Page 18 - Revista EAA - Edição 60
P. 18

ENTREVISTA           VILMAR FISTAROL





           áreas e buscar constantemente a me-  Estimulamos esse conceito e disse-  na-de-açúcar podem ser usadas cultu-
           lhor estratégia para o negócio e a ex-  minamos a importância da cultura   ras tradicionais, como milho, cevada e
           celência no atendimento ao cliente.   ambiental em nossas empresas e para   centeio, e algumas plantas como sorgo
           O evento reúne instrutores de treina-  todos os colaboradores. Somos confir-  sacarino, eucalipto, álamo e salgueiro.
           mento técnico, equipes de Suporte ao   mados como Indústria Líder no Índi-
           Produto, Marketing de Produto, Co-  ce Mundial e Europeu de Sustentabi-  SAE - As tecnologias ambientalmente
           mercial e Comunicação de todas as   lidade da Dow Jones.            responsáveis são sempre vistas como
           marcas do grupo, incluindo represen-                                um fator que empurra os preços para
           tantes da América Latina.                                           cima. Isso ainda procede? O cliente
             Além disso, temos áreas e profis-  NOSSO COMPROMISSO              está disposto a pagar mais?
           sionais dedicados a pesquisar as me-  CONSISTE EM TRAZER AS         Fistarol -  O  conceito  de  sustentabi-
           lhores soluções para os segmentos da   NOVAS TECNOLOGIAS,           lidade cresce e se fortalece dentro da
           CNH, como engenharia,  qualidade,   AGREGANDO EFICIÊNCIA            CNH Industrial. Atuamos não so-
           sustentabilidade, entre outras.   E MENORES CUSTOS NAS              mente em nossos produtos e motores,
             Mas  é  importante  destacar  que   OPERAÇÕES                     como também em nossas fábricas e ca-
           mesmo  dentro  desse  esforço  sinér-                               deia produtiva. Cada vez mais, estamos
           gico cada marca guarda as suas pró-                                 inserindo práticas, soluções e produtos
           prias características e estratégias para   Globalmente, cerca de 1.200 tone-  ambientalmente responsáveis em nos-
           o mercado em que atua, e isso é sem-  ladas de matérias-primas são salvas por   sas fábricas e equipamentos. Os clien-
           pre respeitado.                   meio da remanufatura; US$ 49 milhões   tes têm percebido essa importância e
                                             de investimento são feitos na proteção   aprovado as várias linhas de máquinas
           SAE - Em termos de energias       do meio ambiente; todas as fábricas do   das marcas da CNH Industrial.
           sustentáveis, o que a CNH Industrial   grupo operam no modelo de gerencia-  Estes avanços exigem grandes in-
           tem produzido?                    mento com alto padrão de qualidade, o   vestimentos e desenvolvimento de no-
           Fistarol -  A CNH Industrial investe   World Class Manufacturing (WCM),   vas tecnologias, que invariavelmente
           em pesquisa e na produção de máqui-  o que fez a companhia economizar US$   têm o impacto no custo dos produtos.
           nas movidas por energias sustentáveis   204 milhões em projetos em 2013; 53   Ou seja, nosso compromisso consiste
           e com menos consumo e desperdício   fábricas (equivalente a 98% das receitas   em trazer as novas tecnologias, agre-
           de energia. Desenvolvemos, por meio   industriais) são certificadas pela ISO   gando eficiência e menores custos nas
           da FPT, motores com tecnologias efi-  14001 e 34  (equivalente a 83% das   operações com o uso das nossas má-
           cientes, que elevam o aprimoramento   receitas industriais) têm a certificação   quinas e equipamentos.
           das máquinas e minimizam os efeitos   ISO 50001; e todas possuem eficientes   Finalmente é um erro não pensar
           poluentes. Independente da matriz   sistemas de coleta seletiva, de recicla-  em tecnologias ambientalmente res-
           energética aplicada, nossas máquinas   gem de resíduos e programas de gestão   ponsáveis. Isso não é mais um futuro
           têm esse diferenciador.           de consumo de energia.            distante, mas sim uma realidade. Em-
             As marcas da CNH Industrial são    A CNH Industrial também inves-  bora para os nossos mercados ainda
           referência quando o assunto é combus-  te em ações de educação ambiental,   não seja economicamente viável subs-
           tíveis alternativos. A Iveco, por exem-  tanto nas unidades quanto nas regiões   tituir os motores que usam combus-
           plo, em conjunto com a FPT é a maior   onde suas empresas estão localizadas.   tíveis fósseis por máquinas movidas
           fabricante mundial de veículos comer-  E ainda oferece aos clientes sugestões   100% por biocombustíveis (ou outros
           ciais movidos a GNV (Gás Natural   e dicas sobre economia de energia.  combustíveis não fósseis), as novas
           Veicular) – mais moderno e viável para   Além disso, temos um projeto de   tecnologias  que  estão  chegando  são
           o setor de transporte.  Também vale   biomassa, desenvolvido em parceria   essenciais para a sustentabilidade das
           destacar a produção de tratores movi-  com o Centro de Tecnologia Cana-  nossas operações.
           dos a biocombustíveis, como biodiesel,   vieira (CTC), de Piracicaba (SP), que
           bioetanol, biometano e hidrogênio.  busca utilizar a palha da cana-de-açú-  SAE - O que as atividades no Brasil
             Para a CNH Industrial, susten-  car (gerada na colheita mecanizada)   podem ensinar para as demais
           tabilidade é uma das prioridades.   para produção de energia. Além da ca-  unidades da CNH Industrial no

           18
   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23