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TECNOLOGIA
Carros e motos BMW participantes do projeto simTD
de transmitir informações geradas pelo seu próprio veículo. Se o motorista não Técnica de Berlim, Universidade
perceber outro veículo em um cruzamento, ele será avisado por dois tipos de Técnica de Munique, Universidade
sinais: visuais e acústicos. Isso significa que ele poderá frear a tempo e evitar um Saarland de Ciências Aplicadas, da
acidente. O sistema também antecipa para os motoristas os veículos que têm Universidade de Würzburg, Hessen
preferência de passagem. Mobile - Estradas & Gerenciamen-
to do Tráfego, cidades de Frankfurt
Assistente de Sinalização de Tráfego – Traffic Sign Assistant e Main. O projeto foi financiado e
Por meio da comunicação Car-to-X, o Assistente de Sinalização de Tráfego está apoiado pelo Ministério Federal da
habilitado para informar ao motorista com antecedência sobre o gerenciamen- Economia e Tecnologia (BMWi),
to de vários sinais relativos ao fluxo do tráfego rodoviário, assim como limites o Ministério Federal da Educação e
de velocidade praticados no caminho ou avisos de congestionamento. Uma das Pesquisa (BMBF) e o Ministério Fe-
vantagens desse tipo de assistência é que outras funções podem ser incorporadas. deral dos Transportes, Construção e
Além dos alertas sobre a sinalização e fluxo de trânsito, o Assistente de Si- Desenvolvimento Urbano (BMVBS),
nalização de Tráfego também pode transmitir informações no sentido de indicar bem como o estado de Hessen, da As-
ao motorista uma velocidade que lhe permita encontrar uma série de semáforos sociação Alemã para a Indústria Au-
abertos. A transferência sobre dados específicos do nível de tráfego, do estado tomobilística (VDA) e o Consórcio de
das vias e de muitos outros fatores permite ao veículo receber e emitir avisos Comunicação Car 2 Car. n
de acidentes, engarrafamentos, ou pista coberta por neve ou gelo para usuários * Em telecomunicações, os sistemas
das proximidades. A função Car-to-X, no sistema simTD, inclui avisos sobre ad hoc são um tipo de rede que não
veículos de emergência circulando pelas proximidades e até o alerta de luzes de possui um terminal especial, ge-
freio sendo acionadas, deixando o motorista de sobreaviso sobre uma frenagem ralmente designado como ponto de
de emergência à sua frente. acesso, para o qual todas as comu-
nicações convergem e que as enca-
O projeto simTD minha para os respectivos destinos.
Os parceiros do projeto são: Adam Opel AG, Audi AG, BMW AG - BMW Uma rede ad hoc é aquela na qual
Forschung und Technik GmbH, Daimler AG, Ford Research Centre Aachen, todos os terminais funcionam com
Volkswagen AG, Robert Bosch GmbH, Continental Teves AG & Co., OHG, roteadores, encaminhando – de for-
Deutsche Telekom AG, Fraunhofer Society para o Avanço da Pesquisa Aplicada, ma comunitária – as comunicações
Centro Alemão de Pesquisa para Inteligência Artificial (DFKI), Universidade advindas dos terminais vizinhos.
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