Page 24 - Revista EAA - Edição 90
P. 24

SAE JOVENS



             Aconselhamento

             profissional



             A interação entre a liderança e os liderados
             se fortalece quando se aprende a delegar
             tarefas, identificar talentos, chefiar equipes,
             criar senso de urgência, enfim, a celebrar
             e reconhecer toda e qualquer conquista



             Roberto Dallecio*




























                                                                                                                                                                                                                                        FOTO DIVULGAÇÃO







                atividade de aconselhamento usualmente conta    Nesse quesito, tanto o lado experiente como o ini-                a interação entre a liderança e os liderados e fortalece o   contrariedades. Aprender a ouvir  é  uma das principais
         A                                                   ciante devem interagir de forma a haver sinergia, que                time. Um líder genuíno diz “nós” em vez de “eu” e sabe dar   qualidades que os jovens devem ter. Comunicação, flexi-
                com dois lados, em um deles existe uma pessoa que
                                                                                                                                                                                      bilidade e negociação são ferramentas úteis para que os
                possui longa experiência profissional. Por ter atua-
                                                             resulta em evolução para ambos. Nenhum profissional
                                                                                                                                  e receber feedbacks.
          do em determinada área durante tempo suficiente para ser   é experiente o  suficiente para não ter o que aprender,         Identificar as megatendências para planejamento ade-  objetivos sejam atingidos, ou para que correções possam
          um(a) especialista, líder ou algo similar. No outro lado, está   assim como todo iniciante tem algo a ensinar. Utilizar   quado das atividades (orçamentos, prazos e implementa-  ser identificadas e aplicadas.
          uma pessoa que pode ser um(a) estudante universitário(a)   melhores práticas desenvolvidas em atividades similares,     ções) a fim de obter os resultados almejados (sociais, eco-  Todos devem se adaptar às demandas em constantes
          ou um(a) profissional menos experiente, que busca por   executadas anteriormente, pode poupar recursos funda-           nômicos e ambientais), é fundamental para toda empresa   mudanças, empresas e profissionais. Tanto os mais expe-
          oportunidades de desenvolvimento e evolução profissional   mentais das empresas e pessoas. Com isso, é possível via-    que tem compromisso não somente com seus acionistas,   rientes quanto os que ainda estão aprendendo. Por isso,
          para construir uma carreira de sucesso. Nos dois lados exis-  bilizar aprovações de novos projetos que poderão resul-   mas também com a sustentabilidade do planeta.       não só o aconselhamento, mas também o compartilha-
          tem palavras-chaves, como conhecimento e aprendizado.   tar em novas oportunidades profissionais, criando, assim,          As demandas por habilidades profissionais e o desen-  mento de experiências é importante entre as gerações,
          Compartilhar conhecimento (gestão do conhecimento) é   um ciclo virtuoso.                                               volvimento de competências adequadas devem ser obser-  pois só dessa forma poderemos vencer as atuais e futuras
          fundamental para um processo de aprendizado dinâmico e   Ter contato e colocar em prática princípios de lide-           vadas para que os profissionais iniciantes sejam competi-  adversidades da nossa vida profissional. n
          eficaz, que normalmente utiliza como base lições aprendi-  rança, como delegar tarefas, identificar talentos, liderar   tivos em diversas áreas de trabalho. Atuar em múltiplos
          das e fundamentadas por meio de erros e acertos que fazem   equipes, criar senso de urgência, aprendizagem contínua,    projetos é uma forma de praticar o networking, trabalhar
          parte de todo tipo de atividade profissional.      celebrar e reconhecer toda e qualquer conquista aumenta              em equipe implica em saber ouvir e aprender a lidar com         *Roberto Dallecio é membro da Mentoria SAE Jovens.
          24                                                                                     abril/maio/junho                 abril/maio/junho                                                                                  25
   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29