Page 55 - Revista EAA - Edição 58
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Experimentos virtuais na ANL (gasolina e diesel)
lado da admissão do 4-em-
linha multicombustível de
2,4 litros mostra muitas peças
e subsistemas protótipos,
incluindo o arrefecedor da eGr
experimentos virtuais foram
tação de dois estágios combinada com feitos na Argonne com os três tion in a High-Efficiency Dual-Fuel
recirculação dos gases de escapamento modos de combustão usados no Light-Duty Engine”, http://papers.
(EGR) arrefecida e injeção de ar se- avançado programa do motor sae.org/2013-01-1091/).
cundária. Camisas de cilindros por Chrysler multicombustível Utilizar gasolina e diesel de ultra-
deposição aspergida com superfícies baixo enxofre simultaneamente num
brunidas a laser para redução de massa sistema de combustão dupla mostrou
e atrito, e gerador-motor de partida por benefícios efetivos tanto em termos de eficiência térmica ao freio quanto em emis-
correia são parte do programa que pro- sões. Mas Cowland advertiu que o processo é difícil de controlar.
vavelmente entrarão em produção. E a “Tivemos bons resultados, mas foi em condições bem controladas no dina-
equipe ganhou “muito conhecimento mômetro”, afirmou. “Infelizmente, se mudarmos um parâmetro de EGR em
de códigos de controle”, que é cha- 1% para qualquer lado onde o DMP funciona bem, ele para de funcionar ime-
ve para o aumento da pressão média diatamente! Não há maneira de podermos controlar a EGR a 1%; nem pode-
efetiva ao freio (BMEP) e para elevar mos medi-lo com toda essa precisão!” De maneira alternativa, o programa está
os limites de detonação em alta carga, investigando também uma estratégia de dois combustíveis usando E85 e três
disse Cowland. velas por cilindro.
O grupo também ganhou muita Lançado em maio de 2010, o projeto de três anos orçado em US$ 30 mi-
experiência trabalhando com mi- lhões é custeado em aproximadamente metade pelo Departamento de Energia
croinjeção-piloto de diesel (DMP). (DOE) dos EUA e metade pela Chrysler e seus parceiros de tecnologia e pes-
Mais comumente utilizada em moto- quisa, que são o Argonne National Laboratory (modelação CFD e outras analí-
res a gás natural, o projeto Chrysler ticas), a Bosch (sistema de injeção direta), a FEV (análise de elementos finitos e
usa injeção piloto de diesel num mo- fluidodinâmica por computador 3-D), entre outros. A fase do veículo montado
mento cuidadosamente estabelecido será completada em breve.
para aumentar e estender as taxas de Após teste em dinamômetro de chassi a minivan será apresentada em abril
queima da gasolina em altas cargas, ao de 2014 ao DOE; a Chrysler obteve prorrogação de nove meses no prazo origi-
mesmo tempo assistindo a combustão nal devido à lentidão maior que a esperada no processo do contrato no final. De
por centelha na zona de transição entre toda maneira, o projeto foi um ponto de reagrupamento para a Engenharia de
cargas altas e baixas (ver trabalho téc- Powertrain da Chrysler, ajudando o grupo a “ter de volta seu orgulho”, como um
nico SAE 2013 “Multi-Dimensional membro da equipe observou. A AEI publicará uma matéria final sobre o progra-
Modeling and Validation of Combus- ma Chrysler/DOE assim que este terminar.
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