Page 36 - Revista EAA - Edição 60
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TECNOLOGIA




           Híbridos inteligentes                                               Intelligent Hybrid descarrega propor-
                                                                                  Com base nessas informações, o

                                                                               cionalmente a bateria antes de uma
                                                                               reta em descida, por exemplo, por
           NOVOS SISTEMAS AUTÔNOMOS DE GERENCIAMENTO DE                        meio do aumento do uso da tração
           ENERGIA ANALISAM O TRAJETO A PERCORRER PARA ELEVAR                  elétrica total ou da impulsão adiciona-
           AINDA MAIS A EFICIÊNCIA DOS VEÍCULOS QUE COMBINAM                   da pela eletricidade ao motor a com-
           TRAÇÕES ELÉTRICA E A COMBUSTÃO      FABIO OMETTO                    bustão, abrindo espaço suficiente para
                                                                               a energia regenerada durante esta fase.
           Em busca da maior autonomia possível para os modelos híbridos que chegarão   Ao mesmo tempo, graças ao impulso
           ao mercado daqui por diante, as fabricantes disputam uma corrida tecnológica   dado pelo motor elétrico, o veículo usa
           contra o consumo de energia, seja ela proveniente do tanque de combustível ou   menos combustível, estendendo sua
           das baterias de íons de lítio.                                      autonomia e reduzindo as emissões.
             A Mercedes-Benz desenvolveu um sistema de gerenciamento, chamado In-  Conforme a própria fabricante, o efei-
           teligent Hybrid, que analisa a topografia do trajeto adiante do veículo e considera   to do Intelligent Hybrid é mais notado
           suas características para aumentar a eficiência energética do trem-de-força. Se-  em trechos irregulares do que nos pla-
           gundo a fabricante alemã, muitos veículos híbridos desperdiçam energia quando   nos, ou seja, quanto mais montanhas,
           trafegam por trechos em descida; isto porque, frequentemente, suas baterias de   maior a economia de combustível.
           alta tensão estão completamente carregadas no momento errado, impedindo que   A Ford, por sua vez, revelou um re-
           acumulem adicionalmente a energia de livre recuperação associada aos declives.  curso com a mesma finalidade na apre-
             A estratégia de operação do Intelligent Hybrid, o qual já equipa os Classe S e   sentação do protótipo Evos Concept
           C, assegura que a bateria esteja sempre disponível para aproveitar todas as oportu-  no Salão de Frankfurt de 2011, o qual
           nidades de regeneração cinética possibilitadas pelo trajeto e pelo terreno. Para isso,   deve equipar, em breve, seus modelos
           o sistema usa os dados de navegação do programa Comand Online para calcular   híbridos de  série  como o  C-MAX
           a potencial recuperação do caminho, desde um metro até sete quilômetros ime-  Energi e o Fusion Hybrid. De acordo
           diatamente à frente do carro. Os dados como o perfil da rota e os limites de velo-  com a fabricante, o carro usa a conexão
           cidade são processados pelo controlador central do trem-de-força (CPC), o qual   em nuvem para entender o comporta-
           então inicia as mensurações antecipadas. Simultaneamente, outros algoritmos de   mento do motorista e as características
           controle adaptativo analisam o peso momentâneo do veículo e o modo de condu-  do trajeto. Em seguida, as tecnologias
           ção (incluindo o comportamento da velocidade e das frenagens), entre outros pa-  adaptativas do veículo ajustam o trem-
           râmetros, a fim de calcular a previsão do potencial de reaproveitamento de energia.  -de-força  híbrido  e  o  chassi  para  se
                                                                               adequarem ao percurso, o que inclui o
           Mercedes-Benz híbrido inteligente     Processo de recuperação de energia  gerenciamento autônomo da energia.
                                                                                  Outra novidade da fabricante
                                                                               nesta área, desenvolvida por dois de
                                                                               seus engenheiros e ainda não pa-
                          Bateria de alta tensão   Bateria de alta tensão
                          em processo de          está sendo carregada         tenteada, é o EV+, que permite aos
                          descarga - o motor      por recuperação              veículos “aprender” os destinos mais
                          elétrico auxilia o      de energia
                          motor a combustão                                    frequentes do motorista. Por meio do
                                                                               GPS e do sistema de navegação Ford
            Comando on-line fornece informações                                Sync,  o  software  do  EV+  ajusta  a
            prospectivas (por exemplo, topografia,                             maneira como a energia das baterias
            limites de velocidade)
                                                                               de alta tensão será utilizada para mo-
                                                                               ver o veículo. Por exemplo, se o EV+
                                                                               identifica que o carro está próximo
                                                                               a um dos frequentes destinos, ele é
                                                                               capaz de manter o veículo no modo  FOTOS DIVULGAÇÃO
                Condicionamento da bateria de alta tensão  Momento máximo de recuperação  totalmente elétrico.   n

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