Page 23 - Revista EAA - Edição 60
P. 23

dústria  automobilística  ainda  é  um   os desafios da mobilidade urbana não poderia depender somente do setor dos
           importante pilar da indústria moder-  transportes urbanos.
           na e grande criadora de empregos e   As soluções para os desafios da mobilidade sustentável residem, na opinião
           tecnologias,além de forte geradora   de muitos especialistas, na integração das políticas públicas dos diferentes se-
           de arrecadação de impostos. O maior   tores (habitação, trabalho, mobilidade e meio ambiente) e na priorização dos
           desafio das cidades será racionalizar o   modais mais eficientes para cada contexto e realidade urbana. O programa
           uso diário dos carros em alguns tipos   internacional de Mobilidade Sustentável (Sustainable Urban Transport Pro-
           de viagens rotineiras, em especial nos   gram - SUTP) prega que o planejamento da mobilidade se reúna em três
           deslocamentos casa-trabalho e casa-  grupos de políticas. O primeiro contempla as políticas associadas à redução
           -escola nos horários de pico. Nessas   das viagens e das distâncias viajadas. O segundo, e mais complexo, na promo-
           viagens, uma cidade dificilmente po-  ção da mudança modal (políticas para incentivar a troca do veículo particu-
           derá prover a infraestrutura necessária   lar pelo transporte público e/ou não motorizado). Já o terceiro, e não menos
           para o transporte individual. Restam,   importante, no conjunto das medidas relacionadas com a eficiência do uso
           somente, ações de racionalização ao   da energia nos transportes (ações visando melhorar operação e eficiência dos
           uso excessivo dos veículos particulares   sistemas). Em inglês, os famosos pilares do (1) Avoid; (2) Shift; (3) Improve.
           como solução para viabilizar um espa-
           ço urbano mais equitativo, e cidades   O planejamento urbano e a diminuição das viagens
           com mais produtividade.           Os desafios urbanos impostos nas últimas décadas se tornaram uma oportuni-
                                             dade histórica para que, integrando políticas públicas setoriais, tradicionalmente
           O exemplo que vem de fora         pouco articuladas, e fomentando a inovação tecnológica, as cidades se tornem
           As megacidades mundiais já constata-  mais justas, humanas e com menor consumo de carbono.
           ram esses desafios e vêm implantando   O planejamento da mobilidade não pode se separar do planejamento urbano
           políticas para racionalizar o uso dos   integrado das cidades, e, em especial, do modelo de cidade que aquela sociedade
           transportes individuais motorizados.   deseja para si. Em última instância, uma importante decisão política de governos
           A pesquisa “Climate Action in Me-  e sociedade deve ser tomada em relação aos investimentos destinados ao trans-
           gacities”, coordenada pela “Rede C40   porte público, bem como suas implicações na qualidade do ar e do uso eficiente
           Cities”, mapeou processos relativos   do espaço público.
           à  mobilidade  e  concluiu  que  as  40
           maiores  cidades  do  mundo  estavam   Algumas das ações realizadas pelas cidades
           implantando cerca de 230 ações para   da C40 em mobilidade urbana:
           restringir o uso de transporte indivi-
                                             v 1.534 ações em transporte em andamento, sendo 873 relacionadas ao transporte
           dual e que outras 219, voltadas à re-
                                               individual e 661 para o transporte de massa
           dução da poluição e intensidade de
                                             v 15% das viagens nas cidades com baixo PIB per capita são efetuadas em
           emissões de carbono dos transportes,   transporte individual motorizado, contra cerca de 40% nas cidades com PIB per
           estão em curso.  Verificou-se ainda   capita alto
           que quase todas as grandes cidades do   v 49% das ações com transporte individual estão relacionadas à proteção e
                                               promoção de pedestres e ciclistas
           mundo vinham implantando faixas e
                                             v Mais de 2/3 das ações para a melhoria de transportes públicos estavam focadas
           corredores exclusivos e ônibus (BRT),
                                               nos ônibus
           sendo a maioria desses projetos no
                                             v Promoção de ônibus elétricos é a grande aposta das maiores cidades do mundo
           mundo desenvolvido. Além disso,     em função do menor custo de operação no ciclo de vida total de 10 anos
           mais de dois terços dessas ações se re-  v 38 das cidades da C40 estão implantando corredores de ônibus BRT (sendo que a
           lacionam à melhoria na operação de   maioria, ou 57%, está sendo feita no mundo desenvolvido)
           ônibus ou no uso de ônibus de tecno-  v Pela primeira vez, vemos ideias fluindo do sul para o norte (BRT, iniciado em
                                               Curitiba, no Brasil, e copiado pelo mundo todo hoje)
           logia limpa, em especial os híbridos e
                                             v 219 ações para reduzir emissões de poluentes
           os elétricos. As constatações demons-
                                             v 230 ações para restringir o uso do transporte particular
           tram como esses temas entraram defi-
                                             v A maior parte das cidades da C40 (84%) exerce controle sobre a maioria dos
           nitivamente em pauta nessas localida-  ativos relacionados ao transporte individual, como calçadas, viário urbano e
           des, e que uma solução integrada para   estacionamento nas ruas
                                                                                                           23
   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28