Page 56 - Revista EAA - Edição 57
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AEROESPACIAL
Veículo de transporte
espacial Dragon, de nova
geração, da SpaceX
Preenchendo o Espaço
UMA ANÁLISE DA MUDANÇA DE CARÁTER DOS VOOS ESPACIAIS
TRIPULADOS E DA COMERCIALIZAÇÃO DO ACESSO ORBITAL
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO AUTORIZADA DE “FILLING THE SPACE”, PUBLICADO NA REVISTA DEFENSE/AEROSPACE
ENGINEERING, VOL. 7, N° 3, JUNHO 2013, TEXTO RICHARD GARDNER, EDITOR EUROPEU. TRADUÇÃO BOB SHARP
Persuadir políticos a custear grandes projetos espaciais – hoje - está mais difícil do de uma nova geração de veículos es-
que nunca, como pode ser visto pelos diversos e avançados projetos de lançadores paciais que oferecessem capacidade de
não aproveitáveis e naves espaciais postos de lado durante os últimos 30 anos. transporte no espaço mais frequente.
Mas o acesso ao espaço ainda é vital na medida em que satélites mantêm a Ele deveria ir ficando mais barato
economia mundial girando e permitem a movimentação financeira e a comuni- - durante toda a sua vida operacional
cação ininterruptos e em tempo real em um nível de confiabilidade e precisão - do que os pesados veículos de lan-
impensáveis três décadas atrás, com várias nações ainda querendo tê-lo. Fora os çamento não aproveitáveis. Ele, certa-
maiores e estabelecidos atuantes nos Estados Unidos, Europa Rússia, China, mente, era flexível em operação com
Japão e Índia também têm ambiciosos programas espaciais nacionais. sua capacidade de permanecer no es-
Contudo, a maior mudança na estratégia da política espacial vem dos EUA. paço com outros veículos tripulados,
A tendência começou em 1984 quando a Lei dos Lançamentos Espaciais de colocar grandes satélites em órbita
Comerciais saiu do monopólio da Nasa sobre os lançadores espaciais e criou e de assistir e reparar outros. Seu enor-
a possibilidade de operadores privados desenvolverem veículos de lançamento me compartimento de carga, equipado
não aproveitáveis. Seis anos depois, o presidente George Bush acompanhou a com um braço de controle remoto for-
tendência por meio de legislação adicional permitindo que empresas comerciais necido por uma empresa canadense,
fornecessem serviços de lançamento à Nasa. tinha mesmo o próprio jeito do futuro.
Mas, na realidade, a frota de ôni-
Transições no espaço bus espaciais acabou ficando custosa
O último lançamento e recuperação de um ônibus espacial da Nasa foi em 2011. de manter com seu grande e complexo FOTOS DIVULGAÇÃO
Esse veículo espacial dos anos 1980 foi pensado inicialmente para ser o primeiro veículo, bem como com sua substan-
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