Page 16 - Revista EAA - Edição 59
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TEcnologia CAPA
BRT, o coletivo em nível de excelência
criado a Partir da visão sistêMica do transPorte prioridade de circulação e facilita a pas-
urbano de curitiba, conceito de corredores sagem dos ônibus pelos cruzamentos,
ráPidos de ônibus se Globalizou e é aPontado coMo controladas por semáforos inteligentes
a solução Mais eficiente e viável econoMicaMente que aumentam a velocidade.
Para a Mobilidade nos Grandes centros FaBio oMETTo Pagamento antecipado – A tarifa
é paga na própria estação, o que elimi-
na atrasos causados por enormes filas
O BRT (Bus Rapid Transit), ou Trânsito Rápido por Ônibus, é um sistema de para embarque e para o pagamento da
transporte coletivo de alta eficiência, que vem se difundindo em todos os con- passagem no interior dos ônibus.
tinentes como uma solução de baixo custo para a melhoria da mobilidade e da Embarque em nível – A platafor-
qualidade de vida em concentrações populacionais a partir de 250 mil habitantes. ma da estação fica no mesmo nível do
Também conhecido como sistema organizado de transporte coletivo urba- piso dos ônibus, permitindo o embar-
no, o BRT, basicamente, é um corredor de ônibus que opera como o metrô. De que e o desembarque de maneira fácil
acordo com o Institute for Transportation and Development Policy (ITDP) – ou, e rápida. O piso em nível também pos-
Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, organização sediada em sibilita total acessibilidade aos passa-
Nova York, que trabalha em parceria com diversas cidades em todo o mundo geiros com necessidades especiais, ca-
para estimular o transporte sustentável – há cinco características essenciais que deirantes, idosos e carrinhos de bebês.
definem o sistema de BRT: Entretanto, para alcançar o nível
Faixas exclusivas – Os corredores dedicados aos ônibus tornam as viagens mais considerado excelente, um sistema de
rápidas e evitam os atrasos causados pelos congestionamentos do tráfego misto. BRT requer ainda:
Corredores centralizados – A localização das faixas exclusivas no eixo central Veículos de alta capacidade –
da via evita que os ônibus tenham de circular próximo às calçadas, por onde trafe- que comportam, em média, de 160
gam veículos de diversos tipos e em menor velocidade, estacionando ou entrando a 270 passageiros, com grande nú-
em acessos e vias transversais. mero de portas amplas e motoristas
Tratamento dos cruzamentos – Impede que outros veículos atravessem as faixas bem preparados.
exclusivas dos corredores de BRT em cruzamentos de vias. Essa medida assegura a Sistema de monitoramento – Ge-
renciado por um Centro de Controle
Operacional (CCO), que monitora a
frota via GPS, garantindo a qualidade,
pontualidade e a segurança da operação.
Maior conforto ao usuário – Ofe-
recido por um conjunto de elementos
que inclui estações fechadas, mais se-
guras e protegidas das intempéries;
painéis eletrônicos com informações
em tempo real sobre as linhas e veícu-
los modernos e mais confortáveis.
Segundo os especialistas, o sistema
BRT apresenta diversas vantagens em
relação a outros modais de passagei-
ros, principalmente no que se refere
ao custo-benefício, razão pela qual esse
Pioneiro: modelo curitibano é tipo de transporte vem ganhando cada FOTOS DIVULGAÇÃO
inspiração para o mundo
vez mais espaço.
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