Page 42 - Revista EAA - Edição 57
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AEROESPACIAL










                                                                                                  Gerador da APU
                                                                                                  Instalado no
                                                                                                  gerador auxiliar
                                                                                                  da aeronave
                                                                                                  (APU), produz a
                                                                                                  energia elétrica
                                                                                                  adicional para
              Unidade de                                 Unidade de Controle do                   alimentar o EGTS
              Interface do Piloto                        Atuador de Roda (WACU)
              Comanda os                                 Repassa aos motores elétricos
              deslocamentos da                           os comandos do piloto
              aeronave para a                            vindos do Controlador EGTS
              frente ou para trás








           Controlador EGTS
           Recebe e converte as
           ações para ordenar os                        Atuador de roda
           comandos eletrônicos
                                                        Aplica à roda o torque desejado
                                                        e a velocidade de acordo com as
                                                        instruções recebidas da WACU
                                                        (Wheel Actuator Control Unit)



           Principais atributos de desempenho                                  em 2016, tanto como equipamento
           Atinge 18 km/h em 20 segundos                                       original das novas aeronaves como
           ≈Atinge 36 km/h em 90 segundos (≈32 km/h em Peso Máximo de Decolagem)  implemento nos aparelhos que já
           Rampa máxima superável 1,5% (em Peso Máximo de Decolagem)           estão em operação hoje.
           Não há redução de confiabilidade ou de desempenho de despacho          Atualmente, a EGTS International
                                                                               já tem acordos de desenvolvimento
           Chegada programada                                                  com várias empresas do setor, in-
           O desenvolvimento do EGTS tem mobilizado mais de 200 engenheiros, tra-  cluindo a Air France e a Airbus.
           balhando em 13 fábricas da Safran e da Honeywell em todo o mundo. O   O compromisso com a fabrican-
           programa de testes dos componentes e da aeronave acumulou até a sua apre-  te francesa inclui a avaliação do
           sentação, na Feira Aeronáutica de Paris 2013, mais de 3.000 horas de ensaios   EGTS como uma nova opção,
           em bancos de provas e instrumentações, e também em manobras de solo em   chamada de eTaxi pela Airbus,
           Toulouse, na França, com um A320 modificado pela EGTS International.  para a  família A320i.  Segundo  a
             Os testes avaliam o equipamento em várias configurações de carga e de   empresa, o equipamento oferecerá
           percurso por meio de uma série de complexas manobras como ré, curvas fe-  diversos benefícios operacionais e
           chadas e em “U”, com diversas especificações de aceleração e de velocidade.   ambientais para os A320: a cada
           O programa também prevê a condução das mesmas manobras em velocida-  viagem, a projeção de economia de
           des acima de 36 km/h, com desempenho total e peso máximo de decolagem.  combustível e de redução de CO2 é
             A EGTS International está concentrando as atenções no segmento de   de aproximadamente 4%, e de cer-
           aeronaves com corredor simples, que são as mais utilizadas para aplicação   ca de dois minutos a cada manobra
           em voos de curta distância. O sistema está previsto para entrar em operação   nos terminais.      n

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