Page 30 - Revista EAA - Edição 60
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TECNOLOGIA





                                                                               Gráfico comparativo de
                         Consumo Comparativo de Potência a 90ºC
                                                                               potência consumida da
                      Economia                                                 bomba de óleo referência
                      Bomba Convencional                                       e bomba de óleo variável
                      Bomba MAHLE                                              com controle de um nível







                                                                               Conclusão
                                                                               O desenvolvimento da bomba de
                                                                               óleo pendular variável de um nível se
                                                                               mostrou possível com comprovados
                                                                               ganhos de consumo de combustível.
                                                                               Apesar das dificuldades de adaptação
                                                                               dessa solução em sistemas acionados
                                                                               no  virabrequim,  as  melhorias  foram
           Avaliação                                                           implementadas com sucesso.
           Considerando uma peça original com sistema de válvula de sobrepressão, e o   As comprovações de redução de
           novo projeto com controle variável de um nível, foram obtidos os seguintes   consumo de combustível próximas a
           resultados.                                                         1,7% dependem de desenvolvimento
             No gráfico de consumo de torque, a bomba variável apresentou melhores re-  de protocolos específicos de trabalho e
           sultados a partir de 2.000 rpm com valores de redução de consumo de torque, na   equipamentos visando garantir confia-
           melhor condição, próxima a 48% e, na média, em 38%.                 bilidade dos números e representativi-
             Também foram realizadas avaliações do motor em dinamômetro focando os   dade da medição. Sem a metodologia
           resultados de consumo de combustível nos dois sistemas. Os ganhos atingiram   corretamente desenvolvida, não é pos-
           valores de pico de 2,5% na redução do consumo, confirmando os dados obtidos   sível ser conclusivo sobre eficácia das
           de menor torque consumido.                                          novas tecnologias.            n
                                                                               *Fábio Moreira, Marcelo A. Garcia e Fernando J.
                                                                               Yoshino são do Centro Tecnológico MAHLE Metal
                     Redução de BSFC (%) com a bomba de óleo variável MAHLE    Leve S.A.
                                                                               Referências
                                                                               (1) International Energy Agency, Technology
                                                                                Roadmap – Fuel Economy of Road Vehicles,
                                                                                2012.


            Torque [Nm]



                                                                               Gráfico comparativo
                                                                               entre bomba de óleo
                                                                               convencional versus bomba
                                                                               de óleo pendular variável
                                                                               com 1 nível de controle
                                                                               em teste de motor no
                                                                               dinamômetro com medição
                                       Rotação [rpm]                           de consumo

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