Page 38 - Revista EAA - Edição 57
P. 38
TECNOLOGIA
de vime, numa tradução livre – uma Saias, uma extensão das caixas de rodas e dos defletores dianteiros
aba plana, vertical, saliente do bor- A modelagem adotada para as saias proporciona um estilo mais ousado e garante
do de fuga do aerofólio. Apesar de se desempenho aerodinâmico significativamente melhor, enquanto as extensões das
tratar de uma mudança esteticamente caixas de rodas que acolhem os largos pneus do Z/28 direcionam o ar que passa
menor, que acrescenta cerca de 28 uni- pelos pneus. Defletores nas extremidades frontais inferiores das rodas dianteiras
dades de arrasto aerodinâmico, reduz também contribuem para a produção de pressão aerodinâmica do carro, tomando
a sustentação traseira em 70 unidades. o lugar de um defletor convencional.
Isso permite que o Z/28 faça curvas
em velocidades mais elevadas e pro- Chapa inferior
porciona melhor estabilidade e com- A parte inferior da carroçaria Z/28 incorpora uma chapa que ajuda a reduzir a
portamento nas altas velocidades. perda de sustentação negativa dianteira. Ela foi criada a partir da tecnologia da
dinâmica de fluidos desenvolvida em computadores e por meio de vários testes
Exaustor de ventilação em túnel de vento. Junto com o benefício aerodinâmico, ela também contribui
Um exaustor de compósito de fibra para o arrefecimento do conjunto mecânico, com dutos de perfil NACA dese-
de carbono oferece melhor arrefeci- nhados para sugar ar para área inferior do túnel, onde ar altamente energizado
mento do compartimento do motor, provê arrefecimento adicional para os componentes da parte inferior afetados
fazendo com que o ar quente tenha de pela energia térmica do escapamento do motor LS7. Exclusivos revestimentos
uma rota de saída bem definida, mas internos das caixas de roda funcionam também com o assoalho inferior para um
que desempenha papel importante no fluxo de ar ideal.
desempenho aerodinâmico do carro. Adicionalmente a isso, o desenho da parte frontal do Z/28 desempenha pa-
Ele determina o caminho para que o pel importante no gerenciamento do fluxo de ar. Ele é baseado no Camaro
ar que vem canalizado através da grade SS, mas os faróis de neblina, o defletor de ar e a base superior da grade são
saia sobre o capô do carro. Sem essa substituídos por coberturas para os faróis de neblina eliminados (para reduzir
alternativa de ventilação, o ar seria peso), suporte para duto de ar, grade superior otimizada para fluxo de ar visando
“empurrado” para fora pela parte in- melhor arrefecimento e uma extremidade frontal modificada que traz suportes
ferior do compartimento do motor, o para dutos de arrefecimento dos freios. O ar que vem do defletor e da parte in-
que poderia provocar uma redução da ferior da grade é canalizado por meio de dutos para os discos e pinças de freios.
downforce. Seu desenho é semelhante O Camaro Z/28 chega aos revendedores na próxima primavera do hemisfério
ao do extrator do Camaro ZL1. norte, antes do início da temporada de corridas de 2014. n
Detalhes que proporcionam
estilo intimidador e maior
eficiência no direcionamento do
ar sobre as rodas e laterais do carro
38