Page 48 - Revista EAA - Edição 57
P. 48

COMBUSTÍVEL




           Enfrentando os                                        O biodiesel veio para ficar. Nos Estados Unidos, a

                                                                 produção do combustível derivado principalmente da
           desafios técnicos                                     soja e graxa amarela (óleo de cozinha reciclado) segue
                                                                 em ritmo recorde: em 2013, foram 3,47 bilhões de li-
                                                                 tros até agosto, de acordo com a Agência de Proteção
           do biodiesel                                          Ambiental (EPA) do país. Quando combinado com o
                                                                 diesel “renovável” – substituto similar do diesel basea-
                                                                 do no petróleo que utiliza tecnologia de processamento
                                                                 diferente –, o total foi de quase 4,17 bilhões de litros.
                                                                    Globalmente, a previsão de capacidade de produção
           ENGENHEIROS E PESQUISADORES ESTÃO                     de biodiesel chegará a 67 bilhões de litros em 2015, com
           TRABALHANDO PARA MITIGAR OS                           a capacidade de produzir o diesel renovável subindo 4,5
           EFEITOS NEGATIVOS DO BIODIESEL NOS                    bilhões de litros, segundo a Lux Research.
           COMPONENTES DO MOTOR E NOS SISTEMAS                      As 116 unidades de produção ativas nos EUA, duas
           PÓS-TRATAMENTO                                        delas de copropriedade do ícone da música Willie Nel-
                                                                 son (que tem sua própria marca de rede de varejo), es-
           TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO AUTORIZADA DE “TACKLING
                                                                 tão trabalhando para manter o fornecimento acima da
           BIODIESEL’S TECHNICAL CHALLENGES”, MATÉRIA PUBLICADA NA
                                                                 demanda. Entre 2003 e 2012, o consumo de biodie-
           REVISTA AUTOMOTIVE ENGINEERING INTERNATIONAL ONLINE,
                                                                 sel cresceu mais que 6.000%, de acordo com os dados
           VOL. 121, N° 8, 5 DE NOVEMBRO 2013, TEXTO PATRICK PONTICEL E
           TRADUÇÃO BOB SHARP                                    compilados pela Agência de Informação de Energia
                                                                 dos Estados Unidos. O relativo crescimento explosivo
                                                                 foi gerado por uma combinação de normas estaduais e
                                                                 federais sobre combustíveis renováveis, créditos de im-
                                                                 postos federais e maior disponibilidade de automóveis
                                                                 que utilizam diesel limpo. Há mais de 30 modelos à
                                                                 venda, atualmente, e se prevê que mais 19 carros a die-
                                                                 sel cheguem ao mercado até 2015.
                                                                    Advogados do biodiesel esperam que  as  cidades
                                                                 mais importantes imitem Nova York na recente decisão
                                                                 de a frota municipal (a maior do país) ser movida exclu-
                                                                 sivamente a B5 (5% biodiesel/95% diesel de petróleo)
                                                                 no final de 2014, passando a B20 em 2016 durante os
                                                                 meses quentes. Frotistas constataram que até misturas
                                                                 menores B2 e B5 oferecem propriedades de lubricidade
                                                                 iguais ou em alguns casos superiores ao diesel de enxo-
                                                                 fre ultrabaixo.
                                                                    Há também o potencial para biodiesel de alta qua-
                                                                 lidade oferecer número de cetanas significativamente
                                                                 mais alto na comparação com o diesel de petróleo,
                                                                 como mostram alguns estudos. Mas a crescente popu-
                                                                 laridade do biodiesel também impõe desafios aos en-
                                                                 genheiros de motores e pesquisadores de combustíveis,
                                                                 inclusive dirigibilidade em tempo frio (particularmen-
           A Propel Fuels, de Redwood City, Califórnia, estava   te com biodiesel B100), aumento de emissões de NOx
           vendendo B5 e B20 por cerca de US$ 1,10 o litro       e custo de produção mais alto. E por ser o B100 um
           desde o começo de setembro nos seus postos            solvente, ele pode ocasionar problemas em borrachas e  FOTOS PATRICK PONTICEL
           naquele Estado. A empresa compra o combustível        outros componentes utilizados em motores mais anti-
           de alguns produtores de biodiesel                     gos, dizem os especialistas.


           48
           48
   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53