Page 22 - Revista EAA - Edição 60
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MOBILIDADE
















































           Seria possível racionalizar o                                       UMA SOLUÇÃO INTEGRADA
                                                                               PARA OS DESAFIOS DA
           uso dos veículos particulares                                       MOBILIDADE URBANA
                                                                               NÃO PODERIA DEPENDER
                                                                               SOMENTE DO SETOR DOS
           nas grandes cidades?                                                TRANSPORTES URBANOS
                                                                               ADALBERTO FELÍCIO MALUF FILHO*


           A urbanização acelerada e o aumento de renda nas cidades brasileiras ampliaram a   como o aumento da poluição, obesi-
           necessidade de deslocamentos das pessoas e o acesso aos bens e serviços. A mobi-  dade, acidentes, congestionamentos
           lidade urbana é um dos mais complexos desafios das políticas públicas, pois quan-  e os gastos excessivos em infraes-
           to maior a renda da população, mais as pessoas tendem a comprar veículos para   trutura  para  acomodar  os  veículos
           uso particular, reduzindo, assim, o uso do transporte público e gerando ainda mais   particulares. Melhorar a mobilidade
           congestionamentos. No Brasil, cerca de 85% da população já vive em áreas urba-  somente ampliando ruas seria como
           nas e os desafios da mobilidade entraram, definitivamente, na pauta da reforma   a combater a obesidade comprando
           urbana e nos debates políticos em seguida aos protestos de junho de 2013 contra o   roupas mais largas. Simplesmente
           aumento das tarifas de ônibus. Mas quais são as políticas que poderiam modificar   não resolve o problema.
           as tendências de estrangulamento da mobilidade urbana? Qual deveria ser o foco   Entretanto, a posse do veículo par-
           prioritário para os governos municipais, estaduais e federal? Existe solução à vista?  ticular e o uso dos carros para alguns
             As grandes cidades do mundo nos servem de exemplo dos efeitos nega-  tipos de viagens não são os grandes  FOTOS DIVULGAÇÃO
           tivos da promoção da mobilidade urbana pelo modal individual motorizado,   vilões da mobilidade urbana. A in-

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