Page 25 - Revista EAA - Edição 91
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FOTOS: DIVULGAÇÃO













                                                                                                   Figura 1:
                                                                                                   postos
                                                                                                   de GNV,
                                                                                                   gasodutos de
                                                                                                   transporte e
                                                                                                   escoamento
                                                                                                   e campos de
                                                                                                   produção de
                                                                                                   petróleo e gás
                                                                                                   natural
                                                                                                   Fonte: BNDES,
                                                                                                   20211






             O Brasil tem potencial para produzir mais de 120 mi-
           lhões de m³ ao dia de biometano, o que permitiria substituir
                                                                                                     Figura 2:
           70% do consumo de diesel. Esse imenso potencial está dis-
                                                                                                     potencial de
           tribuído em todas as regiões do País, em localidades aonde                                produção de
           os gasodutos não chegam. O biometano é visto como com-                                    biogás no Brasil
           plementar ao gás fóssil, por garantir a oferta no interior                                Fonte: ABiogás
           brasileiro sem demandar a construção de infraestrutura de
           transporte, permitindo o estabelecimento de corredores
           com disponibilidade de abastecimento de gás para os cami-
           nhões durante todo o trajeto.
             O modal rodoviário de carga e de passageiros no Brasil
           já tem tecnologias veiculares que permitem a utilização do
           biometano como combustível. Há tanto caminhões como
           ônibus testados e aprovados com relação a critérios como
           potência, durabilidade e eficiência no que concerne ao uso
           do biogás (CNT, 2021).
             Em março de 2020, a Agência Internacional de Energia   Dados relativos a 2018 apresentados pela IEA no relatório
           (IEA, sigla em inglês) lançou o documento Outlook for bio-  mostram que o potencial global de produção de biometano
           gas and biomethane: Prospects for organic growth. No texto, a   naquele ano era de 730 megatoneladas de óleo equivalen-
           agência apontou que “o biogás e o biometano têm o poten-  te (Mtoe) – cerca de 805 bilhões de metros cúbicos –, e
           cial de apoiar todos os aspectos do SDS (sigla em inglês para   o potencial de biogás, 570 Mtoe (611 bilhões de metros
           Grupo Internacional de Estratégia de Desenvolvimento   cúbicos). Naquele mesmo ano, porém, a produção total foi
           Sustentável, da ONU), que traça um caminho totalmente   de apenas 35 Mtoe – 37,5 bilhões de metros cúbicos. No
           consistente com o Acordo de Paris, mantendo o aumento   entanto, a agência calculou que cerca de 600 Mtoe (644
           nas temperaturas globais ‘bem abaixo de 2 °C… E envidan-  bilhões de metros cúbicos) poderiam ser produzidos no
           do esforços para limitá-lo a 1,5 °C’, e atende aos objetivos re-  planeta de forma sustentável, o que reforça o desperdício
           lacionados ao acesso universal à energia e ao ar mais limpo”.   energético e o impacto das emissões.

           julho/agosto/setembro                                                                            25
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