Page 30 - Revista EAA - Edição 60
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TECNOLOGIA
Gráfico comparativo de
Consumo Comparativo de Potência a 90ºC
potência consumida da
Economia bomba de óleo referência
Bomba Convencional e bomba de óleo variável
Bomba MAHLE com controle de um nível
Conclusão
O desenvolvimento da bomba de
óleo pendular variável de um nível se
mostrou possível com comprovados
ganhos de consumo de combustível.
Apesar das dificuldades de adaptação
dessa solução em sistemas acionados
no virabrequim, as melhorias foram
Avaliação implementadas com sucesso.
Considerando uma peça original com sistema de válvula de sobrepressão, e o As comprovações de redução de
novo projeto com controle variável de um nível, foram obtidos os seguintes consumo de combustível próximas a
resultados. 1,7% dependem de desenvolvimento
No gráfico de consumo de torque, a bomba variável apresentou melhores re- de protocolos específicos de trabalho e
sultados a partir de 2.000 rpm com valores de redução de consumo de torque, na equipamentos visando garantir confia-
melhor condição, próxima a 48% e, na média, em 38%. bilidade dos números e representativi-
Também foram realizadas avaliações do motor em dinamômetro focando os dade da medição. Sem a metodologia
resultados de consumo de combustível nos dois sistemas. Os ganhos atingiram corretamente desenvolvida, não é pos-
valores de pico de 2,5% na redução do consumo, confirmando os dados obtidos sível ser conclusivo sobre eficácia das
de menor torque consumido. novas tecnologias. n
*Fábio Moreira, Marcelo A. Garcia e Fernando J.
Yoshino são do Centro Tecnológico MAHLE Metal
Redução de BSFC (%) com a bomba de óleo variável MAHLE Leve S.A.
Referências
(1) International Energy Agency, Technology
Roadmap – Fuel Economy of Road Vehicles,
2012.
Torque [Nm]
Gráfico comparativo
entre bomba de óleo
convencional versus bomba
de óleo pendular variável
com 1 nível de controle
em teste de motor no
dinamômetro com medição
Rotação [rpm] de consumo
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