Page 24 - Revista EAA - Edição 97
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ELETROMOBILIDADEOGRAMAS ESTUDANTIS
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            As provas dinâmicas trazem grandes histórias de supera¬-  tecnologias, teve início a fabricação do primeiro protótipo.
          ção, como em 2022, quando no sábado a equipe Mauá teve o   O grande desafio no início (é até hoje) foram as bate-
          motor do seu carro danificado na primeira volta de avaliação   rias. Era muito difícil obtê-las, e, para conseguir viabilizar
          da prova de Autocross. No próprio sábado e na madrugada   o projeto, 1.225 baterias foram soldadas à mão. Graças a
          do domingo abriram o motor, retificaram, trocaram várias pe-  esse recurso, conseguimos ter esse protótipo andando pela
          ças e retornaram no domingo com o protótipo para a prova   primeira vez dentro de uma prova do FSAEB. Em 2012
          de enduro. Nesse ano não obtiveram bom resultado geral na   competição da categoria, e a Unicamp, além de se sagrar
          competição, mas foram aplaudidos de pé pelos demais com-  campeã nacional e de ter a oportunidade de representar o
          petidores durante a premiação, além de receber o reconheci-  Brasil na primeira competição mundial de modelos elétri-
          mento de equipe “Espírito do FSAEB”, inspirando todas os   cos, nos Estados Unidos, retornou com o troféu de cam-
          demais times com sua incrível dedicação e comprometimento.  peã mundial. Dois anos depois, a Unicamp retornou a esse
            Apresentamos um rápido panorama das provas da com-  evento mundial e quebrou todos os recordes de pontuação
          petição, principalmente com foco no Fórmula Combustão,   da Fórmula SAE em todo o mundo. Esse exemplo incen-
          mas temos que lembrar que nossas competições também têm   tivou e inspirou muitas outras equipes a investir no projeto
          o Fórmula Elétrico cada vez mais forte. Para contar essa his-  e na construção de protótipos elétricos da Fórmula SAE.
          tória, tive que pedir ajuda ao nosso querido Ricardo Takahira.  Hoje as equipes de carros elétricos já representam
                                                             quase metade do número de times que competem com
          Fórmula Elétrico                                   os modelos a combustão, o que mostra a crescente preo-
          Em 2009/2010, iniciou-se uma discussão sobre o Fórmula   cupação com a eletrificação e o interesse dos novos alu-
          Elétrico e a FEI foi a primeira faculdade a comprar a ideia, e,   nos  e universidades em  desenvolver veículos  pensados
          graças ao professor Ricardo Bock, grande entusiasta de novas   para o futuro.
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