Page 22 - Revista EAA - Edição 60
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MOBILIDADE
Seria possível racionalizar o UMA SOLUÇÃO INTEGRADA
PARA OS DESAFIOS DA
uso dos veículos particulares MOBILIDADE URBANA
NÃO PODERIA DEPENDER
SOMENTE DO SETOR DOS
nas grandes cidades? TRANSPORTES URBANOS
ADALBERTO FELÍCIO MALUF FILHO*
A urbanização acelerada e o aumento de renda nas cidades brasileiras ampliaram a como o aumento da poluição, obesi-
necessidade de deslocamentos das pessoas e o acesso aos bens e serviços. A mobi- dade, acidentes, congestionamentos
lidade urbana é um dos mais complexos desafios das políticas públicas, pois quan- e os gastos excessivos em infraes-
to maior a renda da população, mais as pessoas tendem a comprar veículos para trutura para acomodar os veículos
uso particular, reduzindo, assim, o uso do transporte público e gerando ainda mais particulares. Melhorar a mobilidade
congestionamentos. No Brasil, cerca de 85% da população já vive em áreas urba- somente ampliando ruas seria como
nas e os desafios da mobilidade entraram, definitivamente, na pauta da reforma a combater a obesidade comprando
urbana e nos debates políticos em seguida aos protestos de junho de 2013 contra o roupas mais largas. Simplesmente
aumento das tarifas de ônibus. Mas quais são as políticas que poderiam modificar não resolve o problema.
as tendências de estrangulamento da mobilidade urbana? Qual deveria ser o foco Entretanto, a posse do veículo par-
prioritário para os governos municipais, estaduais e federal? Existe solução à vista? ticular e o uso dos carros para alguns
As grandes cidades do mundo nos servem de exemplo dos efeitos nega- tipos de viagens não são os grandes FOTOS DIVULGAÇÃO
tivos da promoção da mobilidade urbana pelo modal individual motorizado, vilões da mobilidade urbana. A in-
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