Page 30 - Revista EAA - Edição 91
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COMBUSTÍVEIS DO FUTURO
Imagem: Ronaldo Rios Lopes
“Posto de combustível do futuro”
energia para operar equipamentos como caldeiras, geradores e zindo as emissões em até 50%. Após 20 anos de desenvolvi-
fornalhas. O H verde pode ser produzido na própria planta e mento, as montadoras chegaram à conclusão de que quanto
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utilizado nos processos de produção substituindo matérias-pri- maior o porte, maior é a vantagem para os veículos a célula a
mas fósseis e reduzindo o CO em grande escala. Na mineração combustível em autonomia (mesma que um veículo conven-
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o foco do uso do H verde está em veículos de grande porte e na cional), tempo de abastecimento (de três a cinco minutos) e
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redução de custos em relação ao consumo e transporte de diesel. custo. Dessa forma, o setor de veículos pesados tem recebido
Através dos processos chamados de “Power to X”, o H maiores investimentos, e o H armazenado na forma liquefei-
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verde pode ser usado também para a produção de combustíveis ta está sendo utilizado para ganhar espaço e autonomia. Os
sintéticos. O H (ou gás de síntese) e o CO capturado passam veículos leves possuem tanques de H comprimido a 700 bar.
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por uma série de processos e posterior refino em combustíveis, No Brasil, o hidrogênio pode combinar a rota da eletrifi-
como diesel sintético, gasolina sintética, querosene de aviação cação com a de biocombustíveis. O sonho brasileiro de ter um
e metanol. Além disso, através do processo Haber-Bosch se “veículo a hidrogênio movido a etanol” pode virar realidade,
origina a amônia, um composto de nitrogênio e hidrogênio, mas como seria esse sistema? Etanol utilizado diretamente em
usado para fabricar fertilizantes nitrogenados. A produção célula a combustível SOFC ou célula PEM junto com um
tradicional de amônia utiliza gás natural ou carvão para pro- reformador de etanol embarcado? E se esse reformador fosse
duzir H , bem como para gerar a energia. Como resultado, a estacionário e o veículo abastecido só com H ?
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produção tradicional de amônia é uma das indústrias que mais Como seria então um posto de combustível do futuro?
emitem carbono no mundo. No Brasil, o setor de fertilizantes Partindo do fato de que os veículos deveriam ser emissão zero
importa 80% da amônia e seus derivados, causando um déficit e que o sucesso das diferentes rotas tecnológicas dependerá
histórico na balança comercial. O setor do H verde reabre as das vantagens oferecidas para o consumidor, o H poderia ser
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portas para a produção de amônia verde nacional. produzido nos próprios postos através de inúmeras fontes: H
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A amônia verde, o LOHC (Liquid Organic Carriers), o etanol, H biogás, H solar/eólico, H resíduos... Dentro desse
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H2 líquido e o metanol estão sendo considerados como “H2 conceito, o posto de combustível do futuro será, na verdade,
Carriers” para escalonar o transporte de hidrogênio por via um cluster de energia renovável. E o mais incrível é que isso já
marítima. A amônia e o metanol também estão sendo con- está acontecendo, e a palavra “fuel” está sendo substituída pela
siderados para mistura ou substituição do óleo em embarca- palavra “energy”.n
ções pesadas, e o H puro, como combustível para navios de
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curta distância. No setor de aviação, a E-querosene será usada *Monica Saraiva Panik é mentora da Mobilidade
a para mistura ou substituição de combustíveis fósseis, redu- a Hidrogênio da SAE BRASIL
30 julho/agosto/setembro