Page 20 - Revista EAA - Edição 60
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ENTREVISTA           VILMAR FISTAROL





           vez que a CNH Industrial fabrica de   de máquinas agrícolas e de construção;   secutivo de queda nessa classificação.
           equipamentos de pequeno porte a   veículos comerciais de carga e passagei-  Entre os motivos apontados para essa
           caminhões extrapesados, veículos   ros; e motores, com presença importan-  posição negativa estão a infraestrutura
           blindados e algumas das maiores   te em toda América Latina.        defasada do País, que avança a ritmos
           colheitadeiras do mercado (apenas    Na CNH Industrial lido com vo-  lentos; o complexo sistema regulatório
           como exemplo)?                    lumes menores se comparados com   brasileiro, que é uma caixa de surpresas
           Fistarol -  Temos uma equipe muito   os de uma indústria automobilística,   para um investidor estrangeiro; e os
           grande dedicada ao desenvolvimento   mas com uma operação muito com-  atrasos da nossa legislação trabalhista.
           da cadeia de fornecedores. Utilizamos   plexa em toda a cadeia de valor. Como
           toda a sinergia que conseguimos. Va-  exemplo, basta  citar  que para fazer   SAE - Como o senhor enxerga a
           lorizamos também o diálogo com nos-  uma única colheitadeira de grãos pre-  chegada de novos contendores
           sos fornecedores. Por isso, realizamos   cisamos trabalhar com até 15 mil itens   nos mercados em que a CNH
           vários encontros com eles, nos quais   diferentes na mesma máquina.  Industrial atua?
           abordamos temas como supply chain,                                  Fistarol - A entrada de novos con-
           produção, qualidade, entre outros. O   SAE - De todos os mercados em que a   tendores estimula a competitividade
           objetivo é compartilhar perspectivas e   CNH Industrial atua, qual apresenta o   entre as empresas em benefício dos
           pontos de vista, além de discutir temas   panorama mais desafiador?  consumidores. Isso movimenta, entre
           importantes como a inovação.      Fistarol - O mercado, de maneira geral,   outros fatores, a economia, o merca-
             Aqui, vale a máxima de pen-     é  muito  desafiador  e  cada  setor  tem   do e os portfólios das empresas. Em
           sar global, mas agir localmente.   obstáculos a serem superados. No Bra-  condições isonômicas, competição é
           Por  isso,  contamos sempre com o   sil, se para equipamentos agrícolas já   sempre saudável.
           know-how e o apoio do nosso time   somos um dos mercados mais impor-
           mundial de Compras.               tantes do mundo, para máquinas de   SAE - O senhor acredita na
                                             construção ainda estamos engatinhan-  necessidade ou viabilidade de se
           SAE - Como a sua experiência ajuda   do. Precisamos melhorar muito o perfil   implantar no Brasil um Inovar-
           nessa gestão?                     do nosso consumo. Do ponto de vista   Máquinas?
           Fistarol - Antes de assumir a presi-  produtivo, somos um país caro. Temos   Fistarol - Sim, com toda a certeza. O
           dência da CNH Industrial para a   que superar as nossas deficiências e ser   Inovar-Máquinas vai incentivar a pro-
           América Latina, fui o responsável   mais competitivos. Precisamos nos in-  dução de máquinas no Brasil e estimu-
           mundial pela área de Compras da   tegrar mais com outros mercados.  lar a utilização de autopeças e equipa-
           Fiat Chrysler. Agora, toda essa mi-  Um dado interessante, que de-  mentos nacionais na fabricação. É o
           nha experiência está sendo aplicada   monstra a nossa falta de integração   que precisamos para ampliar a compe-
           na gestão da CNH Industrial, quase   mundial e de competitividade interna-  titividade do setor de máquinas agrí-
           que de modo automático, mas com   cional, é o que foi apresentado no novo   colas e de construção. O programa foi
           discussões construtivas com todas as   índice de competitividade global do   apresentado pela Anfavea, em outubro
           nossas equipes locais e globais, in-  Instituto Internacional de Desenvol-  do ano passado, ao governo, por meio
           cluindo os fornecedores.          vimento de Gestão (IMD), uma das   dos ministérios do Desenvolvimento,
                                             principais escolas de administração do   Indústria e Comércio Exterior e da Fa-
           SAE - Qual a principal ou as principais   mundo, com sede na Suíça. O estudo   zenda. Segundo informações da Abi-
           diferenças de trabalhar no mercado   apontou que o Brasil ocupa somente   maq (Associação Brasileira da Indús-
           automobilístico e atuar no segmento   a 54ª posição numa classificação de   tria de Máquinas e Equipamentos), no
           de bens de capital?               60 países analisados, ficando atrás de   ano passado o ex-ministro do MDIC,
           Fistarol - No meu caso, como ambas as   nações com economias menores que   Fernando Pimentel, havia ressaltado
           companhias são multinacionais perten-  a nossa, como Colômbia, Jordânia e   a importância estratégica do setor de
           centes ao mesmo grupo, as responsabili-  África do Sul.             máquinas e equipamentos para o País
           dades são similares, embora a diferença   Nesse estudo, constatou-se que o   e reconheceu que era preciso criar um
           dos negócios seja visível. Além disso,   Brasil perdeu 16 posições entre 2010   programa parecido com o Inovar-Au-
           mudei de papel e lidero uma companhia   e 2014, sendo este o quarto ano con-  to, da indústria automobilística, para o

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