Page 21 - Revista EAA - Edição 60
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setor de bens de capital. Esperamos a
           mesma postura do novo ministro.
             A participação das importações na
           economia brasileira tem que diminuir.
           No ano passado, os equipamentos im-
           portados representaram algo em torno
           de 10% das máquinas agrícolas e quase
           a metade das máquinas de construção.
           Esse número é preocupante porque
           afeta  não  só  a  produção  de  equipa-
           mentos, mas também toda a cadeia
           produtiva. Precisamos buscar medidas
           de incentivo ao investimento e ao de-
           senvolvimento da indústria local.

           SAE - O grupo possui marcas que
           ainda não estão no Brasil. Quais as   finitiva junto ao programa. E espera-  frequência, prevendo uma escassez de
           chances de uma dessas marcas, como   mos poder usar os recursos do Inovar-  fontes não renováveis, o que vai exigir
           Astra, Steyr, Heuliez Bus, entre outras,   -Auto nos investimentos futuros que   o desenvolvimento de motores tec-
           vir para o País?                  iremos realizar.                  nicamente mais eficientes. Isso tudo
           Fistarol - Algumas dessas marcas cita-                              deve ser conseguido sem comprometer
           das são regionais. Aquelas com maior   SAE - Como poderá ser (ou como não   o desempenho, permitindo imaginar a
           potencial já têm atuação forte neste   deveria ser) um Inovar-Auto para   presença de componentes de alta efici-
           mercado com  os seus portfólios de   veículos pesados, segmento em que   ência, como turbinas em série, sofisti-
           produtos há algumas décadas. Mas   vocês atuam com a Iveco?         cados sistemas de injeção de combus-
           sempre  estamos  atentos  aos  movi-  Fistarol - Para essa linha de caminhões,   tível, entre outros.
           mentos e oportunidades que surgem.   a questão passa pelo Inovar-Máquinas,   Por meio da FPT, nossa empresa
           Como temos essas opções de marcas   o programa a que me referi em respos-  de motores, temos a clara visão, as-
           no nosso portfólio mundial, se houver   ta anterior.                sim como o comprometimento, em
           oportunidades para elas poderemos                                   sermos líderes e referência nesse pro-
           acioná-las dentro da política de siner-  SAE - Segundo o MDIC, está em   cesso. Não só implementando novas
           gia da CNH Industrial.            discussão uma política de eficiência   tecnologias mais limpas, mas também
                                             energética (de médio e longo      assegurando o custo operacional des-
           SAE - Quais as principais influências   prazo) para veículos leves e pesados   sas soluções no campo, com nossos
           já sentidas em suas empresas (Iveco e   (caminhões e ônibus), após 2017.   clientes. Exemplos práticos que já es-
           FTP) com a chegada do Inovar-Auto?  Como isso é visto?              tamos aplicando são o uso de mate-
           Fistarol - O Inovar-Auto é uma me-  Fistarol - Como CNH Industrial, con-  riais de alta tecnologia, como ligas de
           dida adotada pelo governo federal,   sideramos uma estratégia extrema-  alta resistência, polímeros especiais e
           em vigor desde o início de 2013, para   mente positiva e totalmente alinhada   outros eficientes, de alto desempenho.
           estimular a implantação de fábricas de   com as expectativas e tendências mun-  Por fim, também atuamos na otimi-
           automóveis no Brasil, a produção de   diais. Quando se fala em política de   zação da interface e ligação entre mo-
           novos modelos e os investimentos em   eficiência energética, o Poder Público   tor e máquinas/veículos, no sentido
           eficiência enérgica e inovação tecno-  tem um papel fundamental no aspec-  de minimizar as perdas de energia e
           lógica dos veículos. A proposta inicial   to de facilitar o acesso e a democrati-  aproveitá-la para o suprimento de to-
           era levantar mais de R$ 50 bilhões em   zação às fontes alternativas de matriz   das as funções. Enfim, podemos afir-
           investimentos no setor até 2015.  energética (GNV, etanol, biodiesel,   mar que a CNH Industrial está total-
             Desde junho  do ano passado, a   híbridos etc.). Combustíveis alterna-  mente  preparada  e  avançando  nesta
           Iveco tem também a habilitação de-  tivos deverão ser usados com maior   nova realidade.          n

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