Page 28 - Revista EAA - Edição 60
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TECNOLOGIA
Bomba de óleo variável
para redução do consumo
de combustível
PROJETO DE BOMBA DE ÓLEO PENDULAR DE CONTROLE
VARIÁVEL BUSCA A REDUÇÃO DE CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
E EVITA QUE COMPONENTES DEPENDENTES DO SISTEMA DE
LUBRIFICAÇÃO TENHAM SUA VIDA REDUZIDA. FÁBIO MOREIRA,
MARCELO A. GARCIA E FERNANDO J. YOSHINO*
Devido à nova regulamentação do governo brasileiro conhecida como Programa Além disso, outras tecnologias que
Inovar-Auto, novas tecnologias estão sendo desenvolvidas pelos fabricantes de visam a redução de consumo e a me-
automóveis e fornecedores em busca de redução de consumo de combustível. lhoria do desempenho dos motores
Em geral, entre 67% e 72% das perdas de energia em veículo são relacionadas à também exigiram especial atenção no
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ineficiência do motor . Portanto, a implementação de estudos para a melhoria desenvolvimento do projeto. Um bom
da eficiência do motor e seus componentes são estratégicos para atendimento dos exemplo é o do conceito de eixo de co-
objetivos desta regulamentação. mando variável, que é afetado direta-
Entre as tecnologias consideradas de grande potencial para redução destas mente pelo desempenho da bomba de
perdas no motor está o conceito da bomba de óleo variável com sistema pendular. óleo. Se a correta pressurização do óleo
Isto ocorre porque nesta nova concepção de produto existe menor torque consu- não ocorre, ou se alterações de rotação
mido do motor, permitindo a redução do consumo de combustível. Sendo assim, do motor não são acompanhadas em
foi desenvolvido um projeto para utilização desta tecnologia nos motores flexíveis tempo real pela bomba de óleo, o sis-
do mercado brasileiro visando confirmar o potencial real de ganhos da tecnologia, tema de eixo comando variável não re-
além de mapear as dificuldades de desenvolvimento do conceito. cebe a lubrificação adequada causando
Entre as dificuldades encontradas, danos ao funcionamento do sistema e,
a principal está relacionada ao concei- em casos extremos, a perda do motor.
to de interface da bomba de óleo na Portanto, quando analisada a atu-
Sistema de controle de pressão com
Europa, onde a tecnologia foi criada, alização do projeto da bomba de óleo
válvula de alívio de sobrepressão
e as aplicações típicas no Brasil. Na para a condição de controle variável, é
Europa, as bombas de óleo são geral- necessária uma visão sistêmica do pro-
mente acionadas remotamente a partir blema. Ou seja, analisando apenas as
do eixo comando. Deste modo, as so- condições do componente de forma
luções são compactas devido ao menor isolada, sem considerar toda a dinâmi-
diâmetro do eixo de acionamento. No ca do motor, teremos apenas soluções
Brasil, a maior parte dos motores têm parciais para o projeto.
esse acionamento feito diretamente No caso específico desse projeto, a
pelo virabrequim. Nessa condição os bomba de óleo pendular de controle
diâmetros de acionamento são maio- variável foi desenvolvida visando os
res, resultando em componentes com motores flexíveis, buscando a redução
maiores diâmetros e inércias que de- de consumo de combustível e a robus- ILUSTRAÇÕES DIVULGAÇÃO
vem ser consideradas quando se busca tez de desempenho. Desta forma, se
a redução de consumo. evita que componentes dependentes
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