Page 44 - Revista EAA - Edição 57
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FERROVIÁRIO
VLT da baixada santista
está chegando
PRIMEIRO VEÍCULO LEVE
SOBRE TRILHOS DE SÃO
PAULO ESTARÁ RODANDO
ATÉ O FINAL DO SEMESTRE.
RÁPIDOS, CONFORTÁVEIS
E AMBIENTALMENTE
LIMPOS, OS VLTS COM
TECNOLOGIA ESPANHOLA
SERÃO FEITOS NO BRASIL
FABIO OMETTO
FOTOS DIVULGAÇÃO
Descendente direto dos bondes, o Vossloh Tramlink (acima) pode levar
Veículo Leve sobre Trilhos – VLT 400 passageiros e alcançar 80 Km/h
– é um meio de transporte de passa-
geiros articulado, com tração elétri-
ca, que funciona como um trem de
subúrbio nas regiões metropolitanas
e como trem de superfície, dentro da
cidade. Por conta dessa versatilidade,
velocidade de cruzeiro (de até 100
km/h), e de características favoráveis
ao meio ambiente como emissões
zero de poluentes e de ruídos, além
da preservação das paisagens locais, o
VLT vem se consolidando, em todo o
mundo, como uma solução eficiente
e limpa para a mobilidade nos gran-
des centros urbanos.
Hoje, cinco sistemas de VLT
estão em construção no Brasil: em
Cuiabá (com 22,2 km de exten-
são), Brasília (22,6 km) e Fortaleza
(12,7 km), incluídos nos projetos de
mobilidade urbana para a Copa do
Mundo; o do Rio de Janeiro, com 28
km, que começa a operar em 2015; e
o da Baixada Santista, em São Paulo,
que terá um total de 24,3 km e pre-
visão de entrega do primeiro trecho
ainda neste semestre.
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