Page 28 - Revista EAA - Edição 60
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TECNOLOGIA




           Bomba de óleo variável


           para redução do consumo



           de combustível





           PROJETO DE BOMBA DE ÓLEO PENDULAR DE CONTROLE
           VARIÁVEL BUSCA A REDUÇÃO DE CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
           E EVITA QUE COMPONENTES DEPENDENTES DO SISTEMA DE
           LUBRIFICAÇÃO TENHAM SUA VIDA REDUZIDA.       FÁBIO MOREIRA,
           MARCELO A. GARCIA E FERNANDO J. YOSHINO*



           Devido à nova regulamentação do governo brasileiro conhecida como Programa   Além disso, outras tecnologias que
           Inovar-Auto, novas tecnologias estão sendo desenvolvidas pelos fabricantes de   visam a redução de consumo e a me-
           automóveis e fornecedores em busca de redução de consumo de combustível.   lhoria  do  desempenho  dos  motores
           Em geral, entre 67% e 72% das perdas de energia em veículo são relacionadas à   também exigiram especial atenção no
                             (1)
           ineficiência do motor  . Portanto, a implementação de estudos para a melhoria   desenvolvimento do projeto. Um bom
           da eficiência do motor e seus componentes são estratégicos para atendimento dos   exemplo é o do conceito de eixo de co-
           objetivos desta regulamentação.                                     mando variável, que é afetado direta-
             Entre as tecnologias consideradas de grande potencial para redução destas   mente pelo desempenho da bomba de
           perdas no motor está o conceito da bomba de óleo variável com sistema pendular.   óleo. Se a correta pressurização do óleo
           Isto ocorre porque nesta nova concepção de produto existe menor torque consu-  não ocorre, ou se alterações de rotação
           mido do motor, permitindo a redução do consumo de combustível. Sendo assim,   do motor não são acompanhadas em
           foi desenvolvido um projeto para utilização desta tecnologia nos motores flexíveis   tempo real pela bomba de óleo, o sis-
           do mercado brasileiro visando confirmar o potencial real de ganhos da tecnologia,   tema de eixo comando variável não re-
           além de mapear as dificuldades de desenvolvimento do conceito.      cebe a lubrificação adequada causando
             Entre as dificuldades encontradas,                                danos ao funcionamento do sistema e,
           a principal está relacionada ao concei-                             em casos extremos, a perda do motor.
           to de interface da bomba de óleo na                                    Portanto, quando analisada a atu-
                                             Sistema de controle de pressão com
           Europa, onde a tecnologia foi criada,                               alização do projeto da bomba de óleo
                                             válvula de alívio de sobrepressão
           e as aplicações típicas no Brasil. Na                               para a condição de controle variável, é
           Europa, as bombas de óleo são geral-                                necessária uma visão sistêmica do pro-
           mente acionadas remotamente a partir                                blema. Ou seja, analisando apenas as
           do eixo comando. Deste modo, as so-                                 condições do componente de forma
           luções são compactas devido ao menor                                isolada, sem considerar toda a dinâmi-
           diâmetro do eixo de acionamento. No                                 ca do motor, teremos apenas soluções
           Brasil, a maior parte dos motores têm                               parciais para o projeto.
           esse acionamento feito diretamente                                     No caso específico desse projeto, a
           pelo virabrequim. Nessa condição os                                 bomba de óleo pendular de controle
           diâmetros de acionamento são maio-                                  variável foi desenvolvida visando os
           res, resultando em componentes com                                  motores flexíveis, buscando a redução
           maiores diâmetros e inércias que de-                                de consumo de combustível e a robus- ILUSTRAÇÕES DIVULGAÇÃO
           vem ser consideradas quando se busca                                tez  de  desempenho. Desta  forma,  se
           a redução de consumo.                                               evita que  componentes dependentes

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