Page 44 - Revista EAA - Edição 57
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FERROVIÁRIO




           VLT da baixada santista



           está chegando





           PRIMEIRO VEÍCULO LEVE
           SOBRE TRILHOS DE SÃO
           PAULO ESTARÁ RODANDO
           ATÉ O FINAL DO SEMESTRE.
           RÁPIDOS, CONFORTÁVEIS
           E AMBIENTALMENTE
           LIMPOS, OS VLTS COM
           TECNOLOGIA ESPANHOLA
           SERÃO FEITOS NO BRASIL
           FABIO OMETTO
                                                                                                                FOTOS DIVULGAÇÃO


           Descendente  direto  dos  bondes,  o   Vossloh Tramlink (acima) pode levar
           Veículo  Leve sobre  Trilhos –  VLT   400 passageiros e alcançar 80 Km/h
           – é um meio de transporte de passa-
           geiros articulado, com tração elétri-
           ca, que funciona como um trem de
           subúrbio nas regiões metropolitanas
           e como trem de superfície, dentro da
           cidade. Por conta dessa versatilidade,
           velocidade de cruzeiro (de até 100
           km/h), e de características favoráveis
           ao  meio  ambiente  como  emissões
           zero de poluentes e de ruídos, além
           da preservação das paisagens locais, o
           VLT vem se consolidando, em todo o
           mundo, como uma solução eficiente
           e limpa para a mobilidade nos gran-
           des centros urbanos.
             Hoje, cinco sistemas de  VLT
           estão em construção no Brasil: em
           Cuiabá  (com  22,2 km  de exten-
           são), Brasília (22,6 km) e Fortaleza
           (12,7 km), incluídos nos projetos de
           mobilidade urbana para a  Copa do
           Mundo; o do Rio de Janeiro, com 28
           km, que começa a operar em 2015; e
           o da Baixada Santista, em São Paulo,
           que terá um total de 24,3 km e pre-
           visão de entrega do primeiro trecho
           ainda neste semestre.

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