Page 37 - Revista EAA - Edição 57
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duzidas no carro foram responsáveis
           por mais 181 kgf de downforce a 150
           milhas por hora (241 km/h), enquan-
           to o SS gera ligeira sustentação a essa
           velocidade.
             O  resultado  direto  da  otimização
           do desenho do Camaro Z/28 ficou
           ainda mais evidente quando ele foi
           posto à prova contra o cronômetro. O
           novo Z/28 foi quatro segundos mais
           rápido que seu antecessor, o Camaro
           ZL1, no lendário Anel Norte (Nor-
           dschleife) do circuito de Nürburgring,  Defletor que permite ao        Sua potência é proveniente do
           na Alemanha, além de bater as marcas  Z/28 contornar curvas em      motor LS7  7-litros de 505 hp (512
           obtidas pelo Porsche 911 Carrera S e  velocidades mais elevadas,    cv) e 65 kgf∙m de torque. Seu câmbio
           pelo Lamborghini Murciélago LP640.  além de proporcionar melhor     manual de seis marchas tem relações
             A maioria dos carros de produção é  estabilidade e comportamento   próximas numericamente e transmi-
           projetada para ter uma boa penetração  em altas velocidades         te a potência do motor para as rodas
           aerodinâmica, para “deslizar” através do                            traseiras por meio de um diferencial
           ar e proporcionar uma maior economia                                de deslizamento limitado tipo Tor-
           de combustível. Mas no Z/28 a aero-                                 sen,  um  conjunto  de  engrenagens
           dinâmica foi orientada de uma forma   helicoidais – em vez do tradicional pacote de embreagem com pré-carga nas
           totalmente diferente em termos de   plantetárias – para uma tração ideal, com mais atuação do limite de desliza-
           gerenciamento do fluxo de ar. Seu pa-  mento curvas de baixa velocidade e mais liberalidade nas de alta.
           cote aerodinâmico foi cuidadosamente   Trata-se de um compromisso de comprovada eficiência, além de todos os ele-
           concebido para gerar maior downforce.  mentos exteriores para melhorar o desempenho. Na verdade, o Camaro Z/28
                                             compartilha de diversificadas soluções aerodinâmicas que foram incorporadas em
             O Z/28 é o Camaro mais rápido   vários dos Camaro e Corvette de corrida.
           já produzido e sua eficiência nas pistas   A dinâmica de fluidos computacional foi avaliada em modelos de escala re-
           é proveniente de três diferentes áreas:  duzida em testes de túnel de vento da General Motors, em Warren, Michigan,
           v  aumento da aderência: o Z/28   e também em modelos em clay (argila), em tamanho natural. Esses estudos aca-
             atinge 1,08 g de aceleração lateral   baram resultando em cinco principais diretrizes para a melhoria aerodinâmica
             nas curvas, principalmente devi-  do Z/28:
             do a uma completa revisão do seu
             chassi;                         Grade frontal
           v  maior poder de frenagem: o Z/28   A grade frontal do Z/28 se transformou em um grande painel aerodinâmico que
             vem equipado com freios Brembo   propicia downforce para a parte dianteira do carro, aumentando a sua aderência
             carbocerâmicos capazes de propor-  nas curvas e a sua estabilidade nas altas velocidades. Ela foi projetada para supor-
             cionar 1,5 g de desaceleração, além   tar a 113,4 kg de downforce em sua extremidade e vem combinada com um painel
             da garantia da consistência de fun-  aerodinâmico fechado sob a parte dianteira do compartimento do motor, que
             cionamento numa pista volta após   também melhora as características aerodinâmicas – juntamente com os recursos
             volta;                          aerodinâmicos posicionados à frente das rodas dianteiras.
           v  menor peso: com motor de aspi-
             ração natural, o Z/28 pesa 300 kg   Aerofólio traseiro com wickerbill
             menos do que o Camaro ZL1       No início do desenvolvimento, o coeficiente de arrasto aerodinâmico objetivado
             com compressor. As mudanças vão   foi alcançado com o conteúdo original do Camaro SS somado a um novo aerofó-
             desde rodas mais leves  até o vidro   lio traseiro. Mas para atender aos requisitos de downforce imaginados para o Z/28,  FOTOS DIVULGAÇÃO
             mais fino para o vigia traseiro.  o aerofólio traseiro foi modificado com a introdução de um wickerbill – borda

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