Page 36 - Revista EAA - Edição 60
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TECNOLOGIA
Híbridos inteligentes Intelligent Hybrid descarrega propor-
Com base nessas informações, o
cionalmente a bateria antes de uma
reta em descida, por exemplo, por
NOVOS SISTEMAS AUTÔNOMOS DE GERENCIAMENTO DE meio do aumento do uso da tração
ENERGIA ANALISAM O TRAJETO A PERCORRER PARA ELEVAR elétrica total ou da impulsão adiciona-
AINDA MAIS A EFICIÊNCIA DOS VEÍCULOS QUE COMBINAM da pela eletricidade ao motor a com-
TRAÇÕES ELÉTRICA E A COMBUSTÃO FABIO OMETTO bustão, abrindo espaço suficiente para
a energia regenerada durante esta fase.
Em busca da maior autonomia possível para os modelos híbridos que chegarão Ao mesmo tempo, graças ao impulso
ao mercado daqui por diante, as fabricantes disputam uma corrida tecnológica dado pelo motor elétrico, o veículo usa
contra o consumo de energia, seja ela proveniente do tanque de combustível ou menos combustível, estendendo sua
das baterias de íons de lítio. autonomia e reduzindo as emissões.
A Mercedes-Benz desenvolveu um sistema de gerenciamento, chamado In- Conforme a própria fabricante, o efei-
teligent Hybrid, que analisa a topografia do trajeto adiante do veículo e considera to do Intelligent Hybrid é mais notado
suas características para aumentar a eficiência energética do trem-de-força. Se- em trechos irregulares do que nos pla-
gundo a fabricante alemã, muitos veículos híbridos desperdiçam energia quando nos, ou seja, quanto mais montanhas,
trafegam por trechos em descida; isto porque, frequentemente, suas baterias de maior a economia de combustível.
alta tensão estão completamente carregadas no momento errado, impedindo que A Ford, por sua vez, revelou um re-
acumulem adicionalmente a energia de livre recuperação associada aos declives. curso com a mesma finalidade na apre-
A estratégia de operação do Intelligent Hybrid, o qual já equipa os Classe S e sentação do protótipo Evos Concept
C, assegura que a bateria esteja sempre disponível para aproveitar todas as oportu- no Salão de Frankfurt de 2011, o qual
nidades de regeneração cinética possibilitadas pelo trajeto e pelo terreno. Para isso, deve equipar, em breve, seus modelos
o sistema usa os dados de navegação do programa Comand Online para calcular híbridos de série como o C-MAX
a potencial recuperação do caminho, desde um metro até sete quilômetros ime- Energi e o Fusion Hybrid. De acordo
diatamente à frente do carro. Os dados como o perfil da rota e os limites de velo- com a fabricante, o carro usa a conexão
cidade são processados pelo controlador central do trem-de-força (CPC), o qual em nuvem para entender o comporta-
então inicia as mensurações antecipadas. Simultaneamente, outros algoritmos de mento do motorista e as características
controle adaptativo analisam o peso momentâneo do veículo e o modo de condu- do trajeto. Em seguida, as tecnologias
ção (incluindo o comportamento da velocidade e das frenagens), entre outros pa- adaptativas do veículo ajustam o trem-
râmetros, a fim de calcular a previsão do potencial de reaproveitamento de energia. -de-força híbrido e o chassi para se
adequarem ao percurso, o que inclui o
Mercedes-Benz híbrido inteligente Processo de recuperação de energia gerenciamento autônomo da energia.
Outra novidade da fabricante
nesta área, desenvolvida por dois de
seus engenheiros e ainda não pa-
Bateria de alta tensão Bateria de alta tensão
em processo de está sendo carregada tenteada, é o EV+, que permite aos
descarga - o motor por recuperação veículos “aprender” os destinos mais
elétrico auxilia o de energia
motor a combustão frequentes do motorista. Por meio do
GPS e do sistema de navegação Ford
Comando on-line fornece informações Sync, o software do EV+ ajusta a
prospectivas (por exemplo, topografia, maneira como a energia das baterias
limites de velocidade)
de alta tensão será utilizada para mo-
ver o veículo. Por exemplo, se o EV+
identifica que o carro está próximo
a um dos frequentes destinos, ele é
capaz de manter o veículo no modo FOTOS DIVULGAÇÃO
Condicionamento da bateria de alta tensão Momento máximo de recuperação totalmente elétrico. n
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