Page 67 - Pesquisa Automotiva SAE BRASIL 2021
P. 67
Cap. #7
PESQUISA MOBILIDADE 2021
O valor das informações
Cliente é o guardião de seus dados
O nível de conscientização da indústria quanto à guarda dos dados do consumidor
durante o uso do veículo cresceu nitidamente nos últimos dois anos. De 2019 para
2021 o porcentual de executivos a considerar que estes dados pertencem ao próprio
consumidor avançou dez pontos, enquanto a fatia dos que veem a montadora como a
guardiã caiu pela metade. Já nos consumidores percebeu-se uma consistência neste
mesmo intervalo, com a ampla maioria novamente considerando-se guardiã dos próprios
dados – e elencando a montadora apenas como a quarta de seis opções disponíveis.
Considerando que veículos conectados serão capazes de gerar uma grande
quantidade de dados dos clientes e dos próprios veículos. Quem você acha
que deveria ser o guardião dos DADOS PESSOAIS DO CONSUMIDOR? (%)
Considerando que veículos conectados serão capazes de gerar uma grande
quantidade de dados dos clientes e dos próprios veículos, quem você acha
que deveria ser o guardião DOS SEUS DADOS PESSOAIS? (%)
Proprietário do veículo Empresa de tecnologia ou telecomunicações
Montadora Rede de concessionárias
Provedor de soluções de mobilidade Governo
4,2
15,2 68,8
54,0 14,7 13,0
7,5 3,0 5,6 9,5 1,6 2,9
67