Page 40 - Revista EAA - Edição 57
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AEROESPACIAL
A jato no ar, elétrico no chão
As vantagens econômicas trazidas
pelo EGTS, de acordo com a fabrican-
te, incluem ainda a redução de desgaste
dos motores e dos freios, estendendo a
vida útil desses componentes, e a dimi-
nuição das manutenções dos motores
pela redução significativa de Danos
por Objetos Estranhos (Foreign
Object Damage). Fora isso, o uso dessa
tecnologia também pode resultar em
um menor volume de taxas recolhidas
por conta das emissões de carbono.
Ao manter os motores desligados
por mais tempo, o EGTS também
permitirá a redução dos níveis de ru-
SISTEMA HÍBRIDO EGTS PROMETE REDUZIR O CONSUMO DE ídos e das emissões de dióxido de car-
COMBUSTÍVEL E DE OUTROS CUSTOS RELACIONADOS AO bono (CO2) e de óxidos de nitrogênio
TAXIAMENTO, ALÉM DE TRAZER BENEFÍCIOS AMBIENTAIS E (NOx) na área do aeroporto. Também
OPERACIONAIS FABIO OMETTO a equipe operacional de solo será pri-
vilegiada pela tecnologia, com a elimi-
Todos os dias, no mundo todo, um volume considerável de querosene de aviação nação do ruído e do deslocamento de
é queimando enquanto as aeronaves executam movimentações no solo – o que ar provocado pelos motores.
inclui, frequentemente, demoradas esperas por uma vaga na ponte para desem- Paralelamente, ainda segundo a
barque ou pela autorização ou mesmo fila para decolar. Por serem calibrados para EGTS International, em função da
o voo, não para o taxiamento, os motores principais dos aviões queimam uma maior agilidade nas manobras, o sis-
quantidade desproporcional de combustível durante as operações nos aeroportos, tema de taxiamento elétrico também
emitindo uma concentração equivalente de poluentes. contribuirá para a diminuição dos
Mas uma tecnologia inovadora que está sendo desenvolvida pela EGTS congestionamentos nos terminais.
International, joint venture formada em 2011 entre a americana Honeywell e
francesa Safran, pode mudar esse cenário muito em breve. Por meio de motores EGTS a bordo
elétricos instalados nos trens de pouso, o Electric Green Taxiing System incor- De forma semelhante a certos auto-
pora à aeronave a característica de um veículo híbrido ao proporcionar um modo móveis híbridos com motores elétricos
secundário de propulsão autônoma para os seus deslocamentos no solo. Dessa nas rodas, o EGTS incorpora em cada
forma, é possível não só dispensar o auxílio dos veículos de reboque para as ma- trem de pouso principal um motor
nobras a ré (pushback), mas também, e fundamentalmente, manter os motores elétrico e uma caixa de redução com
de propulsão desligados durante toda a movimentação no solo, desde o final da embreagem acoplada. A alimentação
aterrissagem até o terminal de passageiros, e deste até a cabeceira da pista, no é feita por um gerador elétrico adicio-
caminho de volta para a decolagem. nal instalado junto à APU (Auxiliary
Segundo as estimativas da EGTS International, em rotas de curta e de média Power Unit), que é um motor a turbi-
distância uma aeronave passa em média duas horas de seu tempo em operações na secundário da aeronave, responsável
de taxiamento todos os dias; com a utilização do sistema EGTS, poderiam ser pela energia para os diversos sistemas
poupados aproximadamente 600 kg de combustível diariamente – o que repre- (comandos da cabine, ar-condicionado
sentaria uma economia anual 250 mil dólares por aeronave, dependendo dos pa- e compressor de ar, entre outros) du- FOTOS DIVULGAÇÃO
râmetros operacionais. rante os embarques e taxiamentos.
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