Page 24 - Revista EAA - Edição 99
P. 24

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

























      ISTOCKPHOTOS










          manual, colocar o veículo e passageiros em situação míni-  Citando o exemplo da evolução da legislação francesa, o
          ma de risco. Disso se extrai que os veículos de nível 3 são   princípio segundo o qual “o condutor é penalmente responsável
          bimodais. Na eventualidade de um acidente com vítima,   pelas infrações que comete durante a condução do veículo” (art.
          o resultado será imputável apenas a quem lhe deu causa,   L121-1) não se aplica ao condutor por infrações resultantes
          seja por ação ou omissão (art. 13, Cód. Penal) e na medida   de uma manobra quando as funções de direção são delega-
          de sua culpabilidade (art. 59, Cód. Penal). Nesse ponto, a   das a um sistema de condução automatizada e este exerce o
          ausência de um texto normativo determinando os níveis de   controle dinâmico do veículo no momento da infração (art.
          automatização, com suas características próprias, pode co-  L123-1). No entanto, o princípio é novamente aplicável ao
          locar em risco o sistema de responsabilização.     condutor se este estiver exercendo o controle dinâmico do
            No caso dos veículos com níveis mais baixos de auto-  veículo (art. L123-2). Isso sublinha a importância de esta-
          matização (do zero ao 2), o condutor, na acepção da lei, é o   belecer o tempo necessário para recuperação do controle do
          ser humano sentado no assento designado ao motorista, ao   veículo de nível 3, de que o usuário de um sistema de condu-
          qual são acessíveis o volante e os pedais, bem como as in-  ção automatizada deve necessariamente ter conhecimento.
          formações do painel. Assim é que o proprietário do veículo   Em princípio, se o Brasil adotar regras similares às uti-
          (pessoa física ou jurídica), notificado do cometimento de   lizadas na França (Arrêté du 8 déc. 2022) esta obrigação de
          uma infração de trânsito, pode indicar ‒ em certos casos ‒ o   informação será imposta ao fabricante antes da venda do veí-
          real condutor para efeitos de penalização através do sistema   culo, mas não exclusivamente, uma vez que sobre o locador
          de atribuição de pontos na carteira nacional de trânsito (art.   de um veículo com condução automatizada pode também
          257, CTB). É também este condutor que pode responder   recair esta obrigação de informação ao consumidor. Além
          criminalmente por  delitos como o de lesão corporal e/ou   disso, não podemos ignorar o fato de o veículo poder ser
          de homicídio culposo no trânsito (arts. 302 e 303, CTB).  emprestado de forma não remunerada, entre familiares ou
            Em relação aos veículos com níveis mais altos de au-  amigos, ou revendido a terceiros, mas essas questões ainda
          tomatização, há que se ter em conta diferentes fatores, a   não foram regulamentadas naquele país.
          começar pela posição do condutor que pode, por exemplo,   Por fim, a forma como estas informações são transmiti-
          estar no interior do veículo, atuando como uma espécie de   das pode variar de acordo com os critérios do fabricante (ma-
          supervisor da condução automatizada (figura 2), ou no ex-  nual escrito, vídeos explicativos, interfaces do veículo etc.), o
          terior e mesmo longe do veículo, supervisionando o movi-  que pode aumentar a possibilidade de utilização indevida do
          mento do veículo em uma sala de controle. Essas situações   sistema de condução automatizada pelo usuário. Uma pes-
          levam-nos a refletir sobre a responsabilidade por infrações   quisa de vídeos na internet revela numerosos casos em que
          de trânsito.                                       os condutores ignoraram deliberadamente as limitações de
          24                                                                                julho/agosto/setembro
   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29