Page 29 - Revista EAA - Edição 57
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O sistema CaRINA 2 também inclui os controles com-
putacionais de esterçamento, aceleração e freio, possibilitan-
do o total comando dessas funções por meio do computador.
O sistema de acoplamento magnético, também acionado
pelo computador, permite que o veículo seja conduzido pelo
motorista ou pelo sistema inteligente embarcado. O softwa-
re do CaRINA 2 é distribuído entre os dois computadores
embarcados. Ambos utilizam o sistema operacional Linux
Ubuntu e a plataforma ROS para a troca de mensagem en-
tre os processos.
Todas as alterações mecânicas e elétricas foram realiza-
das mantendo-se a estética interior do veículo praticamen-
te original. As únicas modificações aparentes são os botões
Sensores de posicionamento para adicionados ao painel e um monitor à frente do banco do
reduzir a zero as fatalidades no passageiro, onde são exibidos o planejamento de rotas, os
trânsito é uma das metas do projeto obstáculos detectados etc. Em caso de emergência, um
botão instalado próximo à alavanca do câmbio desabilita
Áreas de foco
todos os sistemas eletrônicos e passa o comando do veículo
O projeto Drive Me possui diversas metas de pesquisas, para o motorista.
entre elas:
O trabalho dos pesquisadores teve início em 2010, com
u Como os veículos autônomos podem trazer benefícios
o CaRINA 1, veículo elétrico semelhante ao utilizados em
para a sociedade e econômicos, por melhorar a eficiência campos de golfe, no qual foram instalados os sistemas de au-
do tráfego, o ambiente do trânsito e a segurança viária
tomação. Com ele foram feitos os primeiros testes de condu-
u A infraestrutura exigida para a direção autônoma
ção autônoma e obtidos dados sobre navegação robótica, vi-
u As típicas situações de trânsito ideais para os carros são computacional, fusão de sensores, controle, entre outros.
autônomos
Para a fase CaRINA 2, com testes em maior velocidade e
u As opiniões dos consumidores a respeito dos veículos
situações de trânsito urbano, foi adquirido no ano seguinte o
autônomos
Fiat Palio Weekend Adventure, com transmissão automati-
u Como os motoristas ao redor interagem com um carro zada Dualogic. Após os primeiros ensaios de controle com-
autonomamente conduzido
putacional (drive by wire), em setembro de 2012, o CaRINA
2 foi testado pelas ruas do Campus, com controle 100% au-
O projeto terá início este ano com uma pesquisa junto tônomo. Desde então, os algoritmos de controle, percepção e
aos consumidores e o da tecnologia, bem como o desen-
volvimento da interface do usuário e da funcionalidade em
nuvem. Os primeiros automóveis são esperados para chegar
às ruas de Gotemburgo em 2017.
Os 100 automóveis da Volvo dirigidos por consumidores
serão novos modelos desenvolvidos pela empresa, seguindo
a Arquitetura de Produto Escalável (SPA). A arquitetura é
preparada para a introdução contínua de novos suportes e
sistemas de segurança com tecnologias que permitem a di-
reção elevadamente autônoma. O primeiro modelo SPA será
o totalmente novo XC90, que será lançado ainda em 2014.
O projeto também inclui o sistema de estacionamento
totalmente automático, sem motorista a bordo. Isso permite
que o condutor saia do carro já no portão do estaciona-
mento, deixando que o próprio veículo encontre a vaga e Tecnologia desenvolvida no CaRINA 2 também
estacione sozinho. poderá ser usada em caminhões e máquinas agrícolas
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