Page 32 - Revista EAA - Edição 60
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TECNOLOGIA





            BMW i8 inicia a era dos faróis a laser




            FABRICANTE ALEMÃ REVELA A NOVA DIMENSÃO DA ILUMINAÇÃO
            AUTOMOBILÍSTICA AO LANÇAR O PRIMEIRO MODELO DE SÉRIE COM A
            TECNOLOGIA DE LUZ AMPLIFICADA. OUTRAS EVOLUÇÕES DA MARCA PARA
            BENEFICIAR A CONDUÇÃO NOTURNA SÃO O DIODO ORGÂNICO OLED E O
            ASSISTENTE CONTRA ATROPELAMENTOS DE ANIMAIS          FABIO OMETTO


























           O admirável mundo novo dos automóveis está cada vez mais real. E mais claro,   faróis a laser também oferece maior li-
           também, com a chegada do cupê esportivo híbrido BMW i8, de 362 cv de potên-  berdade aos desenhistas para configu-
           cia combinada, que traz como destaque entre as suas diversas inovações tecnoló-  rar a estética do carro; e a forma plana
           gicas o inédito sistema de iluminação dianteira de raios laser (sigla em inglês para   que os faróis podem assumir permite
           Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, ou Amplificação da Luz   melhorar a aerodinâmica dos veícu-
           por Emissão Estimulada de Radiação).                                los. Considerando todos esses dados,
             De acordo com a BMW, graças ao seu insuperável alcance, a luz a laser esta-  afirma a fabricante, a nova tecnologia
           belecerá um nível de referência completamente novo em relação à segurança, à   contribui para a maior eficiência total
           eficiência e ao desenho dos veículos. No caso dos faróis a laser, o facho de luz se   do carro e para a redução das emissões
           concentra e atinge dez vezes a intensidade luminosa de fontes de luz convencio-  de CO 2.
           nais como as lâmpadas halógenas, de xenônio ou de diodos luminosos (LED);   Conforme a divulgação da BMW,
           com isso, seu alcance chega a 600 metros, o que representa o dobro da distância   os faróis de laser convertem os raios
           coberta pelos faróis de LED, por exemplo. Outro aspecto positivo está na grande   coerentes e azuis monocromáticos em
           eficiência, já que os faróis a laser consomem cerca de 30% menos energia.   uma inócua luz branca. Para conseguir
             A superfície de saída de luz de um diodo de raios laser é um centésimo da   esta conversão, os raios provenientes de
           de um diodo luminoso convencional, que mede 1 mm². Dessa forma, o refletor   três diodos de laser de alto rendimento
           necessário para a luz a laser também pode ser muito reduzido, o que permite a   são projetados sobre uma superfície de
           diminuição, também, do espaço necessário para a montagem no carro e do peso   fósforo luminescente por meio de um
           do componente. No caso específico do BMW i8, o refletor tem menos de 30 mm   sistema ótico especial, dentro da mes-
           de diâmetro; comparativamente, a luz de xenônio exige um refletor com aproxi-  ma fonte de luz de raios laser. O mate-
           madamente 70 mm de diâmetro, e, no caso da luz halógena, 120 mm. Estes diâ-  rial luminescente converte os raios em
           metros são necessários para que a respectiva fonte luminosa tenha o grau de efici-  uma luz branca extremamente inten- FOTOS DIVULGAÇÃO
           ência e o alcance apropriados para o automóvel. A dimensão mais compacta dos   sa. Após a conversão dos raios laser, a

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