Page 27 - Revista EAA - Edição 91
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Figura 3: intensidade de carbono de diferentes combustíveis no programa LCFS da Califórnia - Fonte: ABiogás
de produção de açúcar e álcool, por exemplo, responde por
cerca de 5% da demanda nacional de diesel e tem resíduos
disponíveis para produzir biometano equivalente a até oito
vezes o seu consumo do combustível fóssil.
O setor agropecuário tem abundância de resíduos, que
o permitem se tornar o grande produtor de biocombustí-
veis, indo além do biodiesel e do etanol, e podendo avançar
adiante do biometano, chegando ao hidrogênio a partir do
biogás ou do biometano. O desenvolvimento de tecnolo-
gias de células a combustível também representa oportu-
nidades de uso do biogás e do biometano, aumentando a
eficiência dos motores e reduzindo ainda mais as emissões
de gases de efeito estufa e demais poluentes.
Ao descarbonizar o segmento de transportes, o biome- O Brasil tem potencial para produzir mais de 120 milhões
tano também promove a descarbonização dos produtos da de m³ ao dia de biometano, o que permitiria substituir
70% do consumo de diesel
agroindústria nacional, aumentando a competitividade em
critérios ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla
em inglês), cada vez mais relevantes no cenário de compe-
tição internacional.
Além da expectativa de crescimento da produção na-
cional de gás fóssil e renovável e da ampliação da oferta de
veículos pesados movidos a gás ou com tecnologia diesel-
-gás, a crescente busca pela descarbonização das grandes
cadeias agroindustriais do País leva a crer que o segmento
de transportes pesados viverá uma transformação bastante
importante nos próximos anos. n
REFERÊNCIAS:
https://agenciadenoticias.bndes.gov.br/blogdodesenvolvi-
mento/detalhe/Perspectivas-para-o-mercado-de-gas-natu-
ral-do-Brasil/
2https://cnt.org.br/agencia-cnt/cnt-energia-limpa-para-o- *Alessandro Gardemann é presidente da ABiogás -
-transporte Associação Brasileira do Biogás e do Biometano
julho/agosto/setembro 27