Page 28 - Revista EAA - Edição 99
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INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
ISTOCKPHOTOS
Outra tecnologia sustentável desenvolvida no Brasil, no
começo da década de 1980, por Oskar Coester, o aeromóvel,
apesar de logo ter sido implantado em alguns países asiáticos,
demorou cerca de 30 anos para fazer parte da rede de trans-
portes brasileira. Trata-se de um sistema, em via elevada,
que utiliza ar comprimido para sua propulsão. O princípio é
simples, embora muito bem idealizado, o veículo em forma-
to de um pequeno trem, feito de material leve, circula sobre
uma canaleta e possui, na parte inferior, uma peça em for-
mato de vela de barco invertida. Nesta canaleta é injetado ar
comprimido e o contato com a “vela” produz o deslocamen-
to do Aeromóvel por aquele “trilho”. Evidentemente não é para explosões, o que tem levado ao desenvolvimento de bate-
um transporte para grandes trajetos, tampouco tem grande rias com eletrodos sólidos, com maior estabilidade e vida útil,
capacidade de passageiros. Sua função é fazer pequenas co- sendo, contudo, mais pesadas.
nexões entre um sistema maior e outro, com muitas viagens Outros elementos têm sido testados em baterias para veí-
em ambos os sentidos, podendo ter alto coeficiente de pas- culos elétricos, todos com menor densidade energética, mas
sageiros hora/sentido, não exatamente pela alta capacidade, com maior ou menor vida útil, maior ou menor custo. A grande
mas pela facilidade de idas e vindas em pequenos trechos. questão, que parece ainda não ter sido equacionada, é o impac-
Foi definido como sendo o transporte ideal para conectar as to ambiental causado por tais baterias, ao término de sua vida
pessoas que saíam do sistema de trens urbanos da Trensurb, útil. Já há tecnologia para reciclagem, embora com custo ainda
em Porto Alegre, e se dirigiam ao Aeroporto Internacional inviável para grande escala, e pouco se fala na compensação da
Salgado Filho, trajeto que pode ser vencido em pouco mais redução de emissões na operação de transporte em relação ao
de 1 km, sendo o primeiro aeromóvel do Brasil, em operação potencial impacto ambiental com a utilização em grande escala.
desde 2011. A nova tecnologia que vem trazendo grande entusiasmo na
A discussão mais atual sobre tecnologia, que está já em busca de sustentabilidade ambiental da mobilidade urbana é o
operação no Brasil, refere-se aos veículos elétricos, movidos hidrogênio verde. Essa denominação nem sempre é adequada,
a baterias geralmente de lítio, ou íon-lítio, que são as que ofe- já que demanda grande quantidade de energia para sua pro-
recem maior eficiência, considerando sua capacidade energé- dução, geralmente pela eletrólise da água, além de volumosos
tica em relação ao seu tamanho e peso. Um desafio sempre recursos hídricos, e para países cuja matriz energética atual não
presente nas análises técnicas sobre os veículos elétricos é sua apresenta requisitos de sustentabilidade, a produção deste com-
baixa autonomia, que, de certa forma, faz com que o ambiente bustível pode não ser tão “verde” assim. A boa notícia é que so-
urbano seja o mais adequado para sua utilização, e promova mos o país que possui grande proporção de energia renovável e
ainda mais a bateria de íon-lítio como sendo a mais adequada. ambientalmente sustentável em sua matriz energética.
Por outro lado, uma preocupação com esta tecnologia é o risco Além disso, temos a maior reserva hídrica do planeta, o que
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