Page 38 - Revista EAA - Edição 57
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TECNOLOGIA





           de vime, numa tradução livre – uma   Saias, uma extensão das caixas de rodas e dos defletores dianteiros
           aba plana, vertical, saliente do bor-  A modelagem adotada para as saias proporciona um estilo mais ousado e garante
           do de fuga do aerofólio. Apesar de se   desempenho aerodinâmico significativamente melhor, enquanto as extensões das
           tratar de uma mudança esteticamente   caixas de rodas que acolhem os largos pneus do Z/28 direcionam o ar que passa
           menor, que acrescenta cerca de 28 uni-  pelos pneus. Defletores nas extremidades frontais inferiores das rodas dianteiras
           dades de arrasto aerodinâmico, reduz   também contribuem para a produção de pressão aerodinâmica do carro, tomando
           a sustentação traseira em 70 unidades.   o lugar de um defletor convencional.
           Isso permite que o Z/28 faça curvas
           em velocidades mais elevadas e pro-  Chapa inferior
           porciona melhor estabilidade e com-  A parte inferior da carroçaria Z/28 incorpora uma chapa que ajuda a reduzir a
           portamento nas altas velocidades.  perda de sustentação negativa dianteira. Ela foi criada a partir da tecnologia da
                                             dinâmica de fluidos desenvolvida em computadores e por meio de vários testes
           Exaustor de ventilação            em túnel de vento. Junto com o benefício aerodinâmico, ela também contribui
           Um exaustor de compósito de fibra   para o arrefecimento do conjunto mecânico, com dutos de perfil NACA dese-
           de carbono oferece melhor arrefeci-  nhados para sugar ar para área inferior do túnel, onde ar altamente energizado
           mento do compartimento do motor,   provê arrefecimento adicional para os componentes da parte inferior afetados
           fazendo com que o ar quente tenha de   pela energia térmica do escapamento do motor LS7. Exclusivos revestimentos
           uma rota de saída bem definida, mas   internos das caixas de roda funcionam também com o assoalho inferior para um
           que desempenha papel importante no   fluxo de ar ideal.
           desempenho aerodinâmico do carro.    Adicionalmente a isso, o desenho da parte frontal do Z/28 desempenha pa-
           Ele determina o caminho para que o   pel importante no gerenciamento do fluxo de ar. Ele é baseado no Camaro
           ar que vem canalizado através da grade   SS, mas os faróis de neblina, o defletor de ar e a base superior da grade são
           saia sobre o capô do carro. Sem essa   substituídos por coberturas para os faróis de neblina eliminados (para reduzir
           alternativa de ventilação, o ar seria   peso), suporte para duto de ar, grade superior otimizada para fluxo de ar visando
           “empurrado” para fora pela parte in-  melhor arrefecimento e uma extremidade frontal modificada que traz suportes
           ferior do compartimento do motor, o   para dutos de arrefecimento dos freios. O ar que vem do defletor e da parte in-
           que poderia provocar uma redução da   ferior da grade é canalizado por meio de dutos para os discos e pinças de freios.
           downforce. Seu desenho é semelhante   O Camaro Z/28 chega aos revendedores na próxima primavera do hemisfério
           ao do extrator do Camaro ZL1.     norte, antes do início da temporada de corridas de 2014.        n























            Detalhes que proporcionam
            estilo intimidador e maior
            eficiência no direcionamento do
            ar sobre as rodas e laterais do carro


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