Page 23 - Revista EAA - Edição 60
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dústria automobilística ainda é um os desafios da mobilidade urbana não poderia depender somente do setor dos
importante pilar da indústria moder- transportes urbanos.
na e grande criadora de empregos e As soluções para os desafios da mobilidade sustentável residem, na opinião
tecnologias,além de forte geradora de muitos especialistas, na integração das políticas públicas dos diferentes se-
de arrecadação de impostos. O maior tores (habitação, trabalho, mobilidade e meio ambiente) e na priorização dos
desafio das cidades será racionalizar o modais mais eficientes para cada contexto e realidade urbana. O programa
uso diário dos carros em alguns tipos internacional de Mobilidade Sustentável (Sustainable Urban Transport Pro-
de viagens rotineiras, em especial nos gram - SUTP) prega que o planejamento da mobilidade se reúna em três
deslocamentos casa-trabalho e casa- grupos de políticas. O primeiro contempla as políticas associadas à redução
-escola nos horários de pico. Nessas das viagens e das distâncias viajadas. O segundo, e mais complexo, na promo-
viagens, uma cidade dificilmente po- ção da mudança modal (políticas para incentivar a troca do veículo particu-
derá prover a infraestrutura necessária lar pelo transporte público e/ou não motorizado). Já o terceiro, e não menos
para o transporte individual. Restam, importante, no conjunto das medidas relacionadas com a eficiência do uso
somente, ações de racionalização ao da energia nos transportes (ações visando melhorar operação e eficiência dos
uso excessivo dos veículos particulares sistemas). Em inglês, os famosos pilares do (1) Avoid; (2) Shift; (3) Improve.
como solução para viabilizar um espa-
ço urbano mais equitativo, e cidades O planejamento urbano e a diminuição das viagens
com mais produtividade. Os desafios urbanos impostos nas últimas décadas se tornaram uma oportuni-
dade histórica para que, integrando políticas públicas setoriais, tradicionalmente
O exemplo que vem de fora pouco articuladas, e fomentando a inovação tecnológica, as cidades se tornem
As megacidades mundiais já constata- mais justas, humanas e com menor consumo de carbono.
ram esses desafios e vêm implantando O planejamento da mobilidade não pode se separar do planejamento urbano
políticas para racionalizar o uso dos integrado das cidades, e, em especial, do modelo de cidade que aquela sociedade
transportes individuais motorizados. deseja para si. Em última instância, uma importante decisão política de governos
A pesquisa “Climate Action in Me- e sociedade deve ser tomada em relação aos investimentos destinados ao trans-
gacities”, coordenada pela “Rede C40 porte público, bem como suas implicações na qualidade do ar e do uso eficiente
Cities”, mapeou processos relativos do espaço público.
à mobilidade e concluiu que as 40
maiores cidades do mundo estavam Algumas das ações realizadas pelas cidades
implantando cerca de 230 ações para da C40 em mobilidade urbana:
restringir o uso de transporte indivi-
v 1.534 ações em transporte em andamento, sendo 873 relacionadas ao transporte
dual e que outras 219, voltadas à re-
individual e 661 para o transporte de massa
dução da poluição e intensidade de
v 15% das viagens nas cidades com baixo PIB per capita são efetuadas em
emissões de carbono dos transportes, transporte individual motorizado, contra cerca de 40% nas cidades com PIB per
estão em curso. Verificou-se ainda capita alto
que quase todas as grandes cidades do v 49% das ações com transporte individual estão relacionadas à proteção e
promoção de pedestres e ciclistas
mundo vinham implantando faixas e
v Mais de 2/3 das ações para a melhoria de transportes públicos estavam focadas
corredores exclusivos e ônibus (BRT),
nos ônibus
sendo a maioria desses projetos no
v Promoção de ônibus elétricos é a grande aposta das maiores cidades do mundo
mundo desenvolvido. Além disso, em função do menor custo de operação no ciclo de vida total de 10 anos
mais de dois terços dessas ações se re- v 38 das cidades da C40 estão implantando corredores de ônibus BRT (sendo que a
lacionam à melhoria na operação de maioria, ou 57%, está sendo feita no mundo desenvolvido)
ônibus ou no uso de ônibus de tecno- v Pela primeira vez, vemos ideias fluindo do sul para o norte (BRT, iniciado em
Curitiba, no Brasil, e copiado pelo mundo todo hoje)
logia limpa, em especial os híbridos e
v 219 ações para reduzir emissões de poluentes
os elétricos. As constatações demons-
v 230 ações para restringir o uso do transporte particular
tram como esses temas entraram defi-
v A maior parte das cidades da C40 (84%) exerce controle sobre a maioria dos
nitivamente em pauta nessas localida- ativos relacionados ao transporte individual, como calçadas, viário urbano e
des, e que uma solução integrada para estacionamento nas ruas
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