Page 21 - Revista EAA - Edição 90
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SAE EDUCAÇÃO



                                                               Discutir se o curso é remoto ou presencial,
                                                               qual a didática, quem são os professores
                                                               é manter uma superficialidade desnecessária


                                                               célula de hidrogênio. O papel da SAE BRASIL, como casa
                                                               da mobilidade, é de ser uma colmeia abrigando e congre-
                                                               gando várias dessas incansáveis abelhas, permitindo fecun-
                                                               dação de novas ideias, novas abordagens e criação de valor
                                                               agregado intelectual.
                                                                 Discutir se o curso é remoto ou presencial, discutir qual
                                                               a didática, quem são os professores é manter uma superfi-
                                                               cialidade desnecessária. Se o conceito moderno de lideran-
                                                               ça é ensinar, não existe diferença entre gerentes, diretores,
                                                               supervisores, reitores e professores, e estamos todos falando
                                                               da mesma essência, do mesmo pólen. Será que executivos
                                                               estão preocupados em polinizar nossas estruturas?
                                                                 Em um ambiente Vuca (Volatility, Uncertainty, Com-
                                                               plexity e Ambiguity), o que fica no final?



                                                                 VOLATILIDADE: pois nossos diplomas e títulos
                                                                 têm prazo de validade, e, se eles expiram, nossa arro-
                                                                 gância intelectual também.


                                                                 INCERTEZAS: certamente, quando se termina
                                                                 um curso, já existe algo mais contemporâneo no
                                                                 mercado. A universidade jamais terá a mesma velo-
 A educação    título já é um paradoxo. Uma coisa que a educação   se estendendo até o fim das nossas vidas, passando por chão   cidade do mercado, a mesma contemporaneidade do
                                                                 mercado, exceto se se embrenhar na pesquisa.
 definitivamente não tinha até pouco tempo atrás   de fábrica, chão de escritório, chão de laboratório e outros
 da mobilidade   O era mobilidade. A educação era monolítica, com   chãos. Chão que vai do presencial ao remoto, do síncrono   COMPLEXIDADE: uma vez que os conhecimen-
 e a mobilidade   fortes tijolos de lousa, giz e professor falando. Fiat motus!   ao assíncrono. Aprendizado sem fim.   tos se entrepermeiam, ninguém é detentor de todo o

                                                                 saber, e, nesse momento, as habilidades socioemocio-
             A educação da mobilidade da SAE BRASIL prima por
 Então, fez-se o movimento!
 da educação  relacionados às metodologias ativas de aprendizado já esta-  este ponto: debates e cursos em que o verdadeiro prota-  nais desempenham um papel primordial neste jogo.
 Era uma vez um mundo sem pandemia, e os assuntos
           gonista é o aluno. Falar de multidisciplinaridade é jornal
 vam no palco. Já se falava de Flipped Classroom, Problem   velho.  Nos  nossos  debates,  psicólogos,  administradores,   AMBIGUIDADE: o certo de ontem não é o certo
 Não basta ter diversidade   & Project Based Learning (PBL), Team Based Learning   médicos, físicos e matemáticos já foram protagonistas, dei-  de hoje. Nem sempre a melhor solução é adotada.
 de conhecimento ou falar de   (TBL), que, na verdade, apenas traziam à superfície dois   xando engenheiros como coadjuvantes. Nada mais normal
 multidisciplinaridade, precisamos saber   temas: primeiro, que os professores não sabem tudo, nunca   em um mundo de necessidades tão amplas. Portanto, trazer
 como esses assuntos se permeiam e   souberam e muito menos hoje, neste ambiente altamente   vários especialistas para falar de um assunto é jurássico. O   Quando toda a fumaça e a poeira da pandemia se forem,
 produzem novas ideias e percepções   volátil; e, segundo, que os alunos sabem disso tudo e que-  que temos agora é interdisciplinaridade! Não basta ter di-  o que restará senão conhecimento? Fluxo de caixa, EBIT-

 rem também um lugar no protagonismo.  versidade de conhecimento, precisamos saber como esses   DA, taxa de retorno, todos esses termos do mundo dos ne-
 Mauro Andreassa
 Então, veio a pandemia, que colocou alguns nervos ex-  assuntos se permeiam, fecundando novas ideias e insights,   gócios se diluem frente à intangibilidade do conhecimento.
 postos: a dificuldade de manter a atenção dos alunos, como   por plateias jovens e ansiosas por novidades.   É difícil criar indicadores para a educação. Em geral, os in-
 interagir, como  democratizar minimamente o espaço de   Abelha que poliniza a mesma flor não cria variedade. A   dicadores são imediatistas, e educação, por princípio, toma
 aprendizado. Mais do que nunca, a educação começou a   abelha precisa voar um pouco mais e polinizar flores mais   tempo. A educação precisa mover-se.n
 mover-se. Eis a mobilidade da educação! Não é só fábrica   distantes. Uma flor desconhecida e, talvez, dessa forma, ge-
 que tem um chão, um piso sofrido pelo dia a dia. Sala de   rar novas cores, novos frutos, novos aromas. É a polinização   *Mauro C. Andreassa é graduado em Física pela Pontifícia Uni-
 aula também tem piso. Esse piso, cada vez mais ampliado,   cruzada. O pólen do veículo elétrico vai para a flor do bio-  versidade Católica de São Paulo – PUC-SP, fundador da empresa Big
 não tem mais fim, começando nos primeiros anos de vida e   combustível, o pólen da flor do veículo híbrido vai para a   Learning e mentor para a Educação da Mobilidade da SAE BRASIL
 20  abril/maio/junho  abril/maio/junho                                                                     21
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