Page 24 - Revista EAA - Edição 97
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ELETROMOBILIDADEOGRAMAS ESTUDANTIS
PR
As provas dinâmicas trazem grandes histórias de supera¬- tecnologias, teve início a fabricação do primeiro protótipo.
ção, como em 2022, quando no sábado a equipe Mauá teve o O grande desafio no início (é até hoje) foram as bate-
motor do seu carro danificado na primeira volta de avaliação rias. Era muito difícil obtê-las, e, para conseguir viabilizar
da prova de Autocross. No próprio sábado e na madrugada o projeto, 1.225 baterias foram soldadas à mão. Graças a
do domingo abriram o motor, retificaram, trocaram várias pe- esse recurso, conseguimos ter esse protótipo andando pela
ças e retornaram no domingo com o protótipo para a prova primeira vez dentro de uma prova do FSAEB. Em 2012
de enduro. Nesse ano não obtiveram bom resultado geral na competição da categoria, e a Unicamp, além de se sagrar
competição, mas foram aplaudidos de pé pelos demais com- campeã nacional e de ter a oportunidade de representar o
petidores durante a premiação, além de receber o reconheci- Brasil na primeira competição mundial de modelos elétri-
mento de equipe “Espírito do FSAEB”, inspirando todas os cos, nos Estados Unidos, retornou com o troféu de cam-
demais times com sua incrível dedicação e comprometimento. peã mundial. Dois anos depois, a Unicamp retornou a esse
Apresentamos um rápido panorama das provas da com- evento mundial e quebrou todos os recordes de pontuação
petição, principalmente com foco no Fórmula Combustão, da Fórmula SAE em todo o mundo. Esse exemplo incen-
mas temos que lembrar que nossas competições também têm tivou e inspirou muitas outras equipes a investir no projeto
o Fórmula Elétrico cada vez mais forte. Para contar essa his- e na construção de protótipos elétricos da Fórmula SAE.
tória, tive que pedir ajuda ao nosso querido Ricardo Takahira. Hoje as equipes de carros elétricos já representam
quase metade do número de times que competem com
Fórmula Elétrico os modelos a combustão, o que mostra a crescente preo-
Em 2009/2010, iniciou-se uma discussão sobre o Fórmula cupação com a eletrificação e o interesse dos novos alu-
Elétrico e a FEI foi a primeira faculdade a comprar a ideia, e, nos e universidades em desenvolver veículos pensados
graças ao professor Ricardo Bock, grande entusiasta de novas para o futuro.
24 janeiro/fevereiro/março