Page 42 - Revista EAA - Edição 57
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AEROESPACIAL
Gerador da APU
Instalado no
gerador auxiliar
da aeronave
(APU), produz a
energia elétrica
adicional para
Unidade de Unidade de Controle do alimentar o EGTS
Interface do Piloto Atuador de Roda (WACU)
Comanda os Repassa aos motores elétricos
deslocamentos da os comandos do piloto
aeronave para a vindos do Controlador EGTS
frente ou para trás
Controlador EGTS
Recebe e converte as
ações para ordenar os Atuador de roda
comandos eletrônicos
Aplica à roda o torque desejado
e a velocidade de acordo com as
instruções recebidas da WACU
(Wheel Actuator Control Unit)
Principais atributos de desempenho em 2016, tanto como equipamento
Atinge 18 km/h em 20 segundos original das novas aeronaves como
≈Atinge 36 km/h em 90 segundos (≈32 km/h em Peso Máximo de Decolagem) implemento nos aparelhos que já
Rampa máxima superável 1,5% (em Peso Máximo de Decolagem) estão em operação hoje.
Não há redução de confiabilidade ou de desempenho de despacho Atualmente, a EGTS International
já tem acordos de desenvolvimento
Chegada programada com várias empresas do setor, in-
O desenvolvimento do EGTS tem mobilizado mais de 200 engenheiros, tra- cluindo a Air France e a Airbus.
balhando em 13 fábricas da Safran e da Honeywell em todo o mundo. O O compromisso com a fabrican-
programa de testes dos componentes e da aeronave acumulou até a sua apre- te francesa inclui a avaliação do
sentação, na Feira Aeronáutica de Paris 2013, mais de 3.000 horas de ensaios EGTS como uma nova opção,
em bancos de provas e instrumentações, e também em manobras de solo em chamada de eTaxi pela Airbus,
Toulouse, na França, com um A320 modificado pela EGTS International. para a família A320i. Segundo a
Os testes avaliam o equipamento em várias configurações de carga e de empresa, o equipamento oferecerá
percurso por meio de uma série de complexas manobras como ré, curvas fe- diversos benefícios operacionais e
chadas e em “U”, com diversas especificações de aceleração e de velocidade. ambientais para os A320: a cada
O programa também prevê a condução das mesmas manobras em velocida- viagem, a projeção de economia de
des acima de 36 km/h, com desempenho total e peso máximo de decolagem. combustível e de redução de CO2 é
A EGTS International está concentrando as atenções no segmento de de aproximadamente 4%, e de cer-
aeronaves com corredor simples, que são as mais utilizadas para aplicação ca de dois minutos a cada manobra
em voos de curta distância. O sistema está previsto para entrar em operação nos terminais. n
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