Page 29 - Revista EAA - Edição 60
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Sistema de controle Máxima Excentricidade Mínima Excentricidade
de pressão com
controle variável por lado de pressão lado de pressão
excentricidade aumento da
velocidade do motor
lado de sucção lado de sucção
do sistema de lubrificação tenham sua a condição crítica de lubrificação do sistema. Entretanto, a condição de pressão
vida reduzida e ocasionem modifica- excessiva de óleo é limitada por um sistema de variação de excentricidade dos
ções nos componentes de interface da rotores. Em baixas rotações a bomba está na condição de maior excentricidade
bomba de óleo. entre o rotor da bomba e o eixo de acionamento, e a pressão é gerada propor-
cionalmente à rotação. Esta condição existe até o ponto de dimensionamento do
Funcionamento controle variável. Neste ponto, definido pela calibração de uma mola, o sistema
As bombas de óleo tradicionais são di- de bombeamento se desloca para uma nova posição reduzindo gradualmente a
mensionadas para evitar falta de óleo excentricidade existente entre rotor e o eixo de acionamento.
para a lubrificação dos componentes Deste modo, ao invés de termos desperdício de energia com o retorno do
do motor, principalmente na condição óleo já bombeado, temos a diminuição de excentricidade que requer menor con-
de alta temperatura e baixa rotação. sumo proporcional de energia sem prejudicar o ponto de mínima pressurização
Entretanto, o desempenho da bomba do sistema.
é atrelado de maneira linear à rotação
do motor. Ou seja, quanto maior a Implementando protótipos
rotação do motor, maior a pressão de Para comprovar os ganhos obtidos na teoria, foi desenvolvido um projeto que não
bombeamento do óleo. Desta forma, considera modificações nos componentes de interface (como virabrequim e bloco
para atender a especificação de pressão do motor), apenas um nível de controle (visando melhor custo e benefício para o
mínima, e para garantir que as veda- cliente) e especificações de pressão mínima no sistema de lubrificação.
ções não apresentem vazamentos em
função da alta pressão, após a bomba
é incluída uma válvula de alívio de so-
brepressão no sistema de lubrificação.
Porém, esse sistema causa desper-
dício adicional de gasto de energia.
Isto ocorre porque a partir de deter-
minada rotação do motor (relacionada
à pressão de calibração de pressão da
bomba), a válvula de alívio de sobre-
pressão é acionada e parte do fluxo de
óleo é direcionada de volta ao reserva-
tório de óleo do motor sem aproveita-
mento algum.
Protótipo de bomba
No caso da bomba de óleo pendu-
de óleo variável com
lar com controle variável, o dimensio-
controle de um nível
namento também é feito considerando
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