Page 43 - Revista EAA - Edição 99
P. 43
Figura 1. Ilustração de bits, átomos, neurônios e genes utilizando Dall-E2 a partir do prompt: “A painting of a woman interacting
with a robot. Both are studying atoms and neurons in a blackboard. Some genes and bits sequences appear scattered but sharp
and clear in the background. Use a XYZ style and color palete.” Da esquerda para a direita, os estilos usados foram: Modernista,
Impressionista, Fauvista, Van Gogh e Matisse.
e a impressão 3D desempenham papéis centrais, deman- para a educação e o mercado de trabalho. O ritmo ace-
dando conhecimentos em engenharia e ciências físicas. Os lerado das mudanças tecnológicas exige uma reavaliação
neurônios exploram a mente humana e a IA, impulsionan- constante dos currículos educacionais e uma abordagem
do a necessidade de compreender a psicologia, a ética na flexível para a aprendizagem ao longo da vida. A forma-
inteligência artificial e a interação homem-máquina. Final- ção contínua é essencial para que profissionais de todas
mente, os genes abraçam a biotecnologia e a medicina per- as idades possam se manter atualizados e relevantes em
sonalizada, exigindo uma base sólida em biologia, genética um ambiente em constante evolução. Além disso, a au-
e bioinformática. tomação impulsionada pela IA levanta questões sobre o
Nesse contexto de tecnologias convergentes, será cada futuro dos empregos e da força de trabalho. Enquanto al-
vez mais comum a necessidade de interagirmos continua- gumas funções podem ser automatizadas, a demanda por
mente com tecnologias, robôs e outros humanos para re- habilidades humanas únicas, como criatividade, empatia e
solvermos problemas cada vez mais complexos. A figura 1 pensamento crítico, provavelmente aumentará.
ilustra esse novo mundo por vir.
Considerações finais
A importância da educação À medida que avançamos em direção a um futuro
e formação impulsionado por inteligência artificial e tecnologias
Nesse mundo em que a tecnologia passa a ser a força mo- convergentes, a educação surge como a âncora que nos
triz, a educação é a chave para desbloquear o potencial hu- manterá firmes em meio ao turbilhão das mais diferen-
mano (unlock the human potential). A formação necessária tes mudanças.
para o futuro não é mais restrita a habilidades específicas e A formação contínua e a adaptabilidade se tornam
torna-se uma combinação de conhecimento técnico sólido imperativas para aproveitar as oportunidades e superar
e habilidades sociais, emocionais e éticas que permitem às os desafios que a revolução da convergência apresenta. O
pessoas prosperar em um ambiente de constante mudança. conhecimento profundo da IA, juntamente com habilida-
A compreensão dos princípios da IA, por exemplo, é des interpessoais e uma abordagem ética, permitirá que as
fundamental para permitir que os indivíduos participem gerações futuras não apenas sobrevivam, mas prosperem
ativamente em discussões sobre ética, privacidade e im- em um mundo em constante evolução. Estamos diante
pacto social, político e filosófico das diferentes tecnologias. de uma jornada emocionante e desafiadora, e é a nossa
Além disso, a capacidade de colaborar e comunicar eficaz- capacidade de aprender, crescer e nos adaptar que nos per-
mente em equipes multidisciplinares é uma habilidade es- mitirá trilhar esse caminho com sucesso. n
sencial para enfrentar os desafios complexos da revolução
da convergência.
*Anderson Rocha é Prof. titular de Inteligência Artificial e Forense
Desafios na educação Digital do Instituto de Computação, ex-diretor do mesmo instituto
e em empregos e diretor do laboratório de Inteligência Artificial, Recode.ai, todos da
Apesar das empolgantes oportunidades, a revolução da UNICAMP e está classificado entre os 2% cientistas mais influentes do
convergência também apresenta desafios significativos mundo, de acordo com a Research.com e Stanford/PlosOne
julho/agosto/setembro 43