Page 37 - Revista EAA - Edição 57
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duzidas no carro foram responsáveis
por mais 181 kgf de downforce a 150
milhas por hora (241 km/h), enquan-
to o SS gera ligeira sustentação a essa
velocidade.
O resultado direto da otimização
do desenho do Camaro Z/28 ficou
ainda mais evidente quando ele foi
posto à prova contra o cronômetro. O
novo Z/28 foi quatro segundos mais
rápido que seu antecessor, o Camaro
ZL1, no lendário Anel Norte (Nor-
dschleife) do circuito de Nürburgring, Defletor que permite ao Sua potência é proveniente do
na Alemanha, além de bater as marcas Z/28 contornar curvas em motor LS7 7-litros de 505 hp (512
obtidas pelo Porsche 911 Carrera S e velocidades mais elevadas, cv) e 65 kgf∙m de torque. Seu câmbio
pelo Lamborghini Murciélago LP640. além de proporcionar melhor manual de seis marchas tem relações
A maioria dos carros de produção é estabilidade e comportamento próximas numericamente e transmi-
projetada para ter uma boa penetração em altas velocidades te a potência do motor para as rodas
aerodinâmica, para “deslizar” através do traseiras por meio de um diferencial
ar e proporcionar uma maior economia de deslizamento limitado tipo Tor-
de combustível. Mas no Z/28 a aero- sen, um conjunto de engrenagens
dinâmica foi orientada de uma forma helicoidais – em vez do tradicional pacote de embreagem com pré-carga nas
totalmente diferente em termos de plantetárias – para uma tração ideal, com mais atuação do limite de desliza-
gerenciamento do fluxo de ar. Seu pa- mento curvas de baixa velocidade e mais liberalidade nas de alta.
cote aerodinâmico foi cuidadosamente Trata-se de um compromisso de comprovada eficiência, além de todos os ele-
concebido para gerar maior downforce. mentos exteriores para melhorar o desempenho. Na verdade, o Camaro Z/28
compartilha de diversificadas soluções aerodinâmicas que foram incorporadas em
O Z/28 é o Camaro mais rápido vários dos Camaro e Corvette de corrida.
já produzido e sua eficiência nas pistas A dinâmica de fluidos computacional foi avaliada em modelos de escala re-
é proveniente de três diferentes áreas: duzida em testes de túnel de vento da General Motors, em Warren, Michigan,
v aumento da aderência: o Z/28 e também em modelos em clay (argila), em tamanho natural. Esses estudos aca-
atinge 1,08 g de aceleração lateral baram resultando em cinco principais diretrizes para a melhoria aerodinâmica
nas curvas, principalmente devi- do Z/28:
do a uma completa revisão do seu
chassi; Grade frontal
v maior poder de frenagem: o Z/28 A grade frontal do Z/28 se transformou em um grande painel aerodinâmico que
vem equipado com freios Brembo propicia downforce para a parte dianteira do carro, aumentando a sua aderência
carbocerâmicos capazes de propor- nas curvas e a sua estabilidade nas altas velocidades. Ela foi projetada para supor-
cionar 1,5 g de desaceleração, além tar a 113,4 kg de downforce em sua extremidade e vem combinada com um painel
da garantia da consistência de fun- aerodinâmico fechado sob a parte dianteira do compartimento do motor, que
cionamento numa pista volta após também melhora as características aerodinâmicas – juntamente com os recursos
volta; aerodinâmicos posicionados à frente das rodas dianteiras.
v menor peso: com motor de aspi-
ração natural, o Z/28 pesa 300 kg Aerofólio traseiro com wickerbill
menos do que o Camaro ZL1 No início do desenvolvimento, o coeficiente de arrasto aerodinâmico objetivado
com compressor. As mudanças vão foi alcançado com o conteúdo original do Camaro SS somado a um novo aerofó-
desde rodas mais leves até o vidro lio traseiro. Mas para atender aos requisitos de downforce imaginados para o Z/28, FOTOS DIVULGAÇÃO
mais fino para o vigia traseiro. o aerofólio traseiro foi modificado com a introdução de um wickerbill – borda
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