Page 47 - Revista EAA - Edição 57
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Trecho inicial     Segundo Carlos Romão, engenhei-
                                                            terá 15 pontos     ro da EMTU-SP e gestor da obra,
                                                            de embarque,       a energia elétrica para o SIM será
                                                            entre estações,    fornecida diretamente pela Ele-
                                                            terminais          tropaulo, por meio de 4 pontos de
                                                            e áreas de         alimentação, de 13,8 kW. O trecho
                                                            transferência.     entre São Vicente e Santos contará
                                                            Será possível      com 11 estações retificadoras, e ou-
                                                            utilizar VLT e     tras três serão instaladas para o ra-
                                                            ônibus pagando     mal do Valongo.
                                                            uma só tarifa         Cada unidade do VLT conta com
                                                                               quatro truques, sendo um truque
                                                                               motor em cada extremidade do ve-
                                                                               ículo e dois truques intermediários,
                                                                               um motor e um sem tração. Cada
           Defesa do Meio Ambiente (Gaema), Núcleo Baixada Santista, deu entrada   truque motor tem dois motores in-
           na Justiça com uma liminar para interromper as obras, alegando a inconformi-  dependentes, instalados um em cada
           dade com o trajeto previsto na licença ambiental. Os promotores argumentam   eixo. Com isso, o TramLink oferece
                                                                                                    2
           que no projeto original não havia a previsão dos trilhos passarem pelo canteiro   aceleração de 1,2  m/s , velocida-
           central da av. Francisco Glicério, e que a opção mais viável e econômica seria   de média de 25 km/h e máxima de
           ocupar a antiga linha da CPTM. A Prefeitura e a EMTU, porém, defendem   80  km/h, capacidade de frenagem
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           que a alteração estava prevista desde a audiência pública realizada em 2009, e   de 1,3 m/s  (serviço) e de 1,7 m/s  a
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           que o trajeto pelo centro da avenida permitirá maior fluidez no trânsito – já   3 m/s  (emergência com freio de via),
           que um estudo apontou que o traçado pela ferrovia, hoje desativada, causaria   supera rampas de até 7% e superele-
           obstruções para a conversão à direita. Apesar do impasse, a EMTU-SP, outra   vação de até 150 mm.
           vez, manteve os prazos de entrega das obras, testes e operação.        Os  VLTs  da  Baixada  Santis-
                                                                               ta vão circular por vias segregadas
           TramLink, o VLT nacional                                            e urbanas, com limite de carga de
           O modelo do Veículo Leve sobre Trilhos escolhido para operar na Baixada   12 t/eixo, bitola de 1.435 mm. e po-
           Santista é o TramLink, da Vossloh. Os 22 VLTs já adquiridos serão fabricados   dem operar em curvas com raios de
           pelo consórcio entre a empresa espanhola e a brasileira T´Trans, e o contrato   100 m na via principal e de 20 m nos
           prevê a transferência de tecnologia entre ambas. Os três primeiros serão feitos   pátios. A  Vossloh também irá for-
           na Espanha e os demais em Três Rios (RJ), com índice de nacionalização   necer os aparelhos de mudança de
           perto de 60%. As composições serão entregues, progressivamente, entre junho   via (AMV), máquinas de chave e o
           deste ano e fevereiro de 2015. Segundo a fabricante, a vida útil desses VLTs é   sistema de fixação modelo DFF21.
           de aproximadamente 30 anos.                                         Parte desses componentes será feita
             Os TramLink são bidirecionais, com cabine de condução em ambas as   no Brasil pela Vossloh Cogifer, a an-
           extremidades e passagem (gangway) entre os módulos do veículo. Cada com-  tiga Barros Monteiro.
           posição terá sete carros em aço inoxidável, com 43,7 m de comprimento total,   De acordo com a EMTU/SP, o
           2,65 m de largura da caixa, altura máxima de 3,60 m (com pantógrafo em   intervalo médio entre os VLTs será
           repouso) e altura nominal do piso de 36 cm. Os veículos serão equipados   de três minutos e meio. A empresa
           com ar-condicionado, seis portas deslizantes de cada lado e terão capacidade   também prevê uma redução signifi-
           mínima de 400 passageiros (6 em pé/m²), com pelo menos 56 bancos, além de   cativa do consumo de energia, pois,
           espaços para dois cadeirantes e dois obesos.                        segundo seus dados, o VLT consome
             O conteúdo mecânico do TramLink é formado por tração múltipla, com   62% menos do que os ônibus e 81%
           freio regenerativo e sistema de armazenamento de energia. A propulsão to-  menos do que os automóveis – o que
           talmente elétrica, de 750 V CC, é feita por meio de captação de energia da   significa uma  economia  de R$  264
           catenária por pantógrafo, com assistência de baterias ou supercapacitores.   milhões anuais em combustível   n

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