Page 30 - Revista EAA - Edição 91
P. 30

COMBUSTÍVEIS DO FUTURO
































          Imagem: Ronaldo Rios Lopes
          “Posto de combustível do futuro”




          energia para operar equipamentos como caldeiras, geradores e   zindo as emissões em até 50%. Após 20 anos de desenvolvi-
          fornalhas. O H  verde pode ser produzido na própria planta e   mento, as montadoras chegaram à conclusão de que quanto
                      2
          utilizado nos processos de produção substituindo matérias-pri-  maior o porte, maior é a vantagem para os veículos a célula a
          mas fósseis e reduzindo o CO  em grande escala. Na mineração   combustível em autonomia (mesma que um veículo conven-
                                 2
          o foco do uso do H  verde está em veículos de grande porte e na   cional), tempo de abastecimento (de três a cinco minutos) e
                        2
          redução de custos em relação ao consumo e transporte de diesel.   custo. Dessa forma, o setor de veículos pesados tem recebido
            Através dos processos chamados de “Power to X”, o H    maiores investimentos, e o H  armazenado na forma liquefei-
                                                          2                          2
          verde pode ser usado também para a produção de combustíveis   ta está sendo utilizado para ganhar espaço e autonomia. Os
          sintéticos. O H (ou gás de síntese) e o CO  capturado passam   veículos leves possuem tanques de H  comprimido a 700 bar.
                      2                    2                                               2
          por uma série de processos e posterior refino em combustíveis,   No Brasil, o hidrogênio pode combinar a rota da eletrifi-
          como diesel sintético, gasolina sintética, querosene de aviação   cação com a de biocombustíveis. O sonho brasileiro de ter um
          e metanol. Além disso, através do processo Haber-Bosch se   “veículo a hidrogênio movido a etanol” pode virar realidade,
          origina a amônia, um composto de nitrogênio e hidrogênio,   mas como seria esse sistema? Etanol utilizado diretamente em
          usado para fabricar fertilizantes nitrogenados. A produção   célula a combustível SOFC ou célula PEM junto com um
          tradicional de amônia utiliza gás natural ou carvão para pro-  reformador de etanol embarcado? E se esse reformador fosse
          duzir H , bem como para gerar a energia. Como resultado, a   estacionário e o veículo abastecido só com H ?
                2                                                                                2
          produção tradicional de amônia é uma das indústrias que mais   Como seria então um posto de combustível do futuro?
          emitem carbono no mundo. No Brasil, o setor de fertilizantes   Partindo do fato de que os veículos deveriam ser emissão zero
          importa 80% da amônia e seus derivados, causando um déficit   e que o sucesso das diferentes rotas tecnológicas dependerá
          histórico na balança comercial. O setor do H  verde reabre as   das vantagens oferecidas para o consumidor, o H  poderia ser
                                              2                                                     2
          portas para a produção de amônia verde nacional.   produzido nos próprios postos através de inúmeras fontes: H
                                                                                                              2
            A amônia verde, o LOHC (Liquid Organic Carriers), o   etanol, H  biogás, H  solar/eólico, H  resíduos... Dentro desse
                                                                     2        2           2
          H2 líquido e o metanol estão sendo considerados como “H2   conceito, o posto de combustível do futuro será, na verdade,
          Carriers” para escalonar o transporte de hidrogênio por via   um cluster de energia renovável. E o mais incrível é que isso já
          marítima. A amônia e o metanol também estão sendo con-  está acontecendo, e a palavra “fuel” está sendo substituída pela
          siderados para mistura ou substituição do óleo em embarca-  palavra “energy”.n
          ções pesadas, e o H  puro, como combustível para navios de
                          2
          curta distância. No setor de aviação, a E-querosene será usada       *Monica Saraiva Panik é mentora da Mobilidade
          a para mistura ou substituição de combustíveis fósseis, redu-                   a Hidrogênio da SAE BRASIL
          30                                                                                julho/agosto/setembro
   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35