Page 55 - Revista EAA - Edição 57
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A Grede utiliza topologia e análise
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                                                                               geometrias precisas de fundidos
                                                                               que atendam aos casos de carga
                                                                               e vetores de esforço individuais
                                                                               onde necessário, efetivamente
                                                                               reduzindo massa e aumentando
                                                                               a resistência à fadiga. Na foto, um
                                                                               jumelo de mola de SiboDur


           tância um exame cuidadoso do valor   que se entende por redução de massa em razão do delta de densidade do mate-
           de custo total da cadeia considerando   rial. Contudo, considerando os custos associados às metodologias de adaptação
           componente, manufatura e custo total   para rolamentos de roda, suportes de pinças de freio e componentes auxiliares,
           da integração do subsistema.      combinado com o envelope de desenho final necessário para acomodar o mate-
             Isto dito, é crítico entender as im-  rial menos resistente, é comum fabricantes terem tido aumento de custos para
           plicações do envelope de projeto dis-  compensar as ineficiências de projeto.
           ponível que tipicamente cresce para
           acomodar materiais de densidade mais   SiboDur cuida das cargas
           baixa, como o alumínio, de módulo de   Veículos comerciais são sujeitos a uma variedade de cargas, ambientes operacio-
           Young mais baixo.                 nais e condições térmicas, que incluem elevado cisalhamento e flexão (devido à
             Por exemplo, uma manga de eixo   massa do veículo e à elevada carga transportada), torção (causada por pisos irre-
           de alumínio, originalmente fundida   gulares, como ao colocar uma roda numa guia de calçada), carga lateral (curvas)
           em molde sob pressão, ser feita de ma-  e cargas para frente e para trás (resultantes da aceleração/desaceleração). Na prá-
           terial mais denso como o ferro fundido   tica, esses eventos ocorrem em combinação com efeitos dinâmicos e transientes
           dúctil GJS450: o envelope de desenho   dentro de uma ampla faixa de condições térmicas e ambientais.
           e a seção transversal ficando compara-  Tipicamente, a estrutura de um veículo comercial será projetada de modo
           tivamente menores, os ganhos adicio-  que sob a pior condição de carga imaginável, continuará a haver um fator de
           nais de redução do envelope e aprovei-  segurança baseado numa resistência cedente de 1,5. Esse fator é comum e geral-
           tando a integração adicional, fundida,   mente adequado para resguardar falhas por fadiga; contudo, cálculos de fadiga
           dos componentes de ancoragem do   ainda são usados onde efeitos de concentração de tensão venham provavelmente
           freio e dos itens de adaptação da torre   a ser significativos. Na prática, o projeto de veículos normalmente é governado
           do  amortecedor, antes  componentes   por requisitos de rigidez em vez de níveis máximos de tensão permitidos.
           aparafusados, mostra que esta manga   Para maximizar a capacidade do SiboDur sob essas condições, a Grede utili-
           de eixo poderá ser feita em uma peça   za topologia a análise de elementos finitos para criar geometria de fundição que
           única de ferro fundido dúctil de ulta-  faça coincidir casos individuais de carga e vetores de esforço de tensão exatamen-
           -alta resistência.                te onde necessários, efetivamente reduzindo massa e aumentando a resistência
             A peça de alumínio precisou de   à fadiga.
           um envelope de desenho muito maior   Fabricantes de caminhões no mundo inteiro estão usando, desenvolvendo e
           para compensar o módulo de Young   testando o SiboDur em uma variedade de componentes nos programas de veí-
           das opções de material e certamente   culos atuais e futuros. Esses incluem peças críticas de segurança com requisitos
           uma compensação para a menor rigi-  de alta tensão e torque como mangas de eixo, eixos, braços de controle, cubos,
           dez do alumínio foi necessária nesta   discos de freio, coxins de motor, árvores de manivelas e braços de suspensão.
           aplicação. Comparando, o custo total   O SiboDur foi desenvolvido pela George Fischer Automotive AG, da Suíça.
           pode ser menor utilizando material   A Grede possui licença exclusiva para utilização da liga nos Estados Unidos. Além
           mais resistente como o SiboDur 700-  da indústria de veículos comerciais, a empresa planeja também fornecer fundidos
           10 para produzir uma peça melhor, de   baseados em SiboDur para automóveis, picapes e aplicações industriais.       n
           produção mais fácil e de menor massa.
                                             *Este artigo é baseado no trabalho técnico 2013-01-2419 da SAE International escrito por Jeffrey W.
             Basicamente, o alumínio oferece o   Nichols, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Grede Holdings, LLC.
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