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Experimentos virtuais na ANL (gasolina e diesel)





















           lado da admissão do 4-em-
           linha multicombustível de
           2,4 litros mostra muitas peças
           e subsistemas protótipos,
           incluindo o arrefecedor da eGr


                                             experimentos virtuais foram
           tação de dois estágios combinada com  feitos na Argonne  com os três   tion in a High-Efficiency Dual-Fuel
           recirculação dos gases de escapamento  modos de combustão usados no   Light-Duty Engine”, http://papers.
           (EGR) arrefecida e injeção de ar se-  avançado programa do motor    sae.org/2013-01-1091/).
           cundária. Camisas de cilindros por  Chrysler multicombustível          Utilizar gasolina e diesel de ultra-
           deposição aspergida com superfícies                                 baixo enxofre simultaneamente num
           brunidas a laser para redução de massa                              sistema de combustão dupla mostrou
           e atrito, e gerador-motor de partida por   benefícios efetivos tanto em termos de eficiência térmica ao freio quanto em emis-
           correia são parte do programa que pro-  sões. Mas Cowland advertiu que o processo é difícil de controlar.
           vavelmente entrarão em produção. E a   “Tivemos bons resultados, mas foi em condições bem controladas no dina-
           equipe ganhou “muito conhecimento   mômetro”, afirmou. “Infelizmente, se mudarmos um parâmetro de EGR em
           de  códigos  de  controle”,  que  é  cha-  1% para qualquer lado onde o DMP funciona bem, ele para de funcionar ime-
           ve para o aumento da pressão média   diatamente! Não há maneira de podermos controlar a EGR a 1%; nem pode-
           efetiva ao freio (BMEP) e para elevar   mos medi-lo com toda essa precisão!” De maneira alternativa, o programa está
           os limites de detonação em alta carga,   investigando também uma estratégia de dois combustíveis usando E85 e três
           disse Cowland.                    velas por cilindro.
             O grupo também ganhou muita        Lançado em maio de 2010, o projeto de três anos orçado em US$ 30 mi-
           experiência trabalhando com mi-   lhões é custeado em aproximadamente metade pelo Departamento de Energia
           croinjeção-piloto de diesel (DMP).   (DOE) dos EUA e metade pela Chrysler e seus parceiros de tecnologia e pes-
           Mais comumente utilizada em moto-  quisa, que são o Argonne National Laboratory (modelação CFD e outras analí-
           res a gás natural, o projeto Chrysler   ticas), a Bosch (sistema de injeção direta), a FEV (análise de elementos finitos e
           usa injeção piloto de diesel num mo-  fluidodinâmica por computador 3-D), entre outros. A fase do veículo montado
           mento cuidadosamente estabelecido   será completada em breve.
           para aumentar e estender as taxas de   Após teste em dinamômetro de chassi a minivan será apresentada em abril
           queima da gasolina em altas cargas, ao   de 2014 ao DOE; a Chrysler obteve prorrogação de nove meses no prazo origi-
           mesmo tempo assistindo a combustão   nal devido à lentidão maior que a esperada no processo do contrato no final. De
           por centelha na zona de transição entre   toda maneira, o projeto foi um ponto de reagrupamento para a Engenharia de
           cargas altas e baixas (ver trabalho téc-  Powertrain da Chrysler, ajudando o grupo a “ter de volta seu orgulho”, como um
           nico SAE 2013 “Multi-Dimensional   membro da equipe observou. A AEI publicará uma matéria final sobre o progra-
           Modeling and Validation of Combus-  ma Chrysler/DOE assim que este terminar.

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