Page 32 - Revista EAA - Edição 60
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TECNOLOGIA
BMW i8 inicia a era dos faróis a laser
FABRICANTE ALEMÃ REVELA A NOVA DIMENSÃO DA ILUMINAÇÃO
AUTOMOBILÍSTICA AO LANÇAR O PRIMEIRO MODELO DE SÉRIE COM A
TECNOLOGIA DE LUZ AMPLIFICADA. OUTRAS EVOLUÇÕES DA MARCA PARA
BENEFICIAR A CONDUÇÃO NOTURNA SÃO O DIODO ORGÂNICO OLED E O
ASSISTENTE CONTRA ATROPELAMENTOS DE ANIMAIS FABIO OMETTO
O admirável mundo novo dos automóveis está cada vez mais real. E mais claro, faróis a laser também oferece maior li-
também, com a chegada do cupê esportivo híbrido BMW i8, de 362 cv de potên- berdade aos desenhistas para configu-
cia combinada, que traz como destaque entre as suas diversas inovações tecnoló- rar a estética do carro; e a forma plana
gicas o inédito sistema de iluminação dianteira de raios laser (sigla em inglês para que os faróis podem assumir permite
Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, ou Amplificação da Luz melhorar a aerodinâmica dos veícu-
por Emissão Estimulada de Radiação). los. Considerando todos esses dados,
De acordo com a BMW, graças ao seu insuperável alcance, a luz a laser esta- afirma a fabricante, a nova tecnologia
belecerá um nível de referência completamente novo em relação à segurança, à contribui para a maior eficiência total
eficiência e ao desenho dos veículos. No caso dos faróis a laser, o facho de luz se do carro e para a redução das emissões
concentra e atinge dez vezes a intensidade luminosa de fontes de luz convencio- de CO 2.
nais como as lâmpadas halógenas, de xenônio ou de diodos luminosos (LED); Conforme a divulgação da BMW,
com isso, seu alcance chega a 600 metros, o que representa o dobro da distância os faróis de laser convertem os raios
coberta pelos faróis de LED, por exemplo. Outro aspecto positivo está na grande coerentes e azuis monocromáticos em
eficiência, já que os faróis a laser consomem cerca de 30% menos energia. uma inócua luz branca. Para conseguir
A superfície de saída de luz de um diodo de raios laser é um centésimo da esta conversão, os raios provenientes de
de um diodo luminoso convencional, que mede 1 mm². Dessa forma, o refletor três diodos de laser de alto rendimento
necessário para a luz a laser também pode ser muito reduzido, o que permite a são projetados sobre uma superfície de
diminuição, também, do espaço necessário para a montagem no carro e do peso fósforo luminescente por meio de um
do componente. No caso específico do BMW i8, o refletor tem menos de 30 mm sistema ótico especial, dentro da mes-
de diâmetro; comparativamente, a luz de xenônio exige um refletor com aproxi- ma fonte de luz de raios laser. O mate-
madamente 70 mm de diâmetro, e, no caso da luz halógena, 120 mm. Estes diâ- rial luminescente converte os raios em
metros são necessários para que a respectiva fonte luminosa tenha o grau de efici- uma luz branca extremamente inten- FOTOS DIVULGAÇÃO
ência e o alcance apropriados para o automóvel. A dimensão mais compacta dos sa. Após a conversão dos raios laser, a
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