Page 20 - Revista EAA - Edição 90
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SAE EDUCAÇÃO



                                                                                                                                                                                      Discutir se o curso é remoto ou presencial,
                                                                                                                                                                                      qual a didática, quem são os professores
                                                                                                                                                                                      é manter uma superficialidade desnecessária


                                                                                                                                                                                      célula de hidrogênio. O papel da SAE BRASIL, como casa
                                                                                                                                                                                      da mobilidade, é de ser uma colmeia abrigando e congre-
                                                                                                                                                                                      gando várias dessas incansáveis abelhas, permitindo fecun-
                                                                                                                                                                                      dação de novas ideias, novas abordagens e criação de valor
                                                                                                                                                                                      agregado intelectual.
                                                                                                                                                                                         Discutir se o curso é remoto ou presencial, discutir qual
                                                                                                                                                                                      a didática, quem são os professores é manter uma superfi-
                                                                                                                                                                                      cialidade desnecessária. Se o conceito moderno de lideran-
                                                                                                                                                                                      ça é ensinar, não existe diferença entre gerentes, diretores,
                                                                                                                                                                                      supervisores, reitores e professores, e estamos todos falando
                                                                                                                                                                                      da mesma essência, do mesmo pólen. Será que executivos
                                                                                                                                                                                      estão preocupados em polinizar nossas estruturas?
                                                                                                                                                                                         Em um ambiente Vuca (Volatility, Uncertainty, Com-
                                                                                                                                                                                      plexity e Ambiguity), o que fica no final?



                                                                                                                                                                                        VOLATILIDADE: pois nossos diplomas e títulos
                                                                                                                                                                                        têm prazo de validade, e, se eles expiram, nossa arro-
                                                                                                                                                                                        gância intelectual também.


                                                                                                                                                                                        INCERTEZAS: certamente, quando se termina
                                                                                                                                                                                        um curso, já existe algo mais contemporâneo no
                                                                                                                                                                                        mercado. A universidade jamais terá a mesma velo-
         A educação                                                 título já é um paradoxo. Uma coisa que a educação             se estendendo até o fim das nossas vidas, passando por chão   cidade do mercado, a mesma contemporaneidade do
                                                                                                                                                                                        mercado, exceto se se embrenhar na pesquisa.
                                                                    definitivamente não tinha até pouco tempo atrás               de fábrica, chão de escritório, chão de laboratório e outros
         da mobilidade   O era mobilidade. A educação era monolítica, com                                                         chãos. Chão que vai do presencial ao remoto, do síncrono   COMPLEXIDADE: uma vez que os conhecimen-
         e a mobilidade                                      fortes tijolos de lousa, giz e professor falando. Fiat motus!        ao assíncrono. Aprendizado sem fim.                   tos se entrepermeiam, ninguém é detentor de todo o

                                                                                                                                                                                        saber, e, nesse momento, as habilidades socioemocio-
                                                                                                                                     A educação da mobilidade da SAE BRASIL prima por
                                                             Então, fez-se o movimento!
         da educação                                         relacionados às metodologias ativas de aprendizado já esta-          este ponto: debates e cursos em que o verdadeiro prota-  nais desempenham um papel primordial neste jogo.
                                                                Era uma vez um mundo sem pandemia, e os assuntos
                                                                                                                                  gonista é o aluno. Falar de multidisciplinaridade é jornal
                                                             vam no palco. Já se falava de Flipped Classroom, Problem             velho.  Nos  nossos  debates,  psicólogos,  administradores,   AMBIGUIDADE: o certo de ontem não é o certo
         Não basta ter diversidade                           & Project Based Learning (PBL), Team Based Learning                  médicos, físicos e matemáticos já foram protagonistas, dei-  de hoje. Nem sempre a melhor solução é adotada.
         de conhecimento ou falar de                         (TBL), que, na verdade, apenas traziam à superfície dois             xando engenheiros como coadjuvantes. Nada mais normal
         multidisciplinaridade, precisamos saber             temas: primeiro, que os professores não sabem tudo, nunca            em um mundo de necessidades tão amplas. Portanto, trazer
         como esses assuntos se permeiam e                   souberam e muito menos hoje, neste ambiente altamente                vários especialistas para falar de um assunto é jurássico. O   Quando toda a fumaça e a poeira da pandemia se forem,
         produzem novas ideias e percepções                  volátil; e, segundo, que os alunos sabem disso tudo e que-           que temos agora é interdisciplinaridade! Não basta ter di-  o que restará senão conhecimento? Fluxo de caixa, EBIT-

                                                             rem também um lugar no protagonismo.                                 versidade de conhecimento, precisamos saber como esses   DA, taxa de retorno, todos esses termos do mundo dos ne-
         Mauro Andreassa
                                                                Então, veio a pandemia, que colocou alguns nervos ex-             assuntos se permeiam, fecundando novas ideias e insights,   gócios se diluem frente à intangibilidade do conhecimento.
                                                             postos: a dificuldade de manter a atenção dos alunos, como           por plateias jovens e ansiosas por novidades.       É difícil criar indicadores para a educação. Em geral, os in-
                                                             interagir, como  democratizar minimamente o espaço de                   Abelha que poliniza a mesma flor não cria variedade. A   dicadores são imediatistas, e educação, por princípio, toma
                                                             aprendizado. Mais do que nunca, a educação começou a                 abelha precisa voar um pouco mais e polinizar flores mais   tempo. A educação precisa mover-se.n
                                                             mover-se. Eis a mobilidade da educação! Não é só fábrica             distantes. Uma flor desconhecida e, talvez, dessa forma, ge-
                                                             que tem um chão, um piso sofrido pelo dia a dia. Sala de             rar novas cores, novos frutos, novos aromas. É a polinização   *Mauro C. Andreassa é graduado em Física pela Pontifícia Uni-
                                                             aula também tem piso. Esse piso, cada vez mais ampliado,             cruzada. O pólen do veículo elétrico vai para a flor do bio-  versidade Católica de São Paulo – PUC-SP, fundador da empresa Big
                                                             não tem mais fim, começando nos primeiros anos de vida e             combustível, o pólen da flor do veículo híbrido vai para a   Learning e mentor para a Educação da Mobilidade da SAE BRASIL
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