Page 33 - Revista EAA - Edição 57
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Tecnologia de rede do futuro
Na comunicação Car-to-X, veículos
e infraestrutura precisam estar inter-
ligados eletronicamente. Isso é o que
vai garantir a comunicação direta entre
veículos, assim como entre veículos e
toda a infraestrutura de tráfego, por
exemplo, os semáforos.
A comunicação Car-to-X é feita
por meio de rede sem fio LAN ou co-
nexões de rede móvel. A comunicação
ad-hoc* baseia-se na alta velocidade da
WLAN, que é derivada da WLAN de
alta frequência padrão IEEE 802.11p
ou ITS G5A, e permite a comunica-
ção em tempo real. O protocolo foi
estruturado de maneira a permitir que
um grande número de assinantes se
comunique entre si em paralelo.
Depois desses quatro anos de pes-
quisas e desenvolvimento, foi levado a
cabo um dos maiores testes de campo
já realizados no mundo para veículos
com comunicação Car-to-X. Com a
participação de mais de 120 veículos
– entre carros e motos –, a tecnologia
foi posta à prova pela primeira vez em
condições reais de trânsito pelas prin-
cipais estradas da Alemanha e por per-
cursos urbanos em torno das cidades
de Frankfurt e Main. Assistente de Sinalização de mentos, os transeuntes não percebem,
O Grupo BMW, entre todos os Tráfego: informa sobre fluxo ou só percebem a presença de outros
parceiros, foi o único a desenvolver tan- do tráfego rodoviário, limites carros com atraso. E isso ocorre com
to carros quanto motos para os testes de de velocidade ou avisos de uma frequência muito maior do que se
campo. Os engenheiros da empresa es- congestionamento. possa imaginar: um motorista costu-
tiveram focados no desenvolvimento de Abaixo, aviso da presença ma passar por inúmeros cruzamentos
dois sistemas de assistência ao condutor de veículo de emergência de uma localidade que frequentemen-
no Car-to-X: Cross Traffic Assistant te estão encobertos por edifícios, árvo-
(Assistente de Tráfego Transversal) e res e carros estacionados ao longo da
o Traffic Sign Assistant (Assistente de via. A visão dos carros que cruzam, portanto, muitas vezes é bastante dificultada.
Sinalização de Tráfego). Como no Brasil e no mundo todo de mão direita, na Alemanha cruzamen-
tos não sinalizados têm regra de prioridade – veículos que vêm da direita têm
Assistente de Tráfego preferência sobre os que vêm da esquerda –, e é nesse momento que o Assistente
Transversal – Cross de Tráfego Transversal intervém: com base nos dados recebidos dos circundan-
Traffic Assistant tes pela região do cruzamento, ele é capaz avisar previamente ao motorista dos
Tomando por base a Alemanha, onde riscos possíveis.
um terço de todos os acidentes com O sistema foi desenvolvido para avaliar dados como velocidade, distância a
danos pessoais ocorrem em cruza- partir do cruzamento e direção de circulação dos outros veículos na via, além
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