, torcem e gritam, é o ápice da competi-
chief engineer na Embraer, foi uma situação em que um carro ção durante dois dias. As pistas, delimitadas por cones, são
não conseguia ser aprovado nessa prova: “O aluno me per- montadas visando a maior segurança possível para alunos
guntava desesperado o que podia fazer para o carro receber e juízes. Para Érico Fernandes, diretor técnico das provas
a validação. Eu disse que ele tinha um centro de gravidade dinâmicas há mais de cinco anos e engenheiro de Motors-
(CG) alto e assimétrico e que só um peso maior na parte de ports na categoria Superbike, “é o momento que traz mais
baixo de um dos lados poderia resolver. Eles correram para emoção para a competição. Não basta apenas ser bonito e
o box e procuraram o maior peso que tinham lá que pudesse parecer rápido, os fórmulas precisam cumprir as provas no
ser colocado no carro. Voltaram com uma morsa presa com menor tempo e derrubando o menor número de cones, já
um sargento de um dos lados, fizeram o teste e passaram. que isso se reverte em penalidade por tempo. A pontuação
Quando aprovei disse que estava correto, mas que eles ti- é atribuída em relação às melhores marcas de tempo do
nham que garantir que a morsa não sairia de lá durante toda final de semana”.
janeiro/fevereiro/março 23
FOTOS FELIPE FANTELLI