Page 29 - Revista EAA - Edição 57
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O sistema CaRINA 2 também inclui os controles com-
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                                                              do o total comando dessas funções por meio do computador.
                                                              O sistema de acoplamento magnético, também acionado
                                                              pelo computador, permite que o veículo seja conduzido pelo
                                                              motorista ou pelo sistema inteligente embarcado. O softwa-
                                                              re do CaRINA 2 é distribuído entre os dois computadores
                                                              embarcados. Ambos utilizam o sistema operacional Linux
                                                              Ubuntu e a plataforma ROS para a troca de mensagem en-
                                                              tre os processos.
                                                                 Todas as alterações mecânicas e elétricas foram realiza-
                                                              das mantendo-se a estética interior do veículo praticamen-
                                                              te original. As únicas modificações aparentes são os botões
           Sensores de posicionamento para                    adicionados ao painel e um monitor à frente do banco do
           reduzir a zero as fatalidades no                   passageiro, onde são exibidos o planejamento de rotas, os
           trânsito é uma das metas do projeto                obstáculos  detectados  etc.  Em  caso  de  emergência,  um
                                                              botão instalado próximo à alavanca do câmbio desabilita
           Áreas de foco
                                                              todos os sistemas eletrônicos e passa o comando do veículo
           O projeto Drive Me possui diversas metas de pesquisas,    para o motorista.
           entre elas:
                                                                 O trabalho dos pesquisadores teve início em 2010, com
           u Como os veículos autônomos podem trazer benefícios
                                                              o CaRINA 1, veículo elétrico semelhante ao utilizados em
            para a sociedade e econômicos, por melhorar a eficiência   campos de golfe, no qual foram instalados os sistemas de au-
            do tráfego, o ambiente do trânsito e a segurança viária
                                                              tomação. Com ele foram feitos os primeiros testes de condu-
           u A infraestrutura exigida para a direção autônoma
                                                              ção autônoma e obtidos dados sobre navegação robótica, vi-
           u As típicas situações de trânsito ideais para os carros   são computacional, fusão de sensores, controle, entre outros.
            autônomos
                                                              Para a fase CaRINA 2, com testes em maior velocidade e
           u As opiniões dos consumidores a respeito dos veículos
                                                              situações de trânsito urbano, foi adquirido no ano seguinte o
            autônomos
                                                              Fiat Palio Weekend Adventure, com transmissão automati-
           u Como os motoristas ao redor interagem com um carro   zada Dualogic. Após os primeiros ensaios de controle com-
            autonomamente conduzido
                                                              putacional (drive by wire), em setembro de 2012, o CaRINA
                                                              2 foi testado pelas ruas do Campus, com controle 100% au-
            O projeto terá início este ano com uma pesquisa junto   tônomo. Desde então, os algoritmos de controle, percepção e
           aos consumidores e o da tecnologia, bem como o desen-
           volvimento da interface do usuário e da funcionalidade em
           nuvem. Os primeiros automóveis são esperados para chegar
           às ruas de Gotemburgo em 2017.
            Os 100 automóveis da Volvo dirigidos por consumidores
           serão novos modelos desenvolvidos pela empresa, seguindo
           a Arquitetura de Produto Escalável (SPA).  A arquitetura é
           preparada para a introdução contínua de novos suportes e
           sistemas de segurança com tecnologias que permitem a di-
           reção elevadamente autônoma. O primeiro modelo SPA será
           o totalmente novo XC90, que será lançado ainda em 2014.
            O projeto também inclui o sistema de estacionamento
           totalmente automático, sem motorista a bordo. Isso permite
           que o condutor saia do carro já no portão do estaciona-
           mento, deixando que o próprio veículo encontre a vaga e   Tecnologia desenvolvida no CaRINA 2 também
           estacione sozinho.                                 poderá ser usada em caminhões e máquinas agrícolas


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