Page 33 - Revista EAA - Edição 57
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Tecnologia de rede do futuro
           Na comunicação Car-to-X, veículos
           e infraestrutura precisam estar inter-
           ligados eletronicamente. Isso é o que
           vai garantir a comunicação direta entre
           veículos, assim como entre veículos e
           toda a infraestrutura de tráfego, por
           exemplo, os semáforos.
             A  comunicação  Car-to-X  é  feita
           por meio de rede sem fio LAN ou co-
           nexões de rede móvel. A comunicação
           ad-hoc* baseia-se na alta velocidade da
           WLAN, que é derivada da WLAN de
           alta frequência padrão IEEE 802.11p
           ou ITS G5A, e permite a comunica-
           ção em tempo real. O protocolo foi
           estruturado de maneira a permitir que
           um grande número de assinantes se
           comunique entre si em paralelo.
             Depois desses quatro anos de pes-
           quisas e desenvolvimento, foi levado a
           cabo um dos maiores testes de campo
           já realizados no mundo para veículos
           com  comunicação  Car-to-X.  Com  a
           participação de mais de 120 veículos
           – entre carros e motos –, a tecnologia
           foi posta à prova pela primeira vez em
           condições reais de trânsito pelas prin-
           cipais estradas da Alemanha e por per-
           cursos urbanos em torno das cidades
           de Frankfurt e Main.              Assistente de Sinalização de      mentos, os transeuntes não percebem,
             O Grupo BMW, entre todos os     Tráfego: informa sobre fluxo      ou só percebem a presença de outros
           parceiros, foi o único a desenvolver tan-  do tráfego rodoviário, limites   carros com atraso. E isso ocorre com
           to carros quanto motos para os testes de   de velocidade ou avisos de   uma frequência muito maior do que se
           campo. Os engenheiros da empresa es-  congestionamento.             possa imaginar: um motorista costu-
           tiveram focados no desenvolvimento de   Abaixo, aviso da presença    ma passar por inúmeros cruzamentos
           dois sistemas de assistência ao condutor   de veículo de emergência  de uma localidade que frequentemen-
           no Car-to-X: Cross  Traffic Assistant                               te estão encobertos por edifícios, árvo-
           (Assistente  de Tráfego Transversal)  e                             res e carros estacionados ao longo da
           o Traffic Sign Assistant (Assistente de   via. A visão dos carros que cruzam, portanto, muitas vezes é bastante dificultada.
           Sinalização de Tráfego).             Como no Brasil e no mundo todo de mão direita, na Alemanha cruzamen-
                                             tos não sinalizados têm regra de prioridade – veículos que vêm da direita têm
           Assistente de Tráfego             preferência sobre os que vêm da esquerda –, e é nesse momento que o Assistente
           Transversal – Cross               de Tráfego Transversal intervém: com base nos dados recebidos dos circundan-
           Traffic Assistant                 tes pela região do cruzamento, ele é capaz avisar previamente ao motorista dos
           Tomando por base a Alemanha, onde   riscos possíveis.
           um terço de todos os acidentes com   O sistema foi desenvolvido para avaliar dados como velocidade, distância a
           danos pessoais ocorrem em cruza-  partir do cruzamento e direção de circulação dos outros veículos na via, além

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