Page 40 - Revista EAA - Edição 57
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AEROESPACIAL




           A jato no ar, elétrico no chão






                                                                                  As vantagens econômicas trazidas
                                                                               pelo EGTS, de acordo com a fabrican-
                                                                               te, incluem ainda a redução de desgaste
                                                                               dos motores e dos freios, estendendo a
                                                                               vida útil desses componentes, e a dimi-
                                                                               nuição das manutenções dos motores
                                                                               pela  redução  significativa  de  Danos
                                                                               por Objetos Estranhos (Foreign
                                                                               Object Damage). Fora isso, o uso dessa
                                                                               tecnologia também pode resultar em
                                                                               um menor volume de taxas recolhidas
                                                                               por conta das emissões de carbono.
                                                                                  Ao manter os motores desligados
                                                                               por mais tempo, o EGTS também
                                                                               permitirá a redução dos níveis de ru-
           SISTEMA HÍBRIDO EGTS PROMETE REDUZIR O CONSUMO DE                   ídos e das emissões de dióxido de car-
           COMBUSTÍVEL E DE OUTROS CUSTOS RELACIONADOS AO                      bono (CO2) e de óxidos de nitrogênio
           TAXIAMENTO, ALÉM DE TRAZER BENEFÍCIOS AMBIENTAIS E                  (NOx) na área do aeroporto. Também
           OPERACIONAIS        FABIO OMETTO                                    a equipe operacional de solo será pri-
                                                                               vilegiada pela tecnologia, com a elimi-
           Todos os dias, no mundo todo, um volume considerável de querosene de aviação   nação do ruído e do deslocamento de
           é queimando enquanto as aeronaves executam movimentações no solo – o que   ar provocado pelos motores.
           inclui, frequentemente, demoradas esperas por uma vaga na ponte para desem-  Paralelamente, ainda segundo a
           barque ou pela autorização ou mesmo fila para decolar. Por serem calibrados para   EGTS International, em função da
           o voo, não para o taxiamento, os motores principais dos aviões queimam uma   maior agilidade nas manobras, o sis-
           quantidade desproporcional de combustível durante as operações nos aeroportos,   tema de taxiamento elétrico também
           emitindo uma concentração equivalente de poluentes.                 contribuirá para a diminuição dos
             Mas uma tecnologia inovadora que está sendo desenvolvida pela EGTS   congestionamentos nos terminais.
           International, joint venture formada em 2011 entre a americana Honeywell e
           francesa Safran, pode mudar esse cenário muito em breve. Por meio de motores   EGTS a bordo
           elétricos instalados nos trens de pouso, o Electric Green Taxiing System incor-  De forma semelhante a certos auto-
           pora à aeronave a característica de um veículo híbrido ao proporcionar um modo   móveis híbridos com motores elétricos
           secundário de propulsão autônoma para os seus deslocamentos no solo. Dessa   nas rodas, o EGTS incorpora em cada
           forma, é possível não só dispensar o auxílio dos veículos de reboque para as ma-  trem de pouso principal um motor
           nobras a ré (pushback), mas também, e fundamentalmente, manter os motores   elétrico e uma caixa de redução com
           de propulsão desligados durante toda a movimentação no solo, desde o final da   embreagem acoplada. A alimentação
           aterrissagem até o terminal de passageiros, e deste até a cabeceira da pista, no   é feita por um gerador elétrico adicio-
           caminho de volta para a decolagem.                                  nal instalado junto à APU (Auxiliary
             Segundo as estimativas da EGTS International, em rotas de curta e de média   Power Unit), que é um motor a turbi-
           distância uma aeronave passa em média duas horas de seu tempo em operações   na secundário da aeronave, responsável
           de taxiamento todos os dias; com a utilização do sistema EGTS, poderiam ser   pela energia para os diversos sistemas
           poupados aproximadamente 600 kg de combustível diariamente – o que repre-  (comandos da cabine, ar-condicionado
           sentaria uma economia anual 250 mil dólares por aeronave, dependendo dos pa-  e compressor de ar, entre outros) du- FOTOS DIVULGAÇÃO
           râmetros operacionais.                                              rante os embarques e taxiamentos.

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