Page 29 - Revista EAA - Edição 60
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Sistema de controle   Máxima Excentricidade             Mínima Excentricidade
                            de pressão com
                       controle variável por    lado de pressão                    lado de pressão
                             excentricidade                           aumento da
                                                                   velocidade do motor








                                                                 lado de sucção                    lado de sucção




           do sistema de lubrificação tenham sua   a condição crítica de lubrificação do sistema. Entretanto, a condição de pressão
           vida reduzida e ocasionem modifica-  excessiva de óleo é limitada por um sistema de variação de excentricidade dos
           ções nos componentes de interface da   rotores. Em baixas rotações a bomba está na condição de maior excentricidade
           bomba de óleo.                    entre o rotor da bomba e o eixo  de acionamento, e a pressão é gerada propor-
                                             cionalmente à rotação. Esta condição existe até o ponto de dimensionamento do
           Funcionamento                     controle variável. Neste ponto, definido pela calibração de uma mola, o sistema
           As bombas de óleo tradicionais são di-  de bombeamento se desloca para uma nova posição reduzindo gradualmente a
           mensionadas para evitar falta de óleo   excentricidade existente entre rotor e o eixo de acionamento.
           para a lubrificação dos componentes   Deste modo, ao invés de termos desperdício de energia com o retorno do
           do motor, principalmente na condição   óleo já bombeado, temos a diminuição de excentricidade que requer menor con-
           de alta temperatura e baixa rotação.   sumo proporcional de energia sem prejudicar o ponto de mínima pressurização
           Entretanto, o desempenho da bomba   do sistema.
           é atrelado de maneira linear à rotação
           do motor. Ou seja, quanto maior a   Implementando protótipos
           rotação do motor, maior a pressão de   Para comprovar os ganhos obtidos na teoria, foi desenvolvido um projeto que não
           bombeamento do óleo. Desta forma,   considera modificações nos componentes de interface (como virabrequim e bloco
           para atender a especificação de pressão   do motor), apenas um nível de controle (visando melhor custo e benefício para o
           mínima, e para garantir que as veda-  cliente) e especificações de pressão mínima no sistema de lubrificação.
           ções não apresentem vazamentos em
           função da alta pressão, após a bomba
           é incluída uma válvula de alívio de so-
           brepressão no sistema de lubrificação.
             Porém, esse sistema causa desper-
           dício adicional de gasto de energia.
           Isto ocorre porque a partir de deter-
           minada rotação do motor (relacionada
           à pressão de calibração de pressão da
           bomba), a válvula de alívio de sobre-
           pressão é acionada e parte do fluxo de
           óleo é direcionada de volta ao reserva-
           tório de óleo do motor sem aproveita-
           mento algum.
                                              Protótipo de bomba
             No caso da bomba de óleo pendu-
                                              de óleo variável com
           lar com controle variável, o dimensio-
                                              controle de um nível
           namento também é feito considerando
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