Page 28 - Revista EAA - Edição 99
P. 28

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL





















        ISTOCKPHOTOS







            Outra tecnologia sustentável desenvolvida no Brasil, no
          começo da década de 1980, por Oskar Coester, o aeromóvel,
          apesar de logo ter sido implantado em alguns países asiáticos,
          demorou cerca de 30 anos para fazer parte da rede de trans-
          portes brasileira. Trata-se de um sistema, em via elevada,
          que utiliza ar comprimido para sua propulsão. O princípio é
          simples, embora muito bem idealizado, o veículo em forma-
          to de um pequeno trem, feito de material leve, circula sobre
          uma canaleta e possui, na parte inferior, uma peça em for-
          mato de vela de barco invertida. Nesta canaleta é injetado ar
          comprimido e o contato com a “vela” produz o deslocamen-
          to do Aeromóvel por aquele “trilho”. Evidentemente não é   para explosões, o que tem levado ao desenvolvimento de bate-
          um transporte para grandes trajetos, tampouco tem grande   rias com eletrodos sólidos, com maior estabilidade e vida útil,
          capacidade de passageiros. Sua função é fazer pequenas co-  sendo, contudo, mais pesadas.
          nexões entre um sistema maior e outro, com muitas viagens   Outros elementos têm sido testados em baterias para veí-
          em ambos os sentidos, podendo ter alto coeficiente de pas-  culos elétricos, todos com menor densidade energética, mas
          sageiros hora/sentido, não exatamente pela alta capacidade,   com maior ou menor vida útil, maior ou menor custo. A grande
          mas pela facilidade de idas e vindas em pequenos trechos.   questão, que parece ainda não ter sido equacionada, é o impac-
          Foi definido como sendo o transporte ideal para conectar as   to ambiental causado por tais baterias, ao término de sua vida
          pessoas que saíam do sistema de trens urbanos da Trensurb,   útil. Já há tecnologia para reciclagem, embora com custo ainda
          em Porto Alegre, e se dirigiam ao Aeroporto Internacional   inviável para grande escala, e pouco se fala na compensação da
          Salgado Filho, trajeto que pode ser vencido em pouco mais   redução de emissões na operação de transporte em relação ao
          de 1 km, sendo o primeiro aeromóvel do Brasil, em operação   potencial impacto ambiental com a utilização em grande escala.
          desde 2011.                                           A nova tecnologia que vem trazendo grande entusiasmo na
            A discussão mais atual sobre tecnologia, que está já em   busca de sustentabilidade ambiental da mobilidade urbana é o
          operação no Brasil, refere-se aos veículos elétricos, movidos   hidrogênio verde. Essa denominação nem sempre é adequada,
          a baterias geralmente de lítio, ou íon-lítio, que são as que ofe-  já que demanda grande quantidade de energia para sua pro-
          recem maior eficiência, considerando sua capacidade energé-  dução, geralmente pela eletrólise da água, além de volumosos
          tica em relação ao seu tamanho e peso. Um desafio sempre   recursos hídricos, e para países cuja matriz energética atual não
          presente nas análises técnicas sobre os veículos elétricos é sua   apresenta requisitos de sustentabilidade, a produção deste com-
          baixa autonomia, que, de certa forma, faz com que o ambiente   bustível pode não ser tão “verde” assim. A boa notícia é que so-
          urbano seja o mais adequado para sua utilização, e promova   mos o país que possui grande proporção de energia renovável e
          ainda mais a bateria de íon-lítio como sendo a mais adequada.   ambientalmente sustentável em sua matriz energética.
          Por outro lado, uma preocupação com esta tecnologia é o risco   Além disso, temos a maior reserva hídrica do planeta, o que
          28                                                                                julho/agosto/setembro
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33