Page 34 - Revista EAA - Edição 57
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TECNOLOGIA































           Carros e motos BMW participantes do projeto simTD




           de transmitir informações geradas pelo seu próprio veículo. Se o motorista não   Técnica de Berlim, Universidade
           perceber outro veículo em um cruzamento, ele será avisado por dois tipos de   Técnica de Munique, Universidade
           sinais: visuais e acústicos. Isso significa que ele poderá frear a tempo e evitar um   Saarland de Ciências Aplicadas, da
           acidente. O sistema também antecipa para os motoristas os veículos que têm   Universidade de  Würzburg, Hessen
           preferência de passagem.                                            Mobile - Estradas & Gerenciamen-
                                                                               to do  Tráfego, cidades de Frankfurt
           Assistente de Sinalização de Tráfego – Traffic Sign Assistant       e Main. O projeto foi financiado e
           Por meio da comunicação Car-to-X, o Assistente de Sinalização de Tráfego está   apoiado pelo Ministério Federal da
           habilitado para informar ao motorista com antecedência sobre o gerenciamen-  Economia e  Tecnologia (BMWi),
           to de vários sinais relativos ao fluxo do tráfego rodoviário, assim como limites   o Ministério Federal da Educação e
           de velocidade praticados no caminho ou avisos de congestionamento. Uma das   Pesquisa (BMBF) e o Ministério Fe-
           vantagens desse tipo de assistência é que outras funções podem ser incorporadas.   deral  dos  Transportes,  Construção  e
             Além dos alertas sobre a sinalização e fluxo de trânsito, o Assistente de Si-  Desenvolvimento Urbano (BMVBS),
           nalização de Tráfego também pode transmitir informações no sentido de indicar   bem como o estado de Hessen, da As-
           ao motorista uma velocidade que lhe permita encontrar uma série de semáforos   sociação Alemã para a Indústria Au-
           abertos. A transferência sobre dados específicos do nível de tráfego, do estado   tomobilística (VDA) e o Consórcio de
           das vias e de muitos outros fatores permite ao veículo receber e emitir avisos   Comunicação Car 2 Car.    n
           de acidentes, engarrafamentos, ou pista coberta por neve ou gelo para usuários  *  Em  telecomunicações,  os  sistemas
           das proximidades. A função Car-to-X, no sistema simTD, inclui avisos sobre   ad hoc são um tipo de rede que não
           veículos de emergência circulando pelas proximidades e até o alerta de luzes de   possui um terminal especial, ge-
           freio sendo acionadas, deixando o motorista de sobreaviso sobre uma frenagem   ralmente designado como ponto de
           de emergência à sua frente.                                          acesso, para o qual todas as comu-
                                                                                nicações convergem e que as enca-
           O projeto simTD                                                      minha para os respectivos destinos.

           Os parceiros do projeto são: Adam Opel AG, Audi AG, BMW AG - BMW     Uma rede ad hoc é aquela na qual
           Forschung und Technik GmbH, Daimler AG, Ford Research Centre Aachen,   todos os terminais funcionam com
           Volkswagen AG, Robert Bosch GmbH, Continental Teves AG & Co., OHG,   roteadores, encaminhando – de for-
           Deutsche Telekom AG, Fraunhofer Society para o Avanço da Pesquisa Aplicada,   ma comunitária – as comunicações
           Centro Alemão de Pesquisa para Inteligência Artificial (DFKI), Universidade   advindas dos terminais vizinhos.

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